quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Balanço do Brasileirão - Parte 4


               Metade do campeonato já se foi e uma coisa é certa, com isso metade das chances dos times brigarem por algo já se foi. Os otimistas pensam que “ainda falta um turno”, mas a realidade é que para alguns times isso é insuficiente para motivar. Times que em um turno inteiro não mostraram absolutamente futebol algum e deixaram muito a desejar. O América MG é um nome certo em todas as listas de candidatos a rebaixamento. Outro time que vem caindo de produção é o Bahia, que com alguma seqüência de derrotas e empates (apesar de um jogo a menos) está espreitando a zona de rebaixamento.
                Em referencia ainda a zona de baixo na tabela, dois times grandes estão em alerta e a muito tempo. O Atlético MG apesar de nesta quarta ter derrotado o concorrente direto e “chara” Atlético PR dentro da Arena, vem demonstrando pouco poder de reação. Outro time que está nessa situação é o Grêmio de Porto Alegre. O time gaucho após ter ganhado o clássico contra seu maior rival, não conseguiu emplacar sua segunda vitória seguida e foi derrotado para o líder Corinthians. Apesar de tudo e de alguns erros grotescos de marcação, o time já vem demonstrando uma postura diferente dentro de campo.
                A noite foi boa para os times de Santa Catarina. O Figueirense não tomou conhecimento de um Cruzeiro irregular e cheio de desfalques e mesmo em Minas, aplicou uma goleada que certamente entrará para a história do clube. Em Florianópolis, o Avaí desbancou o badalado time de Ronaldinho Gaucho e até então que era vice líder. O time rubro negro que se gabava de uma invencibilidade no ano fora de casa, caiu perante a um time que estava na zona do rebaixamento. Com isso o time catarinense tem sua segunda vitória consecutiva, respira fora do Z4 e esboça uma possível reação no campeonato.
                Se a noite foi boa para os catarinenses, para os cariocas foi ainda melhor. Vasco e Botafogo ganharam majestosamente de seus adversários. O Vasco jogou em São Januário e recebeu o Ceará que vem demonstrando muita inconstância. Já o Botafogo recebeu o Palmeiras no Engenhão e foi totalmente soberano, não dando em momento algum chances de reação ao time paulista. Com a vitória desses dois times, eles assumiram consecutivamente a segunda e a terceira posição na tabela, mostrando também que ambos poderão e devem brigar pelo título.
Uma prova maior, é que ambos os times conquistaram 21 pontos nas ultimas 10 rodadas, tendo um aproveitamento de 70%. Conseqüentemente os dois primeiros líderes do campeonato, São Paulo e Corinthians, nas ultimas 10 rodadas tiveram um rendimento abaixo de 50%, conseguindo apenas 14 pontos em 30 disputados. Outro que vem crescendo é o Atlético GO, que conseguiu sair da zona do rebaixamento e hoje já ocupa a nona colocação, após conseguir 19 pontos em 30 disputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário