sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quem são as revelações?



                É de costume em todo final de ano a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizar um evento comemorativo e entregar diversos prêmios para os melhores jogadores do campeonato, o premio Craque do Brasileirão, que vem sendo entregue desde 2005. Um desses prêmios é o de “Revelação”. Prêmio entregue a grande revelação do campeonato, um jovem, que disputa pela primeira vez a série A e já apresenta um grande futebol.
                Esse prêmio é entregue desde 2007, Breno (São Paulo 2007), Keirrison (Coritiba 2008), Fernandinho (Barueri 2009), Bruno Cesar (Corinthians 2010). Por incrível que pareça nenhum desses jogadores conseguiu se firmar nos times que foi posteriormente. O pior caso deve ser o de Keirrison. Após ter um ótimo começo no Palmeiras, a possibilidade de jogar na Europa subiu lhe a cabeça, e depois de ser vendido ao Barcelona, nunca mais apresentou o mesmo futebol. Desde então foi emprestado para Benfica (POR), Fiorentina (ITA) e Santos, não se firmando em nenhum destes clubes, sendo emprestado mais uma vez, agora para o Cruzeiro.
                Breno foi vendido por valores altíssimos para época para o Bayern de München, mas também não se firmou muito na equipe sendo emprestado a um time pequeno alemão. De volta ao Bayern desde o ano passado após uma grave lesão, ocupa a reserva, e não parece estar muito nos planos do clube em utilizá-lo. Fernandinho é outro que foi comprado pelo São Paulo e ainda não conseguiu demonstrar o bom futebol mesclado com regularidade que tinha no Barueri, fora o alto índice de lesões. Por ser recente não podemos fazer uma projeção de Bruno Cesar, mas talvez ele seja um caso a parte dos outros. Apesar de ocupar a reserva do Benfica, nas duas vezes que entrou fez bons jogos e marcou 2 gols.
                Estamos no ano de 2011 e quem podemos indicar para revelação do campeonato? Apesar de termos muitos jovens e promissores jogadores espalhados por diversos elencos, mas muitos deles já jogaram em campeonatos passados, como no caso de Lucas, Casemiro, Dedé, Danilo entre outros. Vendo a campanha dos clubes, é um pouco difícil encontrar jogadores que se destaquem e que possam concorrer a esse prêmio.
                Analisando o campeonato, um nome certo deve ser o de Cortês. O lateral do Botafogo que em apenas 6 meses saiu do Nova Iguaçu e já conseguiu ser convocado para seleção. Está certo que foi uma convocação apenas de jogadores que atuam no Brasil, mas é um começo que demonstra o seu potencial. Outro que talvez possa aparecer nesta lista se continuar a jogar o que está jogando é o zagueiro João Filipe. Sem espaço no Botafogo, foi emprestado e depois comprado em definitivo para o São Paulo. Atualmente vem fazendo grandes atuações, não deixando saudade nos torcedores de dois grandes zagueiros que passaram recentemente Miranda e Alex Silva. Quem mais poderá entrar nessa lista? Apesar de um campeonato recheado de jovens realmente temos muito candidatos a essa lista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário