segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Raio X: Borges x Fred


                A edição desse mês do Raio X conta com dois artilheiros que vivem bom momento e são os camisas nove e principais goleadores de suas equipes. O embate da vez é entre o camisa nove do Santos, Borges e o camisa nove do Fluminense Fred.
                Humberlito Borges Teixeira é o atacante do Santos atualmente com 31 anos começou sua carreira no Arapongas do Paraná e passou por diversos clubes sem expressão antes de ir parar no São Caetano, onde conquistou o campeonato paulista de 2004. Em 2005 após passagens por Paysandu e União São João, o atacante Borges foi para o Paraná Clube, onde naqueles mesmo ano foi o vice artilheiro do Campeonato Brasileiro com 19 gols, ficando atrás de Romário por apenas 3 gols. Após isso o artilheiro teve uma passagem boa pelo Japão e foi contratado pelo São Paulo, na qual teve uma das suas melhores fases e apareceu definitivamente para o cenário nacional. Conquistou os títulos Brasileiros de 2007 e 2008 sempre sendo um dos artilheiros do time. Borges também teve uma boa passagem pelo Grêmio Porto Alegrense, ganhando um Campeonato Gaucho e hoje está no Santos, pelo qual marcou 23 gols e é hoje o Artilheiro do Campeonato Brasileiro.
                Frederico Chaves Guedes é o atacante do Fluminense e aos 28 anos, diferente do rival, atuou em poucos clubes na carreira. Iniciou na base do América Mg, e ficando conhecido como o autor do gol mais rápido da história do futebol mundial, marcando um gol do meio de campo em três segundos, na Copa São Paulo contra o Vila Nova (GO). Essa e outros feitos ainda no América chamou a atenção do Cruzeiro, que o contratou. Fred mostrava-se um grande goleador, e é até hoje o jogador que fez mais gols em uma única edição de Copa do Brasil, com 14 gols. Logo após Fred foi vendido ao Lyon, na qual participou de 3 dos 7 títulos seguidos do clube. Era titular absoluto da posição até o surgimento de Karim Benzema, recém promovido das categorias de base do clube Frances. Fred voltou ao Brasil para atuar pelo Fluminense, onde então vem sempre se destacando e sendo o principal jogador do clube. Em 107 partidas, marcou 76 gols pelo clube, sendo que foi o principal responsável por salvar o clube do rebaixamento em 2009.
                No inicio do ano, Fred andava em má fase, sendo até mesmo criticado por muitos ao ser constantemente convocado para a Seleção Brasileira, coisa que até então de fato não era merecedor, tendo outros jogadores na posição atuando melhor. Por outro lado seu rival, Borges, seguia em grande fase, se tornando inclusive o atual artilheiro do Brasileiro com 23 gols. A queda de rendimento do Santos, que a cada dia se aproxima do seu jogo do ano no Mundial de Clubes Fifa, refletiu em Borges, que também já não marca gols como antes. Em compensação Fred cresceu no fim, marcando sete gols em dois jogos. A conclusão do Raio X diz que a fase de Borges é superior a de Fred e a expectativa é de melhorar dependendo da sua atuação no Mundial, mas ao longo da carreira, indiscutivelmente Frederico se sagra vencedor da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário