segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Procura-se um Camisa 10

                O que está havendo com o famoso camisa 10 no mundo? Para aqueles que acham que só faltam ao Brasil, isso está errado, a muito tempo não vemos surgir um verdadeiro camisa 10 no mundo. Os motivos sobre isso podem ser dois, o primeiro é a falta de qualidade dos jogadores, mas sinceramente discordo, o segundo são os esquemas táticos modernos, como o 4-5-1, 4-3-3 e 4-4-2 que por suas características acabam anulando a necessidade desse jogador.
                Aqui no Brasil, muitos dizem que Ganso, seria esse jogador que falta a seleção, mas na verdade não é. Ainda contesto o seu verdadeiro futebol, que foi mostrado em apenas um determinado momento da sua carreira, que foi no grande time do Santos Futebol Clube que venceu a Copa do Brasil, mas vale lembrar que ele já havia dito fracos rendimentos antes disso, e atualmente está muito abaixo do que esperam. Não duvido do seu potencial, afinal outros também têm, mas é fato que vive um momento ruim.
                Porém não é sua queda de rendimento que caracteriza a questão de ele não ser o tal “verdadeiro camisa 10”, mas sim a posição em que ele joga. O famoso camisa 10 clássico não é exatamente um meia armador como Ganso, mas sim um “Trequartista”, um jogador que varia entre um Médio Ofensivo e um Médio Construtor de Jogadas (Ganso no caso só tem a característica de Médio Construtor de Jogadas). O famoso Camisa 10 é muito parecido com um segundo atacante, mas com menos características de buscar o gol e ao pé da letra atua entre meio campo e ataque, alternando entre criação e finalização. Se formos observar, Paulo Henrique Ganso é um ótimo criador, mas não é aquele jogador que chega constantemente dentro da área com boas finalizações.
                O mundo é carente de trequartistas, na argentina por exemplo, essa posição é chamada de “engache”, posição que ficou famosa pelo seu maior ídolo até então, Diego Maradona. O futebol inglês por sua formação rígida costuma queimar esses jogadores, sabe-se que Ferguson recusou Zidane justamente por não saber onde coloca-lo no campo. No Brasil, o ultimo teria sido Kaka (nos tempos de Milan apenas) atuando entre o meio e o ataque, criando jogadas e finalizando constantemente.
                O trequartista é muito comum na Itália, dois grandes jogadores da posição são Roberto Baggio e Alessandro Del Piero. O ultimo jogador que a Azurra revelou foi Cassano. E o mundo está carente de jogadores dessa posição. Uma exemplo é olhar para os melhores times do mundo. Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, tais times não possuem tal jogador, sem falar nos times ingleses que. Faltam camisas 10 no mundo, e a tendência com os esquemas atuais é que se tornem ainda mais raros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário