domingo, 5 de fevereiro de 2012

Quem paga as contas?

                O futebol brasileiro por muitos anos sempre esteve atrás dos Europeus em termos financeiros, mas de um tempo para cá, isso aos poucos vêm mudando. Alguns jogadores estão sendo repatriados e a crise que assola a Europa só impulsionou ainda mais isso, mas ainda assim se formos olhar para as cifras é algo inimaginável para os padrões de clubes brasileiros, e uma questão é levantada, será que alguns clubes não andam dando passos maiores do que as pernas?
                O primeiro exemplo é o Internacional de Porto Alegre, que sempre teve uma boa estrutura, mas ultimamente vêm se destacando também nas cifras pagas pelos jogadores. Se for observar que os patrocinadores no Rio Grande do Sul não oferecem tanto dinheiro como no famoso “eixo” e até mesmo a receita televisiva é menor, de onde tiram dinheiro? Sabe-se que o atacante Dagoberto só aceitou a proposta do time Colorado, pois o salário era superior ao do São Paulo, que possui um teto salarial de 300 mil reais mensais e não costuma abrir mão disso. Recentemente o meia argentino e ídolo da torcida, D’Alessandro com uma proposta do futebol chinês forçou ao time gaucho um aumento, que dizem rondar a casa dos 700 mil. Fora aos outros jogadores do time que não devem ganhar pouco, como o lateral Kleber, os volantes Guiñazu e Bolatti, o atacante Leandro Damião e o recém contratado Dátolo.
                Outro clube que pode-se estranhar recentemente é o Corinthians. Time que a pouco tempo estava na série B, com um enorme rombo nos cofres deixado pela MSI, hoje faz compras astronômicas. Qualquer trainee de administração sabe que não é rápido que se adquiri o equilíbrio financeiro de uma empresa com a situação critica de como era. Claro que com a vinda de Ronaldo e aquela pequena ajuda do ex-presidente Lula (é algo que nunca foi escondido que usou de sua influência como presidente da republica para levar investimentos ao clube) as coisas voltaram a ser melhores, mas não da maneira que todos acreditam.
                Caso mais evidente dos tempos atuais é o Flamengo, que mesmo devendo salário dos jogadores há três meses e fazendo uma grande crise interna, proporcionando a saída do meia Thiago Neves e do zagueiro Alex Silva, contratou o atacante Vagner Love, que atuava no CSKA da Rússia, por valores altíssimos e obviamente com um salário nada modesto. E uma duvida que surge na cabeça de muitos é, quem paga essas contas? Como os times brasileiros conseguem dinheiro facilmente mesmo sendo um pouco evidente que eles não possuem?
                O que torna essa situação mais preocupante, é que talvez isso tenha proporcionado a crise no futebol Europeu, afinal muitos clubes Europeus também davam passos maiores do que podiam. Mesmo em times pequenos da Espanha, Itália, França eram superiores ao de clubes brasileiros. Será que isso também não pode ocorrer no Brasil? O Santos apesar de manter os craques Neymar e Ganso em solo nacional, já demonstrou que não será fácil equilibrar a situação financeira, e extinguiu o futebol feminino e o futsal.

Um comentário:

  1. quem paga as contas no SC2006 é o Nelcir Sonda, que tem mais da metade do elenco...

    Já no Corinthians deve ser o tráfico, pq não é possível... e no Flamengo antes tinha os traficantes tbm, mas depois da pacificação perdeu um aliado, agora só restou a CBF e a Globo.

    ResponderExcluir