quinta-feira, 22 de março de 2012

Dinheiro compra tradição?

               Hoje em dia vemos muitos times Europeus sendo comprados por milionários, e talvez essa seja o grande inicio de uma nova era, formando grandes equipes e aparecendo posteriormente novas potencias mundiais. Há aqueles que ainda se prendem ao tradicionalismo e chama esses times de modas, mas é inevitável deixar de pensar que isso também é muito bom para o futebol. Tradição não se compra, mas ela é construída com o tempo. Assim como velhos times acabam ficando apenas no passado, novos surgem e tentam entrar na galeria dos times de tradição.
                O primeiro dessa era moderna foi o Chelsea. Passando por uma crise financeira no começo da década passada, acabou sendo vendido para o milionário russo Roman Abramovich, que além de pagar oitenta milhões de libras em dividas, gastou mais cem com contratações. Conseguindo o segundo lugar na época de 2003/2004, feito que não acontecia a mais de quarenta anos. Recentemente outros clubes inclusive ingleses acabaram sendo comprados. O que vêm se destacando é o “pobre” de Manchester. Os Citzens formaram um verdadeiro esquadrão em pouco tempo e vêm se destacando com boas campanhas.
                É fato que entre as décadas de 80 e o inicio da década de 2000, o Manchester City viveu uma longa decadência.  Foram dois rebaixamentos nos anos 80 e após a reformulação, passando então o Campeonato Inglês a se chamar Premier League, os Citzens chegaram a cair até para a terceira divisão. O clube só voltou a primeira divisão em 2002. O clube é comprado pelo ex primeiro ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra. Com isso muito dinheiro foi injetado no clube e hoje temos um time com grandes nomes, como Dzeko, Aguero, David Silva, Nasri e até mesmo Tevez.
                Obviamente o clube ainda está começando, mas dentro da Inglaterra já é um dos grandes. Ocupa a segunda colocação, atrás do maior rival. Nas competições europeias, ainda precisa evoluir muito nas próximas temporadas. Outros times que também foram recém comprados por milionários, mas ainda estão engatinhando, são o espanhol do Malaga e o francês PSG. Certamente se for injetado muito dinheiro no Frances, o PSG se abrirá uma ampla vantagem em seu país, devido o fraco equilíbrio. Já o Malaga tem uma missão mais difícil, desbancar os dois times mais poderosos do mundo, Barcelona e Real Madrid. São novos times, novas perspectivas. Imagina se a moda pega-se no Brasil? E você o que pensa disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário