sábado, 14 de abril de 2012

Santenário!

                Em 14 de Abril de 1912 nascia um dos maiores clubes de futebol do Brasil, o Santos Futebol Clube. Clube que revelou o maior jogador de futebol até da história até então e considerado pelo COI o atleta do século, Pelé. Hoje então fazem 100 anos desde que esse clube foi criado e não poderíamos deixar de homenageá-lo nessa data especial.
                É verdade que o clube tomou as proporções que têm hoje devido a “Era Pelé”, mas antes disso, apesar de muitas campanhas fracas, houve momentos históricos, como o famoso “Ataque dos 100 gols” formados por Siriri, Camarão, Araken, Feitiço e Evangelista de 1927. Naquele ano o Santos foi vice do Palestra Itália, perdendo a final por 3x2, mesmo precisando apenas de um empate para ser campeão. Vale lembrar também que esse ano foi um dos quatro anos que houve uma racha no Campeonato Paulista, na briga pela profissionalização do futebol e alguns clubes mais fortes ficaram na LAF, mas detalhamentos desse assunto não convêm agora.
                Foi nessa época que podemos dizer que começou o projeto “Meninos da Vila”, já que por causa das fracas campanhas, o clube passou a recrutar mais jovens do que jogadores já formados. A “Era Pelé”, foi o auge do clube, no qual conquistou 22 títulos oficiais no período de 10 anos, sendo entre eles: 5 Taça Brasil e 1 Roberto Gomes Pedrosa (nos quais hoje a CBF por razões politicas reconheceu como Campeonato Brasileiro), 2 Libertadores e 2 Mundiais de Clubes (Intercontinental como é chamado hoje). Foi por causa desse time que o Santos foi escolhido pela FIFA como o time da América do Século XX.
                É verdade que depois da “Era Pelé” o Santos passou anos de fila e sendo muitas vezes coadjuvante de algumas competições, mas isso não significou que o Glorioso estava morto. Em 1978 surgiu o primeiro e famoso “Meninos da Vila”, sendo campeão paulista e revelando um dos seus grandes camisas 10 da história: Pita. O time contava também com o “veterano” volante Clodoaldo. Teve um forte time em 1983, sendo vice Brasileiro, perdendo afinal contra o famoso time do Flamengo de Zico, naquela época o time tinha jogadores renomados como Serginho Chulapa, Zé Sergio e Paulo Isidoro. Em 1995 o Santos de Giovanni bateu novamente na trave e ficou com o vice brasileiro contra o Botafogo.
                Foi na década de 2000 que o Santos definitivamente voltou as glórias, com Leão no comando e revelando grandes destaques como Robinho, Diego, Alex, Elano e Renato sendo duas vezes Campeão Brasileiro e se tornando Vice da Libertadores. Recentemente o clube conta com a sensação do momento no Brasil, o atacante Neymar. Com esse novo time de meninos o Santos conseguiu ganhar sua primeira Copa do Brasil e sua primeira Libertadores pós Era Pelé. Neymar e Ganso fizeram uma dupla de ouro, com grande destaque para o jovem artilheiro e driblador que desperta interesse em diversos clubes Europeus.
                O Santos é um time grande e repleto de história e de craques que brilharam em diversos campos do mundo. O Santos tem glórias no passado e está tendo no momento. É um time que se deve respeitar e não depende de mídia para conseguir as coisas. Revelou o atleta do século, está revelando talvez a maior promessa do futebol brasileiro dos últimos anos. É um time que cria “medalhões”. Parabéns Santos pelo seu centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário