terça-feira, 29 de maio de 2012

Especial Eurocopa I


                Estamos a dez dias da competição mais importante entre as Seleções da Europa, a Eurocopa 2012 que ocorre simultaneamente na Polônia e na Ucrânia. Dezesseis países divididos em quatro grupos, brigando por um troféu que só muda de dono no mínimo de quatro em quatro anos. A ultima competição ocorreu em 2008 também sendo dividida em dois países, na Áustria e na Suíça tendo como campeã a poderosa Fúria, Espanha. Este ano, a também atual campeã do Mundo tenta seu segundo titulo consecutivo e o terceiro de sua história.
                No primeiro grupo temos uma das anfitriãs, a Polônia e uma das ultimas campeãs, a Grécia, que venceu em 2004 dentro de Portugal contra o badalado time da casa comandado por Felipão. O time está em um grupo equilibrado e pode até conseguir sua classificação jogando em casa. Sem contar com grandes nomes, os mais conhecidos são o goleiro dos Gunners Szczesny que muitas vezes este ano foi titular. E do meia experiente e provável craque do time Obraniak que atua no francês Bordeaux. Fora que, possui alguns bons jogadores campeões duas vezes pelo Borrusia Dortmund.
                A Grécia por sua vez também não possui grandes nomes, mas quem conhece um pouco de futebol sabe que defensivamente a Grécia possui alguns jogadores que são grandes promessas.  No caso seriam os dois zagueiros Kyriakos Papadopoulos do Shalke 04 e Sokatris Papastathopoulos do Wender Bremen. No ataque provavelmente o time contará com Samaras do Celtic. A Republica Tcheca conta com um grande nome do futebol mundial e o grande protagonista da ultima Liga dos Campeões. Todos falam de Drogba, mas foi Peter Cech que garantiu o título ao Chelsea fechando o gol, inclusive nos pênaltis. Na frente à equipe teráque contar com o meia experiente Rosicky do Arsenal e do atacante do Galatasaray, Baros.
                A Rússia tem um elenco “rodado” e vê o ciclo de uma boa geração chegando ao fim, mas quem sabe não conseguem terminar com um titulo europeu? No gol tem Akinfeyev do CSKA. No meio de campo o experiente Denisov deve comandar juntamente com talvez a maior promessa Russa para os próximos anos, Alan Dzagoev. No ataque provavelmente estará o craque do time Arshavin (foto), que voltou por empréstimo ao futebol russo nessa ultima janela e do matador Pavlyuchenko. Acredito que desse grupo se classifiquem Rússia e Polônia, mas brigando até o fim por uma vaga com a Republica Tcheca. A Grécia apesar da defesa sólida, corre por fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário