quinta-feira, 7 de junho de 2012

Especial Eurocopa III


                O grupo C da Eurocopa tem talvez a seleção mais forte e a grande favorita para a conquista do troféu, chegando ao Bi campeonato consecutivamente. Nesse grupo temos a poderosa Espanha, a Irlanda, Croácia e a tradicional Itália, que não vive seus melhores momentos no futebol dentro de campo e nem nos bastidores dele.
                A Espanha tem um elenco fortíssimo já contando pelo gol, Casillas será o titular, mas de certa forma mesmo se algo de ruim se machucasse, outros dois bons goleiros poderiam ser escolhidos, como Reina e Valdés. Qual seleção na Europa tem essas opções para o gol? Dessa vez a Fúria não contará com seu grande zagueiro Puyol por estar lesionado, mas certamente Pique, Arbeloa, Sergio Ramos, Albiol e Jorge Alba darão boas opções para retaguarda espanhola. O meio de campo é certamente o mais forte do mundo. Xabi Alonso e Sergio Busquets como grandes volantes, Xavi, Iniesta, Fabregas e David Silva armando o time e atacando. Tendo certamente opções mais modestas para a Espanha, mas que com toda certeza seriam titulares em muitas seleções, Juan Mata e Jesus Navas. No ataque não teremos Villa, mas a Espanha aposta na boa fase do atacante do Bilbao, Fernando Llorente, em Pedro do Barcelona e na estrela de Fernando Torres (que sinceramente não merecia estar disputando a Euro).
                A Croácia tem um bom time e não será tão fácil de ser batida como muitos pensam. Tem um ótimo lateral, Corluka (Bayer Leverkusen), mas é em seu meio onde está sua força. Com Srna (Shakhtar Donetsk), Kranjcar (Tottenham) e Perisic  (Borussia Dortmund). Mas a estrela do time é Luka Modric do Tottenham, um ótimo meia que chama a atenção de muitos clubes na Europa. Tem qualidade no passe e muita inteligência, pode desequilibrar. No ataque a esperança está no brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva.
                A Irlanda apesar de não ter grandes nomes também pode dar trabalho nessa fase inicial e causar uma zebra. No gol temos Shey Given do Aston Villa, experiente, pode passar segurança aos seus zagueiros. No meio temos Duff (Fulham) e Gibson (Everton) que são bons jogadores e certamente darão qualidade no passe irlandês. No ataque é onde está a grande estrela, o experiente Robbie Keane, que atualmente joga nos Estados Unidos junto com Beckham.
                Fechando o grupo temos a gigante Itália, mas que não vive seus melhores dias. O time tem alguns desfalques, inclusive por problemas fora de campo que o futebol do pais vive. Mais uma vez surgiram casos de manipulação de arbitragem na Itália. Apesar dos problemas, o time é forte em alguns setores do campo. A zaga como sempre é bastante sólida, temos Chiellini, um dos melhores zagueiros do mundo, ao lado de seu companheiro de Juventus Barzagli, isso pode ser vantagem pelo entrosamento. Além disso no banco temos outro jogador da Juve para o setor, Bonucci. No meio é onde a Itália tem grandes problemas, ela possui muitos jogadores que atuam como volante ou segundo volante (famosos centrais na Europa), nenhum meia de fato com qualidade. Pirlo, Marchisio, Montolivo, Nocerino e Thiago Motta são todos jogadores assim, volantes com boa qualidade no passe e dependerá muito do conjunto desses jogadores. No ataque temos bons jogadores, Balotelli e Cassano, mas nenhum dos dois matadores. Giovinco é um bom jogador, mas nunca mostrou ser nada além disso. Matador de fato, a Itália tem o experiente Di Natale, mas um país tetra campeão mundial precisa formar um novo jogador nessa posição o mais rápido possível.
                Para o bem do futebol gostaria que passasse Espanha e Itália, mas a Azzurra terá dificuldades com os outros dois concorrentes que farão de tudo para tomar sua vaga. Acho que a Espanha já está garantida na próxima fase, a não ser que ocorra uma zebra muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário