sexta-feira, 22 de junho de 2012

O maior freguês do mundo!


                O futebol é o principal esporte em todo mundo e temos torcedores de diversos clubes espalhados por cada parte do planeta. Algo que move esses torcedores é a rivalidade. A rivalidade é essa disputa entre dois ou mais clubes, que movem emoções e podem muitas vezes também causar problemas. É das rivalidades que nascem os clássicos, jogos acirrados que ninguém quer sair derrota não apenas por não gostar de perder, mas por todo um clima que move muita paixão. Existem diversos clássicos no mundo, normalmente eles nascem das regionalidades ou da importância de ambos os clubes em um determinado cenário do futebol. Por exemplo, Benfica e Porto não compartilham da mesma região de Portugal, mas é o maior clássico do país, devido ao tamanho de ambos os clubes, em razão de títulos, torcida e outros fatores que se usa para determinar a grandeza de um determinado clube.
                Rivalidades e clássicos, brincadeiras e provocações entre torcedores. Essa questão em vencer ou perder o rival geram diversas estatísticas. Uns vencem mais, outros menos e surge então a brincadeira da “freguesia”: aquele rival que vive perdendo para você. Nisso surge a dúvida: Quem é o time mais freguês do mundo? Foi feita uma pesquisa nos principais campeonatos do mundo. Sendo eles americanos, europeus, africanos e asiáticos para tentar encontrar o time que é mais freguês de um determinado rival. Foi decidido que o maior freguês do mundo seria aquele na qual a diferença de vitórias de um para o outro é a maior. E por incrível que pareça chegamos a um resultado em que o maior freguês é um clube brasileiro.
                Aqui no Brasil as rivalidades são divididas por região. Um paulista rivaliza com outro, um carioca com outro carioca e assim sucessivamente para os outros estados do Brasil. Mas a maior freguesia do Brasil e do mundo fica no centro oeste do país, mais precisamente na cidade de Goiânia. O Derby do Cerrado, clássico entre Goiás e Vila Nova é hoje o principal da região, apesar de que, nem sempre foi assim. No começo do século passado, os dois grandes times da cidade eram Atlético Goianiense e o Goiânia, dominando até a década de 60. a situação se inverteu devido a uma crise desses dois times, recentemente o Atlético se recuperou e inclusive é o único do estado a jogar a Série A do Brasileirão, mas o Goiânia amarga péssimas campanhas, e desde 2007 está na segunda divisão estadual.
                O Goiás que é o maior vencedor da competição atualmente foi vencer o seu primeiro estadual apenas em 1966. Já o Vila Nova o segundo maior vencedor, teve seu primeiro titulo em 1961. De lá para cá, tantos os “periquitos” quanto os “tigres” começaram monopolizar praticamente os títulos do estado. Porém, os números desse clássico não mentem e a diferença entre os dois clubes é enorme. Goiás possui 23 títulos goianos contra 15 do arquirrival. Além disso, houve em toda a história, quatro competições regionais, a Copa Centro Oeste, e desta copa, o time verde tem 3 títulos contra nenhum do rival, além de que, o Vila possui incríveis 3 vices, perdendo dois inclusive para o rival.
                Não é somente em títulos que a diferença se torna grande, como dito antes, o que representaria a maior freguesia do mundo é a diferença entre as vitórias de ambos os clubes e nesse caso, é ainda maior. Houveram na história do confronto 281 jogos, sendo deste 141 vitórias do Goiás e 66 vitórias do Vila Nova. Temos ainda 74 empates. Para que se tenha uma noção, além de termos mais empates do que vitórias dos “tigres”, a diferença de vitórias de um para o outro é ainda maior que os empates, sendo 75 vitórias a mais para os esmeraldinos. Sendo que os 430 gols foram marcados a favor do Goiás e apenas 293 a favor do Vila Nova. São números realmente consideráveis para um clássico, superando até Real Madrid e Atlético de Madrid, que historicamente é um confronto regional desigual. Para fechar, a maior goleada também fica por conta do Goiás, que venceu por 7 a 0 em 1946, e para aqueles que discordam em não ser um jogo oficial, as outras duas em 1957 e 2009 pelo placar de 6x1, ainda mantem o Goiás como o maior goleador do clássico. Tristezas para uns, alegrias para outros, o futebol é feito de emoções diversas.

Um comentário: