quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os 18 do Geral - Parte 2


                Os Jogos Olímpicos estão se aproximando e a seleção Brasileira de Futebol entra como uma das favoritas a levantar o caneco, após vencer muito bem o Sul Americano sub20 e o Mundial sub20. Por mais que essa seleção tenha deixado a desejar em alguns pontos nas ultimas duas partidas (contra México e Argentina), devemos lembrar que as seleções que participarão da competição também jogaram com seleções de jovens e promessas, com apenas 3 jogadores acima de 23 anos, e assim talvez, o Brasil pode ter alguma vantagem por ter grandes potencias em todas as posições.
                Na relação dos 18 para as Olímpiadas, 5 jogadores já foram escolhidos: Rafael Cabral e Neto (como goleiros), e Thiago Silva, David Luiz e Bruno Uvini (como zagueiros), lembrando que foi respeitado a lista de pré convocados por Mano Menez. Hoje serão escolhidos mais alguns jogadores desta lista para as vagas de laterais e volantes. Vale lembrar que dos 3 acima de 23 anos, dois já foram convocados.
                Sendo assim, começando pelas laterais, o outro jogador acima de 23 anos seria convocado. Marcelo, lateral esquerdo do Real Madrid vem se mostrando ser o melhor jogador brasileiro atuando nesse momento. Apesar de não ser em uma posição badalada do futebol, ele é essencial para a seleção tanto no ataque quanto na defesa, e nessa série de quatro amistosos ficou provado isso. Seu reserva imediato seria o jovem lateral, hoje no Porto, Alex Sandro. Do lado direito a escolha inicial seria Rafael, lateral direito do Manchester United que vem atuando muitas vezes como titular no clube e apesar de não ter total segurança de Ferguson, acredito ser a melhor escolha para titularidade nesse momento. Seu reserva imediato seria Danilo, companheiro de Alex Sandro no Porto. A principal justificativa para chamar este jogador é que além de lateral ele pode jogar no meio de campo como um segundo volante, e como dito antes, é preciso ser sábio ao escolher jogadores que atuem em mais de uma parte do campo.
                Para a posição de volante eu selecionaria três jogadores e entre eles dois jogadores mais considerados de contenção. O primeiro seria Sandro do Tottenham, que apesar de ter comprometido muito no jogo contra a Argentina, eu acho que com uma função bem definida em campo renda mais. Para ser seu reserva eu chamaria Fernando do Grêmio que vem fazendo ótimos jogos pelo clube gaúcho e merece uma chance na seleção sub20, talvez até “roubando” a titularidade de Sandro. Infelizmente Fernando entre os da pré lista de Mano, deve ser o que tem menos chances com o treinador. Como Danilo pode fazer a função de um segundo volante, eu convocaria apenas um. Então nessa disputa entrariam Casemiro e Romulo. Nos amistosos particularmente não gostei de Romulo, vi ele com algo nulo em campo mesmo tendo feito um dos gols contra a Argentina. Não o vejo dando uma boa saída de bola na seleção e muito menos marcando, assim eu ficaria com Casemiro que se mostrou ser uma peça importante no esquema de Ney Franco. Casemiro pode também ser improvisado como zagueiro, o que lhe da mais uma vantagem na disputa pela vaga. Com isso, no total 12 jogadores já foram selecionados, restando ainda mais 6 que virão nas vagas de Meia e Atacantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário