terça-feira, 26 de junho de 2012

Os 18 do Geral - Parte I


                Os Jogos Olímpicos estão se aproximando e a seleção Brasileira de Futebol entra como uma das favoritas a levantar o caneco, após vencer muito bem o Sul Americano sub20 e o Mundial sub20. Por mais que essa seleção tenha deixado a desejar em alguns pontos nas ultimas duas partidas (contra México e Argentina), devemos lembrar que as seleções que participarão da competição também jogaram com seleções de jovens e promessas, com apenas 3 jogadores acima de 23 anos, e assim talvez, o Brasil pode ter alguma vantagem por ter grandes potencias em todas as posições.
                Para as Olimpíadas além de escolhermos bons nomes temos que escolhermos nomes certos. Somente 18 jogadores poderão ser convocados, ou seja, os 11 titulares e os 7 suplentes no banco, nem todos os jogadores terão reservas imediatos. Por mais que 3 jogadores poderão ficar em uma pré lista para eventual problema grave (contusão que tiraria o jogador definitivamente da competição), eles não podem substituir pequenos problemas, como suspensão (somente dois cartões amarelos causam suspensão, então é preciso ter cuidado), ou pequenas contusões. Então o grande segredo é além de convocar jogadores de qualidade, chamar também jogadores que atuem em mais de uma posição.
                Começando pelos goleiros, é uma posição complicada em um jogo. Além de orientar os zagueiros para se posicionar afinal ele tem uma visão de todo o campo, ele tem que ser bom tecnicamente. Rafael, goleiro titular do Santos, seria a primeira opção jovem para uma das duas vagas. Vem jogando constantemente e demonstrado ter bom potencial e fazendo boas defesas. A segunda vaga seria um pouco mais complicada para se escolher, vejo o Brasil mais carente em outras posições e que precisaria de jogadores acima de 23 anos, sendo assim o reserva ficaria entre Neto da Fiorentina, que apesar de ser bom jogador, atua muito pouco pelo time violeta e Renan Ribeiro do Atlético Mineiro, que foi titular ano passado na maioria dos jogos, mas após algumas falhas e inseguranças perdeu a vaga para Giovanni.
                A zaga é o setor mais critico da seleção Brasileira e o setor que levaria dois jogadores com idade acima de 23 anos: Thiago Silva é o nome certo a ser convocado, considerado o melhor zagueiro do mundo na atualidade, tem experiência e comando, podendo ser até mesmo o capitão da equipe. Outro zagueiro que levaria seria David Luiz. Muitos falam em Dedé, mas nesse caso entraria quem está mais preparado fisicamente e pelo ultimo jogo feito pelo vascaíno daria créditos a David Luiz. Levaria apenas mais um zagueiro e infelizmente seguindo a lista de Mano Menezes teria que levar um zagueiro sem ritmo nenhum. Eu levaria Bruno Uvini, pois foi capitão nas competições sub20 e se demonstrou seguro quando entrou, já Juan fez um pênalti infantil demais que comprometeu todo um jogo. No fundo, eu optaria por levar Rafael Tolói do Goiás ou Manoel do Atlético Paranaense, que apesar de disputarem a série B, têm ritmo de jogo. Com isso são cinco convocados. Nas próximas publicações falaremos das outras posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário