quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Balanço e Projeções!


Metade do campeonato já se passou e para alguns times já é possível fazer algumas projeções para o futuro, seja positivo ou negativo. Hoje se inicia o novo turno.
                Começando pela parte de baixo da tabela, do lanterna Figueirense até o décimo quinto, o Coritiba, correm risco de rebaixamento. O Coxa, por exemplo, destes é o único a ganhar cinco jogos no campeonato, e talvez consiga uma melhor reação no segundo turno agora que terá apenas o Brasileiro pela frente. O Bahia é o time que menos perdeu, em compensação empatou muito, e tendo um time de “renegados” que já não davam mais certo em seus ex clubes fica difícil projetar algo positivo. O Palmeiras campeão da Copa do Brasil e com vaga garantida na Libertadores do ano que vem, deve ligar o alerta. Não possui um grande elenco e têm muitos desfalques, tendo até a sexta rodada um campeonato complicado.
                Apesar da distancia, alguns times na parte intermediária da tabela podem brigar para não cair caso sofram algum tipo de contratempo como lesões de jogadores importantes ou até mesmo não desempenhe o  mesmo futebol do primeiro turno. O Náutico, por exemplo, se manter o desempenho em casa pode se garantir na elite por mais um ano, dos nove jogos, perdeu apenas dois e empatou um, conquistando 19 pontos dos seus 24 nos Aflitos. Já fora de casa o time é um dos piores, vencendo apenas uma partida, se melhor isso, pode reforçar ainda mais sua posição e quem sabe uma vaga na Sul Americana. A Portuguesa vinha de uma sequencia de oito jogos sem derrota, entre esses jogos uma vitória sobre o Grêmio em pleno Estádio Olímpico, se a derrota para a Ponte Preta não os abalarem, também possuem grandes chances de permanência na série A, coisa que ninguém esperava depois de ser rebaixada no Paulista.
                Na parte superior da tabela, por enquanto podemos apontar dois grandes favoritos ao título: Atlético Mineiro e Fluminense. O Galo apesar de um histórico desfavorável vem surpreendendo a todos e caminhando para o seu bi campeonato atingindo marcas históricas. O Fluminense por sua vez corre atrás do clube mineiro de perto, apesar de ter um jogo a mais, o tricolor carioca devido ao seu elenco tem tudo para sustentar a briga até as ultimas rodadas. O Grêmio vem logo atrás dos dois, mas ainda não o vejo como candidato a título. Destaque das ultimas rodadas pelo tricolor gaúcho, Elano se tornou essencial no esquema de Luxemburgo. O problema do Grêmio assim como dos outros times, além de Atlético e Fluminense, está irregular. Ganha jogos preciosos e perde ou empata jogos que não poderia, como: Ponte preta e Portuguesa. Acredito que esses três são clubes quase certos na Libertadores de 2013.
                Ainda brigam por uma vaga na Libertadores; São Paulo, Internacional e Botafogo e ocupam respectivamente a quinta, sexta e sétima posição. O que falta pra esses times é a regularidade, se um deles conseguir embalar um pouco resultados positivos, de certo tomará a frente na disputa. Nessa rodada inclusive teremos o confronto entre São Paulo e Botafogo, o vencedor da um passo importante no campeonato. O Vasco é o quarto colocado e ainda briga por vaga na Libertadores, porém é um caso um pouco mais complicado. O time começou a sentir a ausência dos seus principais jogadores vendidos, e não vence a quatro jogos, inclusive, jogos importantes como contra o líder Atlético Mineiro e os clássicos contra Flamengo e Fluminense. Pior que isso, o time do Vasco não repôs os jogadores vendidos e têm posições extremamente carentes, como as laterais e os volantes.
                É aguardar e ver como as coisas se desenharão a partir de hoje, a cada rodada o campeonato se afunilará e os times estrarão em campo cada vez mais determinados a vitórias, seja pra conquista de título ou vaga na Libertadores, como pra fugir da zona da degola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário