domingo, 9 de setembro de 2012

Clubismo x Patriotismo


                Uma coisa que vêm se notando há muito tempo e não só no jogo de ontem pela seleção, é o clubismo empregado pela torcida brasileira na hora de torcer ou criticar a seleção brasileira. O melhor jeito do torcedor se manifestar é com aplausos caso esteja contente e vaias caso esteja insatisfeito, isso é normal do futebol. Outra coisa que sempre foi normal é a cobrança do bom futebol, principalmente em cima das grandes estrelas do futebol nacional, realmente me espanto por tanta proteção a um jovem que quando joga bem fazem questão de compara-lo com um dos melhores jogadores da história.
                Ronaldinho Gaúcho sempre foi cobrado por não atuar na seleção o que fazia no Barcelona, e isso era de maneira geral, de norte a sul do país. E porque então não se pode fazer o mesmo com Neymar? Afinal, ele não é a grande estrela da seleção? Irei cobrar David Luiz e Dedé que são zagueiros? Em relação ao jogo de ontem, de quem é o clubismo? Dos São Paulinos, Corintianos e Palmeirenses que pagaram pelo menos R$40 (meia entrada do ingresso mais barato) para vê-lo em diversas jogadas individualistas ou pior, matando um ótimo contra ataque se jogando descaradamente ou dos Santistas que o defendem fortemente pelo que ele faz no seu clube de coração?
                Indiferente disso, hoje vê sim muito clubismo na seleção. Quando não se tem jogador do clube do coração não faz questão de torcer, vem até com aquelas declarações clichês que se espalham pelas redes sociais: “Minha seleção é Meu Time Futebol Clube”. Quando se tem um jogador do time adversário faz questão de torcer contra e quando se tem um jogador do clube, ai vale a pena torcer.
O que afasta um pouco os jogadores dos torcedores é a falta de empenho ao vestir a camisa da seleção. Muitos ali parecem muito mais interessados em mídia do que realmente em jogar futebol.  Entradas violentas como a de Marcelo não se tem espaço em um jogo sério, as diversas tentativas de simulação de Neymar não tem espaço, ele precisa entender que não são os juízes que o protegem no Brasil e que sua fama de cai-cai está ficando tão grande quanto à fama de seu futebol.
A torcida brasileira resta torcer ou criticar, mas de forma justa, sem clubismo, pois a camisa amarela não representa nenhum clube. Neymar não é o único que merecia criticas na seleção pelo futebol apresentado, porém ele é a maior esperança do nosso futebol e suas simulações forçadas já estão saturando a paciência de muitos torcedores. Oscar precisa voltar a jogar tão bem quanto jogava quando não tinha a vaga de titular garantida. Lucas na sua primeira oportunidade jogou mal e precisa demonstrar mais nas próximas partidas que virão (China e Superclássico). Em relação a torcida, saudade dos tempos em que só se convocavam jogadores do exterior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário