sábado, 22 de setembro de 2012

Raio X - Dedé x Réver


               
               O Raio X já comparou, meias, atacantes e até mesmo técnicos e agora chegou a vez de defensores, dois verdadeiros roubadores de bola na zaga de seus times. Os jogadores comparados dessa vez são Réver do Atlético Mineiro e Dedé do Vasco da Gama.
                Réver Humberto Alves de Araujo, nascido em Ariranha-SP, 27 anos. Começou a carreira no Paulista de Jundiaí, participando da campanha do clube em 2005 no título da Copa do Brasil (apesar de ser reserva). Foi emprestado ao Grêmio em 2008, onde fez um bom papel e comprado em definitivo. Jogou muito bem no time gaúcho e se tivesse continuado lá certamente teria feito história. Foi vendido ao Wolfsburg da Alemanha por 5 milhões de euros, no entanto, fez uma péssima passagem pelo clube alemão sendo pouco aproveitado. Retornou ao Brasil para jogar no Atlético Mineiro no meio da temporada de 2010. Ano passado, não pode ajudar muito ao clube no Brasileiro, no qual participou de uma das defesas mais vazadas da competição. Hoje certamente é um dos melhores zagueiros atuando no Brasil, cometendo por exemplo apenas 14 faltas em 18 jogos, levando apenas 3 cartões amarelos. São números expressivos para um zagueiro.
                Anderson Vital da Silva, também conhecido como Dedé, nascido em Volta Redonda - RJ, 24 anos. Começou a carreira no Volta Redonda e após se destacar no Campeonato Carioca de 2009 foi comprado pelo Vasco da Gama. No Vasco, apesar de participar da campanha no clube que ganhou o Brasileiro da série B, foi pouco aproveitado. No ano seguinte também tinha poucas chances e chegou quase a ser dispensado, quando em um jogo que o clube Cruz Maltino não tinha zagueiros disponíveis acabou sendo escalado. Mesmo sendo eliminado pelo Vitória naquele jogo, Dedé se destacou e garantiu seu lugar no clube. De lá para cá, acabou sendo titular absoluto e hoje é o principal jogador no clube juntamente com Juninho Pernambucano. Dedé venceu no clube também a Copa do Brasil de 2011.
                Em termos de valor de mercado, Dedé do vasco é superior a Réver. Em maio deste ano, a Pluri, uma empresa de consultoria em mercado esportivo divulgou uma tabela com 25 jogadores mais valorizados do Brasileiro 2012, Dedé é o sétimo colocado com um valor aproximado de 27,5 milhões de reais. Réver por sua vez não aparece nem na lista. Porém em termos futebolístico, podemos julgar de uma outra maneira. Apesar de um bom zagueiro, Réver não ganhou grandes títulos na carreira de forma realmente participativa, diferentemente de Dedé. Réver também nesses anos só fez parte da seleção do campeonato uma única vez, ano passado e curiosamente no ano que não estava tão bem assim. Dedé por sua vez em dois anos de Brasileirão série A, foi eleito para a seleção do campeonato.
                Portanto o Raio X considera que ambos são zagueiros excepcionais, mas ao longo desses últimos anos, Dedé se mostrou superior . porém, futebol também é momento e neste, Réver está superior a Dedé, podendo até mesmo ganhar o seu primeiro titulo com grande participação. Ambos jogaram o mesmo número de partidas, mas neste Brasileiro Réver vem demonstrando mais solidez, inclusive merecendo ser o substituto imediato de Thiago Silva ou David Luiz quando um deles não puder atuar pela seleção. Indiferente disso, ambos merecem seu lugar na seleção e possivelmente estar na Seleção do Campeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário