terça-feira, 30 de outubro de 2012

Choque de realidade!


                E tempos atrás eu disse que o Vasco não tinha time para estar no G4 e hoje isso se confirma e pior, hoje o Vasco é o sétimo colocado na tabela. Para quem por muito tempo do campeonato se manteve no topo, ocupando até a terceira colocação e tendo folga considerável aos demais times que buscavam o G4, a situação é de extrema preocupação e como não é mais novidade pra ninguém, o Vasco não irá a Libertadores de 2013.
                O Vasco incrivelmente engatou cinco derrotas consecutivas (quase o mesmo número de derrotas que havia sofrido no campeonato todo) e duas delas para São Paulo e Internacional dentro de São Januário e uma em um clássico contra o Botafogo no Engenhão. Ambos os três times ultrapassaram o Vasco na classificação e hoje a distancia do Cruz Maltino para o G4 é de oito pontos. O carioca ainda tem cinco jogos restantes, contra Sport e Atlético Mineiro dentro de casa, contra o Coritiba fora e ainda dois clássicos na ultima rodada contra Flamengo e Fluminense, não é de se duvidar que o Vasco perca mais uma posição, para o Corinthians.
                A situação do Vasco todo mundo tem ciência, mas como um clube que brilhou tanto no ano passado, sendo pra mim o melhor no contexto geral e mais regular. O Vasco como um elenco e se tratando de peças de reposição, era um time extremamente limitado, mas em sua equipe titular tinha grande valores e que estavam em ótima fase. O time base do Vasco foi feito com pouco dinheiro, mas com escolhas certeiras. Nessa janela de meio de ano, o Vasco perdeu três titulares: Fagner, Diego Souza e Rômulo e não foram repostos, assim, o time do Vasco caiu muito de produção.
                Todos sabem que o Vasco possuí muitas dividas, por tanto algumas vendas podem ter sido necessárias justamente para aliviar um pouco esse débito, porém, elas precisam serem feitas com inteligência. Um time grande não se vende tantas peças fundamentais no meio do ano, principalmente sem nenhum objetivo garantido. Já vimos recentemente exemplos parecidos, como o do Corinthians em 2009 que vendeu André Santos, Cristian e Douglas e no segundo semestre não se encontrou. No primeiro semestre, eles tinham conquistado a Copa do Brasil e a classificação para a Libertadores do ano seguinte, mas e nesse ano o que o Vasco ganhou?
                Os reforços do Vasco para os lugares desses jogadores foram na mesma medida de quando eles chegaram: jogadores mais baratos, o problema que não deu certo. Auremir, Jonas e Wendel, por exemplo, não suprem a falta de Fagner e Rômulo  Outro exemplo foi na venda de Diego Souza que foi substituído por Carlos Alberto que já não rende desde o retorno do time da Série B e perdeu espaço também. A lateral esquerda é outro problema irremediável do Vasco, tanto Thiago Feltri, quanto William Matheus (apesar de ter começado bem) não se firmam na posição, tendo atualmente Wendel deslocado para lá.
                Com uma visão de fora, sem interferência da paixão vejo como grande culpada a diretoria que vendeu em demasiado as peças importantes e quis repor com peças baratas achando que novamente iriam acertar. Nem sempre isso da certo, ainda mais em grandes quantidades. Alguns jogadores pararam de render o esperado, como Éder Luís e somado a lesões (Tenório e recentemente Dedé) é evidente que o time teria grandes oscilações. Foi um grande choque de realidade na torcida que achava que por causa do ano passado tudo seria maravilhoso e os problemas estavam resolvidos. O Vasco precisa se reestruturar e isso não vai acontecer da noite pro dia, mas é preciso que a diretoria faça isso com sabedoria. O grande problema é que torcedor não tem paciência pra tanto e este ano a diretoria Vascaína errou muito. Que seja feito um planejamento melhor para 2013, porque pelo visto é o que restará ao Vasco.

Um comentário:

  1. Gostei! Só uma única correção ..não temos time para tal, porém 5 jogos podem mudar essa classificação, ainda temos chances matemáticas para a Libertadores. Texto ótimo, chatinho! Parabéns!!!

    ResponderExcluir