sábado, 20 de outubro de 2012

Eles querem a Elite!


              Pra quem gosta de futebol, a Série B deste ano está bastante emocionante e equilibrada e nas terças e sextas a noite e nos sábados a tarde pode ser um bom jeito de passar o tempo mesmo não sendo o seu time em campo. Pra quem acompanha desde o primeiro turno, já chegou a ver um Vitória embalado e não dando chances para o azar, sendo até cogitado no começo um título certo. O tempo passou e as coisas voltaram a ser equilibradas. Antes do final do primeiro turno, o Criciúma encostou de vez e acendeu a briga pelo título. Ainda tínhamos Joinville e São Caetano no G4, porém a uma distancia considerável. O Goiás era o quinto colocado e onze pontos atrás do Vitória.

                No segundo turno muita coisa mudou e o campeonato ganhou mais emoção. O Goiás virou a grande sensação, tendo uma grande ascensão e hoje tem chances claras de conquistar o seu segundo título nacional (foi campeão também da Série B em 1999). O Esmeraldino tem a uma das melhores defesas do campeonato (sofreu apenas 30 gols) e é o time que menos perdeu na competição (apenas 5 vezes). Vem de duas goleadas e de cinco vitórias consecutivas, sendo o melhor clube do returno e conseguindo chegar à vice-liderança.
                Assim como o Goiás, o Atlético Paranaense também está embalado no segundo turno fazendo uma boa campanha, conseguindo 26 pontos nesse returno. O Furacão veio de uma boa vitória em cima do Vitória em Salvador e se aproveitando do tropeço do São Caetano, entrou no G4. Com a atual situação do campeonato, e faltando sete rodadas, apesar de chances pequenas, o Atlético pode sonhar inclusive com o título da Série B. Outroque também briga por uma vaga no G4 é o São Caetano. O Azulão é um dos times mais equilibrados do campeonato, fazendo campanhas parecidas em ambos os turnos.
                 O Vitória teve uma grande queda de rendimento e para um time que estava muito a frente hoje ocupa apenas a terceira colocação e apesar de estar a 6 pontos do quinto colocado São Caetano, é preciso ligar o alerta antes que seja tarde. É apenas o sexto colocado no returno, o que deixa claro sua queda de rendimento e nem pode se apenas culpar a saída de seu grande atacante, Neto Baiano.
               O Criciúma esteve o campeonato todo praticamente brigando com o Vitória pelo título e tinha duas peças fundamentais em sua campanha e sendo os destaques da Série B. um é o atacante Zé Carlos, artilheiro disparado e isolado da competição, o outro é o jovem meia atacante Lucca que infelizmente teve uma séria lesão e está fora do resto da competição. O Tigre tem a terceira melhor campanha do segundo turno, porém muito atrás do Goiás, conquistando 23 pontos enquanto o time goiano conquistou 31. Busca seu quarto título nacional (campeão da Copa do Brasil em 1991 de forma invicta, a própria Série B em 2002 e a Série C em 2006) tendo o melhor ataque da competição com 66 gols e o que mais venceu (20 vezes).                
               Faltam apenas sete rodadas para o fim da Série B e a meu ver o momento é do Goiás. O Esmeraldino é o melhor do returno e já encostou no líder Criciúma que perdeu uma importante peça do elenco para o resto do Campeonato. Desculpem aos torcedores baianos do Vitória, mas o time tem “paraguaiado” e precisa voltar aos eixos se ainda pretende buscar o título. A derrota para o Atlético Paranaense dentro de casa e com um a mais em determinado momento da partida é inaceitável. Por sua vez, Atlético Paranaense e São Caetano devem brigar até a ultima rodada por essa ultima vaga no G4.

Um comentário: