sábado, 13 de outubro de 2012

Mercado da Bola 2013 - Dicas: Laterais


              A coluna “Mercado da Bola 2013” continua e dessa vez trazemos dicas de outra posição. Depois dos goleiros, chegou à vez dos laterais. Acredito que hoje no Brasil esse seja um dos grandes problemas das equipes, ter mais do que bons laterais. Jogadores diferenciados na posição inclusive fora do Brasil e da nossa nacionalidade é difícil de achar, não é a toa que na Copa do Mundo de 2010 não tivemos um bom lateral esquerdo (teimosia de Dunga em não levar Marcelo do Real Madrid). Hoje, Marcelo é bem provável que o melhor lateral esquerdo do mundo, mas não temos ainda um substituto que agrade definitivamente. Na lateral direita também temos um problema na hora de substituir Daniel Alves, já que Maicon já não está tendo o mesmo rendimento de antes.
                No Brasil são poucos clubes que realmente tem bons laterais, muitos deles desempenham bem seu papel, mas não chega a convencer efetivamente. O Internacional, por exemplo: Kleber e Nei já não rendem como antes e a idade do lateral esquerdo já pode fazer o Inter pensar em uma renovação. Fabrício jogou a maioria dos jogos na lateral esquerda e a meu ver vinha desempenhando um bom papel, inclusive de destaque do campeonato. Problema estaria na lateral direita, Nei não convence e seu substituto, Edson Ratinho é ainda pior. Outro time do sul que precisa de bons laterais é o Grêmio. Julio César considero um ótimo lateral, mas teve uma grave lesão este ano e a responsabilidade sobrou pra Anderson Pico, apesar de jovem e estar bem, mas não é nada espetacular. Na direita Edilson era titular, mas com seu fraco desempenho perdeu a vaga para Pará, que não merece nem comentários.
                Outros times ainda sofrem um pouco com laterais. Palmeiras, São Paulo e Vasco por exemplo buscam laterais direito que se firmem. Abaixo algumas dicas para laterais de ambos os lados:

Ayrton (Coritiba): Bem provável o lateral mais cobiçado por grandes clubes do Brasil. O lateral direito do Coritiba está jogando muito e demonstra um grande poder ofensivo. Tem qualidade no passe e em cruzamentos, além de ser um ótimo batedor de faltas. Dizem que o Palmeiras mantém contato com o jogador, mas o Coxa tem a preferência na compra (o jogador pertence ao Londrina). Ayrton tem 27 anos e já foi reserva no Atlético Goianiense em 2010 (pouca gente sabe disso), pode então gerar dúvidas de seu desempenho em times de maior expressão, mas também não vejo apostas melhores para o lado direito.

Cicinho (Sport): Experiente lateral de 32 anos que teve grande destaque no São Paulo campeão da Libertadores e Mundial de Clubes em 2005. Teve passagens na Europa pelo Real Madrid, Roma e Villareal.  Deveria ter sido titular na Copa do Mundo de 2006, pois vivia um grande momento e Cafu estava em baixa. Teve uma rápida passagem recentemente pelo São Paulo onde decepcionou, sua justificativa foi a falta de vontade e problemas com alcoolismo. No Sport até vem desempenhando um papel bom e devido a ameaça de rebaixamento, talvez seja uma alternativa a clubes que carecem dessa posição.

Juan (Santos / São Paulo): O experiente lateral esquerdo Juan que se destacou no Flamengo e ano passado foi jogar no São Paulo, hoje está emprestado ao Santos e apesar de não estar em alta, ainda pode contribuir para clubes carentes desse lado do campo. Juan tem 30 anos e é melhor ofensivamente. Foi campeão em 2009 do Brasileirão, Paulista e da Recopa Sul Americana deste ano. O São Paulo que já tem Cortez como titular e a volta do lateral Carleto que está no Fluminense também por empréstimo, não deve dificultar uma possível negociação. O que pode impedir alguns clubes é a alta pedida salarial do jogador, que apesar de não estar mais em alta, faz questão de ganhar muito bem.

Clemente Rodriguez (Boca Juniors): Porque pensar pequeno? O experiente lateral argentino pode atuar em ambas as laterais. Aos 31 anos, está desde 2010 no Boca Juniors, é habilidoso e bom marcador, certamente cairia muito bem em muitos clubes brasileiros. Apesar de atuar em um gigante argentino, devido ao bom momento financeiro do nosso futebol (muito melhor que o Argentino, diga-se de passagem) poderia servir de incentivo ao jogador. Foi revelado pelo próprio Boca e teve passagens por Spartak Moscou e Espanyol na Europa. Coleciona títulos, entre eles estão o Apertura de 2000-01, 2003-04 e 2011-12 e a Copa Libertadores de 2009 pelo Estudiantes.
                
                 Existem ainda outros laterais que poderiam ser investidos: Cicinho e João Paulo da Ponte Preta vêm fazendo um bom campeonato, o primeiro destacando-se com gols e o segundo com a regularidade. Luis Ricardo da Portuguesa e Douglas Santos do Náutico também poderiam ser bons jogadores para times medianos ou suplentes. Na Europa uma boa aposta poderia ser a repatriação do lateral direito Jonathan que está na Internacionale, mas desde os tempos de Cruzeiro tem estado inconstante e se machucando muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário