terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mercado da Bola 2013 - Dicas: Zagueiros


               O “Mercado da Bola 2013” vem com mais uma dica. Depois de falar dos goleiros e dos laterais que podem ser alvos de clubes nessa próxima janela, chegou a vez dos zagueiros. Os clubes do Brasil de maneira geral costumam ter um grande jogador na posição e outros que causam arrepios em sua torcida, caso do Vasco, por exemplo, outros possuem zagas em bons momentos e com boas peças como Atlético Mineiro, Grêmio e São Paulo, outros precisam de jogadores mais consistentes e com mais segurança, como o Santos. Porém é difícil arranjar times com uma ótima opção de zagueiro no banco, afinal, se dois são bons, nesse caso três pode ser ainda melhor.
                Todo time que deseja chegar a algum lugar precisa ter uma boa “cozinha” e aqui vão dicas de zagueiros que podem ser opções para ano que vem:

Lugano (Paris Saint German): O veterano zagueiro uruguaio de 31 anos está no Paris Saint German desde a temporada passada. Ainda no ano passado acabou perdendo a titularidade com a chegada do zagueiro brasileiro Alex e este ano, as coisas ficaram ainda mais difíceis com a chegada do também brasileiro Thiago Silva. Nesta temporada ele ainda não jogou nenhuma partida sequer e nas ultimas partidas nem no banco tem ficado. Porém Lugano ainda renderia muito no Brasil e muitos clubes já demonstraram interesse no futebol do jogador. Um grande problema seria talvez o salário altíssimo que beira quase R$1 milhão. Dizem que sua contratação já está encaminhada ao São Paulo, principalmente após a venda de Lucas e a boa relação que o clube tem com Leonardo, mas nada é certo e o zagueiro está no mercado.

Manoel (Atlético Paranaense): Sinceramente não sei como nenhum clube se interessa por esse ótimo zagueiro. Tem apenas 22 anos e grande potencial, sendo pra mim uma das maiores revelações atualmente da base do Atlético Paranaense (que apesar da queda, viveu grande momento na década passada). Fez dupla com Rhodolfo, hoje no São Paulo e por sinal chamava muito mais atenção do que o companheiro que está no clube paulista. O Furacão tem uma das melhores defesas da Série B e Manoel participou de 21 jogos, levando apenas dois cartões amarelos.

Anderson Martins (Al Jaish): Certamente um jogador que deve causar saudades a torcida Vascaína. Tem apenas 25 anos e está atualmente no milionário futebol do Qatar. Formou dupla com Dedé na campanha do clube Cruzmaltino na Copa do Brasil de 2011, mas antes disso fez ótimos jogos pelo Vitória. Com o time baiano conseguiu quatro títulos estaduais e um vice-campeonato da Copa do Brasil, além da Copa do Nordeste de 2010. No Qatar na temporada passada seu clube foi vice-campeão, mas nesta não está tão bem. É uma negociação difícil, afinal não faz tanto tempo que ele deixou o Brasil, mas como esses jogadores só buscam esse mercado para fazer seu “pé de meia” e jogar poucas temporadas é uma alternativa.

Emerson (Coritiba): Um dos melhores defensores do Campeonato Brasileiro do ano passado, o zagueiro do Coxa tem 29 anos e pode muito bem servir clubes grandes do Brasil. Este ano sofreu uma lesão que o tem afastado de muitos jogos, mas até isso acontecer ele era certamente a segurança de uma zaga vice campeã da Copa do Brasil, além de “artilheiro” fazendo muitos gols de cabeça. Antes de atuar pelo Coritiba, Emerson teve destaque também no Avaí, ajudando o clube a ter a melhor campanha de um clube catarinense em Campeonato Brasileiros (sexto lugar). Bom marcador e muito bom em jogadas áreas é uma boa opção para clubes que precisam de zagueiros.
               
            Ainda temos outros zagueiros que certamente poderiam atuar bem em clubes médios ou servir para compor elenco de um clube grande. Exemplos são Titi do Bahia, Wágner do São Caetano e Mauricio do Joinville. Vale também destacar dois jovens defensores do futebol sul americano que podem se tornar grandes jogadores. Um deles é o argentino promessa do Independiente, Leonel Galeano e o outro é o jovem chileno pertencente ao Colo Colo, mas que esta emprestado ao Deportes iquique, Sebastian Toro de 22 anos.  

Um comentário: