sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Raio X - Arouca x Paulinho


                Neste mês a analise do Raio X é em uma posição moderna do futebol. Hoje em dia para volantes se destacarem não basta apenas marcar, é preciso algo mais, dar mais qualidade no passe e contribuir com saídas de bolas e consistência no meio de campo. Vemos muito isso com famosos volantes como Xabi Alonso, Shweinsteiger e Pirlo. Dadas as suas devidas proporções, os jogadores dessa vez são os “segundo volantes” Paulinho do Corinthians e Arouca do Santos.
                José Paulo Bezerra Maciel Junior, mais conhecido como Paulinho, nascido em São Paulo e tem 24 anos. Apesar da idade é um pouco rodado, inclusive com passagens discretas em times minúsculos da Europa (futebol Lituano e Polonês). Despontou realmente no Bragantino, no qual ganhou grande destaque em 2009 pela Série B. Em 2010 foi contratado pelo Corinthians para ser substituto de Elias, e vem desempenhando seu papel muito bem. Em 2011 foi eleito o melhor volante do Brasileirão no qual seu clube se sagrou campeão. Cobiçado por times Europeus como Roma e Internazionale decidiu ficar no Brasil e neste ano foi uma das peças importantes na campanha do time na Libertadores, inclusive marcando o gol da classificação contra o Vasco.
                Marcos Arouca da Silva, conhecido também apenas como Arouca, nascido em Duas Barras no Rio de Janeiro, tem 26 anos. Começou nas categorias de base do Fluminense e ganhou grande destaque no time principal, foi campeão da Copa do Brasil de 2007 e fez uma brilhante campanha com o clube na Libertadores de 2008. Foi comprado pelo São Paulo onde teve poucas chances, e quando começou a entrosar com o time foi trocado por empréstimo por Rodrigo Souto do Santos. No Santos, em seu primeiro campeonato já ganhou destaque, na final do Paulista de 2010 contra o Santo André, salvando um gol em cima da linha. Arouca foi importante também na conquista da Copa do Brasil em 2010 e uma peça fundamental na Libertadores de 2011 vencida pelo peixe.
                Como as coisas estão neste ano? Este ano é notória a superação de Paulinho. O jogador do Corinthians tem atuado cada vez melhor e se destacado principalmente na frente com gols salvadores. Gols não são o que pesam para um volante, afinal sua função não é essa, mas vale destacar a presença “surpresa” de Paulinho na frente, além disso, isso se deve muito ao esquema tático de ambas as equipes. Se olharmos atributos de volante podemos comparar melhor. Arouca tem uma média superior de passes certos: 90,1% contra 87,2% de Paulinho, compensação, Paulinho possui mais desarmes. Arouca jogou 25 jogos e recebeu apenas 4 amarelos, já Paulinho com 18 jogos recebeu 6. Isso também se reflete nas faltas, com números maiores cometidas por Paulinho.
                Obviamente números ajudam a se tomar uma decisão, mas não podem ser a única coisa a se tomar como base. É evidente o melhor momento de Paulinho, inclusive pelas suas convocações merecidas para a seleção. Paulinho em 2011 ganhou o premio de Bola de Prata da revista Placar (premio que existe desde a década de 70 e hoje só não é mais conceituado do que o oficial da CBF). Arouca por outro lado vejo com uma das peças chaves desde 2010 do time do Santos e só não ganha mais destaque ainda pois a mídia só sabe falar de Neymar (e nisso acho que muitos santistas hão de concordar). Decidir entre os dois é algo complicado, pra mim o “embate” mais difícil que já aconteceu aqui. Sendo técnico da seleção certamente ambos seriam titulares, pois teria qualidade de passes dos dois jogadores e um com boa marcação e outro com melhor presença no ataque. Escolher um dos dois é algo bem difícil, entendo qualquer um que escolha um ou outro, mais uma vez vale ressaltar que o momento de Paulinho é melhor que o de Arouca, mas isso não significa que o jogador do Santos seja ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário