segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Chegando ao fim!


                A edição de 2012 do Campeonato Brasileiro está chegando ao fim e faltando apenas quatro rodadas já podemos definir muitas coisas, apesar de não as termos matematicamente definidas. A certeza que temos é que o Atlético Goianiense é o primeiro rebaixado matematicamente, faltando 12 pontos para disputar, a diferença para o Bahia, primeiro fora da zona do rebaixamento é de 13 pontos.
                Na parte superior da tabela as coisas já estão praticamente definidas. O Fluminense já é o virtual campeão, após o empate ontem no Morumbi contra o São Paulo e a derrota do Atlético Mineiro em Curitiba contra o Coxa. A diferença é de 9 pontos em 12 disputados e até mesmo os jogadores do Galo não acreditam mais. A disputa maior fica entre Galo e Grêmio na minha visão para quem vai garantir o vice campeonato e ir direto a disputa da Libertadores sem jogar a famosa “Pré” na qual o Corinthians caiu para o Tolima.
                O São Paulo, quarto colocado, está a 5 pontos do Atlético e creio que fica um pouco mais distante da briga dessa vaga direta. Porém, acredito que a vaga esteja praticamente assegurada na fase de Pré Libertadores, estando a 8 pontos do quinto colocado, o Botafogo, com os tropeços de Internacional, Vasco e o próprio Fogão, nada se alterou na diferença e já pode garantir a vaga matematicamente na próxima rodada.
                Na parte inferior da tabela resta na minha opinião a definição de uma vaga apenas para o rebaixamento. Além de Atlético Goianiense rebaixado matematicamente, o Figueirense está virtualmente rebaixado e tem tudo para acontecer já na próxima rodada, mesmo vencendo. O Palmeiras, Campeão da Copa do Brasil desse ano, também tem tudo para cair. A diferença para o Bahia são de 7 pontos e terá ainda nas próximas rodadas dois jogos complicados: o líder Fluminense em casa e o Flamengo no Rio de Janeiro.
A verdadeira disputa do campeonato fica por conta de Sport, Bahia e Portuguesa, com 36, 40 e 40 pontos respectivamente. O clube de Recife conseguiu uma vitória surpreendente ao bater por 3x0 o Vasco em pleno São Januário. O Bahia venceu a Lusa em São Paulo no confronto direto, complicando a situação do time do Canindé. Na penúltima rodada o Bahia enfrentará o Náutico, e apesar de a CBF ter feito de tudo para não haver certas entregas, dependendo da situação do campeonato, esse será um dos assuntos da 37ª rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário