terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pré-Temporada 2013 - Parte 1


São Paulo: Quem chega – O São Paulo é atual campeão da Copa Sul Americana e mantendo a sua base do ano passado, fez poucas contratações e delas aparentemente de qualidade. Devido as ausências de Luís Fabiano no ultimo ano, devido a condições físicas e algumas vezes por falta de disciplina, vendo que William José não dava conta do recado, a diretoria paulista trouxe Aloísio, atacante que fez ótimas atuações pelo Figueirense. Liberado pela Juventus da Itália, o zagueiro Lúcio também acertou sua vinda para o Tricolor paulista, deverá ser titular do time e se jogar tudo que sabe, certamente será um reforço de peso para o clube. O clube também trouxe mais dois atacantes, Negueba e Wallyson. O primeiro veio por empréstimo devido a uma negociação com o Flamengo envolvendo Cléber Santana, ainda no ano passado, o segundo, após sair do Cruzeiro, assinou com o São Paulo sem custos. Quem sai – O clube teve uma grande perda nessa janela, que foi a transferência do meia atacante Lucas para o PSG. Outros três jogadores saíram sem custos do clube, o primeiro foi William José, o segundo foi o meia Cícero que pertence ao Tombense (clube usado de laranja por empresários) e o volante Paulo Assunção. Objetivos – Após dois anos longe da competição que é a tanto adora jogar, o São Paulo está de volta a Libertadores e fará de tudo para conquista-la pela quarta vez. Isso implicará em certo abandono a competição estadual, no qual a maioria dos jogos devem ser jogados com a equipe reserva ou mista.

Fluminense: Quem chega – É o atual Campeão Brasileiro e devido ao seu desempenho manteve a boa base e fez apenas três contratações até o momento. Wellington Silva, lateral direito que fez boas atuações pelo rival Flamengo deve ser o único a ocupar a posição de titular, já que Bruno Vieira (dono da posição) teve bastante irregular no campeonato passado. Wellington pertencia ao Resende, e o Fluminense adquiriu 50% do valor do jogador, que assinou por três anos. Rhayner que fez boas atuações pelo Náutico deve ser o tão esperado atacante de velocidade. Já para lateral esquerda o clube trouxe Fabian Monzón que estava no Lyon. O jogador veio por empréstimo e deve disputar vaga com Carlinhos, que apesar de ter sido o lateral esquerdo da seleção do Brasileirão, não agrada a todos. Quem sai – O que pode dar a vantagem ao Flu na próxima temporada é que não perdeu nenhum jogador vital da equipe e bem provável que isso não ocorrerá tão cedo. Apenas o lateral esquerdo Thiago Carleto que estava emprestado retornou ao São Paulo. Objetivos – A principal meta do Fluminense é ganhar a Libertadores, título mais importante no Continente e que o clube ainda não tem. Apesar de tudo, o Fluminense hoje pode acreditar que possua dois times e mesmo atuando com o reserva no carioca deve chegar às decisões.

Corinthians: Quem chega – Assim como o Fluminense, o Campeão Mundial de 2012 não fez grandes mudanças. Manteve a base e contratou jogadores apenas que devem chegar para serem titulares. A principal contratação foi do atacante Alexandre Pato por valores altíssimos. Obviamente ele chega para ser titular, muito que provável ao lado de Emerson e se superar suas lesões e recuperar o seu futebol pode vim a ser de grande contribuição. Para o meio de campo, o clube trouxe o meia Renato Augusto que estava na Alemanha. Ele com toda certeza tomará o lugar de Douglas que há muito tempo (desde quando jogava no Grêmio) não vinha rendendo tanto. Para zaga, o clube paulista trouxe Gil, zagueiro que a pouco tempo atuou no Cruzeiro e estava no futebol francês. Ele provavelmente chega para disputar vaga de titular com Paulo André. Quem sai – O clube manteve a boa base, o que já garante o entrosamento do ano passado.  De saída do clube foram os meias Vitor Junior para o Internacional (anteriormente estava emprestado ao Botafogo) e Ramírez para a Ponte Preta, o atacante Chiquinho também para macaca e o atacante Martinez para o Boca Juniors, que pra mim poderia ter sido melhor aproveitado no time. Objetivos – novamente a meta é vencer a Libertadores. Atual campeão, o alvinegro busca o bi campeonato e tem time para isso. Não acho que tenha um elenco tão forte em todas as posições quanto o Fluminense, mas deve ir pelo menos com um “misto” nas partidas sem muita importância do Paulista.

Internacional: Quem chega – O Internacional já começou o ano fazendo algumas modificações no elenco. Trouxe os laterais direito Bruno Peres que jogou no Santos no ano passado, e Hélder por empréstimo que estava na França. Chegaram também o atacante Caio que estava no Botafogo e deverá ser um bom reserva para Forlán, e o meia Vitor Junior que pertencia ao Corinthians e achei uma contratação ruim. A melhor contratação do Colorado para esse inicio de temporada foi a do volante Willians, ex Flamengo e que estava na Udinese da Itália. Quem sai – A reformulação do elenco caro e que não rendeu ano passado está começando. A primeira saída foi do volante Guiñazu, ídolo da equipe, foi liberado para acertar seu retorno ao Libertad. O atacante Dagoberto também deixou o clube após um ano apagado e foi negociado com o Cruzeiro. O zagueiro Bolívar, o atacante Marcos Aurélio e o goleiro Renan, também deixaram o clube, para Botafogo, Sport e Goiás respectivamente. Objetivos – O Colorado não terá um grande começo de ano como nos últimos anos. Com a nova forma da Copa do Brasil as fases finais ficaram para o segundo semestre e estando fora da Libertadores, o que resta é apenas o Campeonato Gaúcho, no qual o clube entra com a “obrigação” de ser campeão. Obviamente, um clube com a estrutura atual do Internacional, entra no Brasileiro objetivando o título e o retorno a principal competição da América.

Coritiba: Quem chega – O time do Paraná começou a se reforçar ainda no ano passado. Após a rescisão com o Fenerbahçe, o meia veterano Alex retornou ao clube que o revelou. Além dele, o meia Bottinelli que estava no Flamengo e também foi liberado de graça pelo clube assinou. Ainda se reforçou com dois atletas para o ataque, Júlio César que foi dispensado do Figueirense e o atacante Arthur do Londrina. Outro atleta que também chegou ao Coxa, foi o jovem lateral direito Patric, que na ultima temporada defendeu o Náutico. O Coxa ainda tenta a contratação do zagueiro Leandro Almeida, ex Atlético Mineiro e que pertence ao Dínamo de Kiev. Quem sai – o Coritiba perdeu dois jogadores que foram importantes na campanha do clube no ano passado, sendo a principal delas, o meia Everton Ribeiro que foi negociado com o Cruzeiro, além do lateral que também contribuiu bastante Ayrton. Objetivos – A diretoria do Coritiba já avisou que o grande objetivo do clube este ano é a conquista de uma competição nacional, muito que provável que será investido as fichas na Copa do Brasil que em comparação com o Campeonato Brasileiro é uma competição mais fácil.

Sport: Quem chega – O grande problema do time em 2012 foi à zaga e, portanto, essa seria o principal setor de contratações. Para a posição chegaram até agora Mauricio do Joinville, Mateus do Cruzeiro e Gabriel Santos do América Mineiro. Para o ataque o clube ainda trouxe Marcos Aurélio do Internacional e Roger que atuou pela Ponte Preta no ultimo Campeonato Brasileiro, além do volante Fábio Bahia. Quem sai – muitos jogadores foram dispensados, como os jovens Marquinhos Gabriel, William Rocha e Lenon. O atacante Henrique que pertencia ao São Paulo teve metade do seu passe vendido para o Botafogo e nessa temporada vai reforçar o clube carioca. O zagueiro Edcarlos, um dos mais criticados da zaga, deixou o clube para o Seongnam Ilhwa. Objetivos – Com o rebaixamento do time, o objetivo principal do clube no ano passa a ser o retorno à elite do futebol, porém, a partir deste ano, alguns clubes do nordeste voltam a ter uma meta a mais e esse é o caso do rubro negro. Com a volta da Copa do Nordeste, acredito que o Sport entra inclusive como um dos favoritos ao título, e certamente priorizará a competição regional ao invés do estadual.




PS: Vale lembrar que está é uma escalação minha, considerando todos os jogadores em condições de jogo, ignorando lesões e suspensões. Não é nada oficial, só minha análise do plantel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário