quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pré-Temporada 2013 - Parte 3


Vitória: Quem chega – O Vitória no ano passado tinha tudo para subir de divisão com tranquilidade, mas no final do campeonato bobeou e se classificou com muito esforço. Com o nível maior da Série A, o Vitória está buscando desde já, reforçar seu elenco e está fazendo grandes mudanças e investimentos. Um dos primeiros reforços, foi o atacante que se destacou ano passado pelo Asa, e tem tudo pra repetir a boa fase no clube baiano, Lúcio Maranhão chegou com a missão de ser o homem gol do ataque. O clube também teve a chegada do atacante Pedro Oldoni do Atlético Parananense e dos zagueiros David Braz, Fabrício e Cardoso, que estavam no Santos, Vasco e Alania (Rússia) na ultima temporada. Recentemente o clube anunciou jogadores que realmente motivaram a equipe, como o meia Renato cajá, o volante paraguaio Luis Enrique Cáceres e o argentino (primo de Messi) Maxi Biancucchi. Quem sai – O clube acabou perdendo meias que estavam no clube por empréstimo, como Pedro Ken que pertencia ao Cruzeiro e Tartá que pertencia ao Fluminense. O atacante William também deixou o clube e reforçou a Ponte Preta. Objetivos – Com as novas contratações do Vitória, acredito que será o grande favorito a conquista de mais uma Copa do Nordeste. Entrando na segunda fase do Campeonato Baiano, o clube também junto com seu rival entra como favoritos como sempre. No Brasileiro a esperança do Vitória é fazer um bom campeonato e se o time render o do papel, podendo até conseguir uma Sul Americana.

Avaí: Quem chega – O Avaí não vem anunciando grandes reforços para o clube e está tentando arrumar a casa aos poucos. Podemos destacar como principais: o atacante Rodriguinho por empréstimo vindo do Fluminense, o zagueiro Pablo do Grêmio, o lateral Paulinho do Atlético Goianiense e o volante Eduardo Costa do Vasco. A principal contratação do clube até o momento foi a volta do meia Marquinhos, que estava tendo pouco espaço no Grêmio. Ainda é especulado a volta de Cléber Santana, porém o financeiro talvez atrapalhe o clube. Quem sai – As únicas perdas significativas do Avaí foi o volante Bruno Silva que já estava no clube há muito tempo e foi contratada pela Ponte Preta e Pirão para o São Caetano. Objetivos – Vejo o Avaí por enquanto brigando apenas pelo título estadual, ainda não montou um bom elenco e não os vejo com grandes chances de ir longe na Copa do Brasil.

Bahia: Quem chega – Diferente de seu rival, o Bahia está em um ritmo lento para as contratações e não o vejo se reforçando bem. Trouxe Brinner, zagueiro que pertence ao Botafogo e Douglas Pires, goleiro do Cruzeiro. O Bahia também trouxe o atacante Thuram que teve como passagem o Atlético Paranaense, Novo Hamburgo e Chapecoense. Quem sai – O Bahia também não perdeu muitos jogadores, porém, a saída de um foi certamente significativa. Gabriel, garoto que costuma atuar entre meio campo e o ataque, foi para o Flamengo depois de um ótimo ano atuando pelo Tricolor Baiano. Foi o principal jogador do time e ainda não foi reposto. Objetivos – Primeira coisa que o torcedor baiano espera é uma boa campanha na Copa do Nordeste e quem sabe se sagrar campeão da competição. O estadual também entra como quase como obrigação, já que tanto na Copa do Brasil, como no Brasileirão, não creio que o clube consiga grandes conquistas. Ao que tudo indica, será mais um ano difícil para o torcedor do Bahia.

Grêmio: Quem chega – O Grêmio teve boas atuações ano passado e não fez muitas contratações para o time principal. A mais importante talvez tenha sido a contratação em definitivo do volante Souza, que pertencia ao Porto. Outra contratação foi a do goleiro Dida, que eu sinceramente não achei necessária, já que Marcelo Grohe já vem provando ser digno da titularidade do time. O zagueiro Cris que estava no Galatasaray foi outro que chegou, além do meia Jean Deretti que estava no Figueirense. O Grêmio ainda trouxe os atacantes William José e Eduardo Vargas após uma grande novela, além de alguns jovens como Alex Telles e Bressan do Juventude e Wangler do Caxias. Quem sai – De jogadores que eram titulares o Grêmio até o memento perdeu apenas Gilberto Silva. O zagueiro Pablo e o meia Marquinhos sem espaço no Imortal foram negociados com o Avaí. O clube não renovou o vinculo com os laterais Júlio César e Gabriel e pretende também não continuar com o lateral Edilson que interessa ao Botafogo. O zagueiro Naldo também deixou o clube e se transferiu para a Udinese. Objetivos – O Grêmio está com sede de títulos e focará todas as suas forças na conquista da América. Porém, apesar do bom final da contratação do atacante Vargas, ainda acho que a diretoria gremista está lenta na contratação de laterais, que já no ano passado não encantavam e com a saída de pelo menos três deles torna o setor carente. Fábio Aurélio é um bom jogador, mas a muito tempo não joga futebol devido suas lesões e não se pode contar com ele. A campanha na Libertadores é o que provavelmente definirá o que o clube irá fazer no segundo semestre, se sagrando campeão, provavelmente focará mais na Copa do Brasil por já entrar numa fase avançada e ter menos desgaste e apenas fazer uma campanha intermediária no Brasileiro.

Vasco: Quem chega – A vida do Vasco para o próximo ano não será fácil, o clube em meio a crise está tentando se reforçar com jogadores “renegados”. Alguns desses jogadores, por exemplo, foram Pedro Ken e Sandro Silva que pertenciam ao Cruzeiro e já não tinham espaço no clube mineiro. O atacante Leonardo do Atlético Mineiro e volante Fillipe Soutto também do Galo mineiro. Michel Alves do Criciúma, que já não deveria ser aproveitado neste ano chegou ao clube para brigar com posição com o agora titular Alessandro. O Vasco ainda trouxe o lateral direito Elsinho. Quem sai – O Vasco teve muitos problemas, pois grande parte dos jogadores principais começou a sair. Primeiro foi o ídolo da torcida, Juninho Pernambucano que era o “cara” do time. Fernando Prass e o meia Felipe também deixaram o clube, o primeiro já assinou com o Palmeiras e o segundo ainda está livre no mercado. Auremir voltou para o Náutico, William Matheus foi para o Goiás, Barbio foi para o Atlético Goianiense e Eduardo Costa para o Avaí. Esses quatro últimos realmente não rendiam no Vasco e foi bom terem saído, porém, o Vasco também perdeu Alecsandro, que estava mal, mas ainda não repôs a altura. O Vasco se deseja algo neste ano, tem que fazer de tudo para manter o zagueiro Dedé. Objetivos – O Vasco no primeiro semestre tem como principal objetivo arrumar a casa, acertar a tática e ter um time competitivo pro resto do ano. Devido ao São Paulo ter que também disputar a Sul Americana por ter sido campeão no ultimo ano, o Vasco terá o privilégio de entrar nas oitavas de finais direto na Copa do Brasil. O estadual será importante pro Vasco, principalmente em termos motivacional para um elenco desacreditado.

Atlético Goianiense: Quem chega – O clube goiano foi recentemente rebaixado para a Série B e com uma campanha pior do que era esperado, portanto as contratações teriam que vim rapidamente. Só neste ano, o clube apresentou nove reforços, entre eles, os atacantes Ricardo Jesus que estava no Avaí, William Barbio que estava no Vasco e Juninho do Atlético Mineiro, John Lennon lateral direito do Botafogo e Paulo Henrique lateral esquerdo do Paraná Clube. Quem sai – Com a renovação, também seriam notórias as saídas de diversos jogadores Joílson, Marino, Diogo França, Vanderlei e Paulinho foram alguns que deixaram o clube. O goleiro Márcio é outro que pode estar de saída do clube, devido a problemas financeiros, o clube busca a redução salarial do jogador, que tem grandes riscos de sair do clube. Objetivos – O Atlético Goianiense irá buscar o regresso a elite do futebol, mas o clube passa por problemas e a missão não será nada fácil. O Campeonato Estadual será de grande ajuda para motivar o time, mas o clube certamente terá um Goiás mais estruturado e com um time mais forte.




 PS: Vale lembrar que está é uma escalação minha, considerando todos os jogadores em condições de jogo, ignorando lesões e suspensões. Não é nada oficial, só minha análise do plantel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário