sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pré-Temporada - Parte 4


Santos: Quem chega – O Santos não teve um ano ruim ano passado, mas não foi como esperado em seu Centenário. O elenco era limitado e era extremamente dependente de Neymar. O meio campista Paulo Henrique Ganso caiu de rendimento após suas lesões e ainda a novela de sua renovação só o atrapalhava em campo. Perdendo Ganso para o São Paulo o clube focou em trazer um novo camisa 10. E com muito esforço trouxe. Montillo que jogava no Cruzeiro chegou a Vila por uma grande quantia em dinheiro e mais o jogador Henrique. O clube ainda trouxe o volante Renê Júnior da Ponte Preta e Marcos Assunção que não renovou contrato com o Palmeiras. Além deles chegaram também Cícero que pertence ao Tombense (time de fachada para empresários) e o lateral esquerdo Guilherme Santos que jogou no Figueirense. Quem sai – Por Montillo o clube abriu mão do volante Henrique, que já não vinha mais rendendo. O lateral direito Bruno Peres também deve estar de saída do clube e o destino deve ser Porto Alegre, os zagueiros Bruno Rodrigo, David Braz e Ewerton Páscoa também deixaram o clube e devem reforçar Cruzeiro, Vitória e Criciúma respectivamente. Objetivos – Vejo o Santos como grande favorito a levar mais uma vez o Paulista, afinal seus outros três rivais e candidatos mais fortes ao título terão a maior competição da América em paralelo. Para o resto do ano, acho que o time terá condições de brigar por uma vaga na Libertadores ou quem sabe ainda ganhar a Copa do Brasil.

São Caetano: Quem chega – O São Caetano sempre busca formar um time competitivo e após ano passado bater na trave no acesso a elite do futebol, esse ano buscou nomes que possam melhorar ainda mais o elenco. A base foi mantida, e o grande destaque de contratação foi para o meio de campo. O veterano Pentacampeão Mundial Rivaldo, aos seus 40 anos, chegou para ter a responsabilidade de armar as jogadas do clube do ABC Paulista. O Azulão ainda trouxe o lateral direito Edson Ratinho (curiosamente costuma acertar com times que Rivaldo joga aqui no Brasil), o volante Pirão que estava no Avaí, o atacante Eduardo por empréstimo que estava no Partizan e Jóbson, ganhando mais uma chance em um time de futebol. Quem sai – O São Caetano até o momento não perdeu nenhum jogador importante, Artur, lateral que estava no Palmeiras foi para a Ponte Preta por empréstimo, Fernandes e tatú foram emprestados para o América RN e ainda tem o veterano atacante Somália que vai reforçar o Boa Vista. Objetivos – O São Caetano busca surpreender no Paulista e tentar ganhar o estadual mais uma vez. O objetivo principal no ano deve ser conseguir o regresso a elite do futebol brasileiro.

Atlético Paranaense: Quem chega – O Atlético Paranaense voltou à elite do futebol, mas ainda caminha lentamente para uma melhora no seu elenco. Até agora a única contratação foi o meia atacante Maranhão, que na verdade será utilizado como lateral esquerdo. O clube paranaense ainda negocia com o meia Everton, que está no futebol mexicano. Quem sai – O clube precisava fazer uma limpa e está acontecendo, saíram atacantes como Nieto, Pedro Oldoni e Fernandão. Bruno Mineiro também foi negociado com um time do Japão e Wellington Saci irá reforçar o Figueirense. Objetivos – O Atlético Paranaense deveria entrar de olho no estadual, mas acho que com os amistosos que o time principal fará na Espanha, ele estará em segundo plano. Para a disputa do Campeonato Brasileiro o time tem que se reforçar e muito. A diretoria disse que pretende buscar uma vaga na Libertadores, mas com o atual time é só ilusão para o torcedor.

Náutico: Quem chega – O Náutico fez um belo campeonato ano passado, principalmente dentro de casa. Começou o Brasileirão um pouco desacreditado e logo foi conquistando vitórias. Chegaram até agora no clube, o lateral esquerdo Bruno Collaço, o zagueiro Luis Eduardo do Salgueiro, e os meias Marcos Paulo do Goiás e Giovanni Augusto (que já havia jogado no clube e teve uma saída conturbada). Quem sai – O Náutico teve perdas que dificilmente vão ser repostas de imediato, o meia atacante Rhayner assinou com o Fluminense e havia sido o melhor jogador do time talvez no Brasileirão. Outros que também deixaram o clube foram o atacante Araújo que foi para o Atlético Mineiro e o lateral direito Patric, que reforçou o Coritiba. Souza também deixou o clube e retornou ao Palmeiras, clube que o havia emprestado. Objetivos – O Náutico não disputará a Copa do Nordeste devido ao seu mal desempenho no estadual do ano passado, e portanto tem como obrigação ganhar o estadual. No Brasileiro, o clube mais uma vez deve buscar a permanência na elite e provavelmente deve ficar no centro da tabela.

Flamengo: Quem chega – O Flamengo fez um péssimo campeonato no ano passado, chegando até horas perigar para ser rebaixado. O clube está em meio à troca de mandato de presidência e está em crise financeira. O Rubro Negro carioca está buscando reforços, mas o problema é que também está perdendo jogadores importantes. Trouxe o atacante Gabriel do Bahia, jovem e com grande futuro, tem tudo para brilhar no time, além dele também foi contratado por empréstimo o volante Elias, que estava no Sporting. Essa contratação foi muito boa, mas talvez pese no financeiro. O lateral João Paulo, que jogou na Ponte Preta e pertencia ao Oeste chegou ao clube para disputar vaga de titular com Ramon. O ultimo reforço do clube foi desnecessário, principalmente pelo nível do jogador. Wallace, zagueiro que estava no Corinthians é fraco e gastar com jogador para compor elenco, sendo que já se tem pelo menos quatro (contando com o garoto Frauches), achei precipitada. O Flamengo ainda busca um meia armador e dois atacantes para serem titulares, principalmente um fazedor de gols (como segundo atacante tenho quase certeza que Gabriel dará conta). Quem sai – O Flamengo teve perdas consideráveis e nas quais o clube não esperava. Primeiro foi o lateral direito Wellington Silva que pertencia ao Resende reforçou o Fluminense, depois foi Vagner Love que teve uma saída repentina, mas ao que tudo indica necessária devido a situação financeira do clube. Ainda existem negociações com Liedson e Ibson que segundo o clube, são caros. O meia Bottinelli também não permaneceu no clube e logo em seguida assinou com o Coritiba. Outro que saiu foi o zagueiro Welinton, mas este apenas por empréstimo. Objetivos – Vejo como principal objetivo do Flamengo esse ano é reestruturar-se. Sei que torcida só se importa com título, porém este ano mais importante do que isso é se recuperar financeiramente, ou pelo menos caminhar para isso. Pensando em títulos, acho que esse ano o clube pode invetir no estadual e quem sabe conseguir uma vaga para a Libertadores.



PS: Vale lembrar que está é uma escalação minha, considerando todos os jogadores em condições de jogo, ignorando lesões e suspensões. Não é nada oficial, só minha análise do plantel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário