sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Riquelme vale a pena?


                A muito tempo se especula a contratação do meia Riquelme no futebol brasileiro, tanto em seu auge de forma física e técnica, quanto recentemente, por alguns clubes. O “namoro” mais forte que aconteceu até então foi o do Palmeiras, que chegou até dar como quase certa a contratação do meia, mas Riquelme vale a pena?
                Juan Román Riquelme, nascido em Buenos Aires no dia 24 de junho de 1978, têm 34 anos e está atualmente sem clube. Começou nas categorias de base do Boca Juniors, no qual em sua primeira passagem jogou de 1996 até 2002 e conquistou duas Libertadores da América (2000 e 2001), além de quatro títulos argentinos, todos clausura (1998,1999,2000,2001) e um Mundial Interclubes (Intercontinental) em 2000.
                Chamando atenção de clubes europeus, Román se transferiu para o Barcelona, porém naquele ano, assim como toda a equipe catalã, não fez boas partidas e acabou sendo vendido ao Villarreal. No Submarino Amarelo, o argentino brilhou e junto com outros sul-americanos (Sorin, Forlán e Marcos Senna, naturalizado espanhol) e o clube conquistou o inédito terceiro lugar no espanhol na temporada 2004/2005 e se classificando pela primeira vez a Liga dos campeões da Europa. Na competição continental, mais uma vez o craque argentino foi o principal destaque e o clube chegou as semifinais, eliminando grandes clubes como Manchester United e Internazionale, porém, na semifinais errou um pênalti decisivo e nunca mais teve o mesmo desempenho na equipe. Após a Copa do Mundo, o argentino teve alguns desentendimentos com o técnico do clube, o chileno Manuel Pellegrini e acabou sendo emprestado em 2007 para o Boca. Naquele ano, mais uma vez jogando pelo clube do coração conquistou uma Libertadores, fazendo jogos inesquecíveis. Após o fim de empréstimo retornou ao Villarreal, porém com o clima ainda ruim, foi afastado por todo segundo semestre de 2007, sendo depois negociado em definitivo com o Boca Junior, no qual jogou até a final da Libertadores do ano passado em que o clube saiu derrotado pelo Corinthians.
                Desde então, Riquelme está sem clube e despertou interesse em diversos clubes. O Palmeiras esteve perto de contrata-lo, porém, na mudança de mandato, Paulo Nobre, novo presidente do clube decidiu cancelar as negociações, alegando custo/beneficio inviáveis para o momento do Palmeiras e concordo com ele. O Alviverde vive um momento conturbado, foi rebaixado a Série B, tem problemas financeiros e precisa se reestruturar.
                Mas será que hoje e nas condições propostas pelo atleta será que valeria a pena contratá-lo?  Ele é um jogador que tecnicamente ainda tem muito a contribuir para quase qualquer clube no mundo, porém, sempre teve fama negativa em relação à “vontade”, “motivação” e relacionamento com colegas. Além dessas suas características temos que considerar que ele já tem 34 anos e para piorar está a seis meses sem jogar, ou seja, está fora de forma e se tratando dele seria incerto acreditar que estaria 100% logo. Mais duas coisas ainda para mim inviabiliza o negócio para qualquer time que não queira “rasgar dinheiro” é o fato de ele ganhar menos de R$200 mil no Boca Junior e aqui no Brasil especular-se dele ganhar o dobro e sua declaração após a saída do Boca Juniors, na qual ele próprio reconhece que estar abaixo do seu nível, dizendo que o clube seu clube de coração não o merece pela metade.
                Concluindo, acredito que hoje Riquelme seria bom para um clube brasileiro apenas se ganhasse a mesma coisa que ganhava no Boca Juniors e ainda não fosse depender dele como principal jogador do clube e tendo que decidir. Vejo acerto na decisão da nova diretoria do Palmeiras e acredito que eles podem achar no mercado algum outro jogador que possa ajudar na função de criador de jogo (obviamente não com a mesma técnica de Román, mas com um melhor custo/beneficio e na qual ajudaria o clube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário