sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Diário da Libertadores 2013 - Semana 1



                A Libertadores de 2013 começou para valer e junto com ela este ano teremos um diário semanal destacando o que melhor e pior aconteceu na semana. Já tivemos quase todos os confrontos da primeira rodada da fase de grupos, restando apenas três partidas (Tigre/Libertad, Millonarios/Tijuana, San José/Corinthians) que acontecerão na semana que vem juntamente com algumas outras partidas já da segunda rodada.

Má arbitragem:

O primeiro jogo da fase de grupos da Libertadores de 2013 foi entre Nacional – URU e Barcelona – EQU e foi um grande exemplo de má arbitragem e do que podemos esperar para essa competição que pelo visto. O jogo terminou empatado em 2 a 2, com o time local saindo atrás do placar e tendo que buscar o empate. O juiz além de não marcar um pênalti a favor do time equatoriano, e antes mesmo do empate uruguaio “esqueceu” durante quase três minutos de expulsar um jogador do Nacional. O zagueiro Lembo, tomou o segundo amarelo, mas permaneceu em campo com a bola rolando, até que o juiz percebe-se o erro grotesco e o expulsasse.

Nacional – URU 2 x 2 Barcelona – EQU
                                     18’ Díaz
                                     26’ Ariel
69’ Loco Abreu
90+2’ Alonso

Estádio Gran Parque Central (Montevideo)
Árbitro: E. Osses (CHI)
Assistentes: F. Mondria (CHI), C Astroza (CHI)
Quarto Árbitro: D. Fedorczuk (URU)



Volta amarga:

A volta de Carlos Bianchi ao comando do Boca Juniors e na Libertadores não foi como todos esperavam. O Boca até começou bem, marcando seu primeiro gol na Libertadores em uma cobrança de pênalti convertida por Santiago Silva. No inicio do segundo tempo as coisas pareciam reforçar a vitória do time argentino, quando Gerardo Rodriguez perdeu um pênalti para o time mexicano. Porém, isso só fez com que o time mexicano crescesse e conseguisse a façanha de virar a partida. Esquivel empatou e pouco mais de 10 minutos depois Benítez com um golaço virou a partida em plena La Bombonera.

Boca Juniors 1 x 2 Toluca
23’ S. Silva (P)
                                59’ Esquivel
                                73’ Benitez

Estádio Alberto Jacinto Armando (La Bombonera)
Árbitro: V. Carrilo (PER)
Assistentes: J Bossio (PER), C. Escano (PER)
Quarto Árbitro: G Delfino (ARG)



Teve malandragem:

O jogo da rodada foi o confronto entre Atlético Mineiro e São Paulo, dois fortes candidatos a competição. Vitória para os donos da casa que contaram com uma malandragem de Ronaldinho Gaúcho e Junior César no primeiro gol. O craque se posicionou atrás da zaga paulista após ter ido tomar água com o goleiro Rogério Ceni. Analisando a jogada percebe-se que foi algo premeditado. O Galo ainda ampliou com uma cabeçada certeira de Réver após mais uma assistência de Ronaldinho Gaúcho. O São Paulo diminuiu com Aloísio após uma carga faltosa no lateral do time mineiro. Apesar do resultado acredito que ambas as equipes precisam demonstrar mais se querem chegar longe na competição, o São Paulo principalmente que demonstrou alguns erros repetidos e que o técnico Ney Franco insiste em cometer. O Galo teve boas chances, e uma ótima marcação, porém acho que deu “chutões” de mais para frente forçando sempre jogadas de velocidade de Bernard. O São Paulo ainda no fim teve a chance do empate com Paulo Henrique Ganso, em um chute vindo de um corte mal direcionado de Marcos Rocha.

Atlético MG 2 x 1 São Paulo
13’ Jô
73’ Réver
                                83’ Aloísio

Estádio Raimundo Sampaio (Independência)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (BRA)
Assistentes: Altemir Hausmann (BRA), Fabricio Vilarinho da Silva (BRA)
Quarto Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro.



Decepção:

A rodada teve um time Brasileiro decepcionando. O Grêmio recebeu o atual Campeão do Cláusura Chileno, Huachipato. Apesar do título nacional, o time foi considerado zebra e que pelo formato do torneio não é tão difícil de acontecer. Ontem o Grêmio não se encontrou em campo e fez um dos piores primeiro tempo de sua história, com a marcação fraca e sem saída de bola. Com isso o argentino Falcone inaugurou o placar aos 17 minutos. No segundo tempo as alterações de Luxemburgo pra mim só pioraram o time e o futebol apresentado foi muito mais pelo abafo do que pela qualidade, muito chuveirinho e muitos chutes desorientados. Se o problema era marcação e saída de bola, tirar um volante de contenção pra colocar um ataque é no mínimo um erro nessa situação. Adriano precisava sair, mas quem deveria entrar era Fernando, para tentar melhorar as duas coisas que estavam faltando de uma única vez. O uruguaio Rodriguez logo no começo da etapa final ampliou o placar, que foi logo diminuído em cobrança de pênalti de Barcos. O Tricolor sofreu um revés em casa que não poderia sofrer e precisa se reerguer já na próxima rodada contra o Fluminense.

Grêmio 1 x 2 Huachipato
17’ Falcone
51’ Rodriguez
                        54’ Barcos (P)

Estádio Arena Grêmio
Árbitro: D. Abal (ARG)
Assistentes: H. Maídana (ARG), J Belatti (ARG)
Quarto Árbitro: Wilton Pereira Sampaio



Outras Informações:

Números de gols da semana: 35 gols.
Placar mais elástico: Newell’s Old Boys 3 x 1 Olimpia.
Placar mais comum:
Artilheiro da semana: Sebastian Ubilla (Universidad do Chile).
Garçom da semana: Ronaldinho Gaúcho (Atlético MG) e Sinha (Toluca).

Craque da Rodada: Ronaldinho Gaúcho (Atlético MG).

Fique de olho:

O Sporting Cristal perdeu a partida contra o Palmeiras, mas entre os jogadores do time peruano, um chamou a atenção. O goleiro Diego Penny de 28 anos e 1,97m de altura fez boas defesas e se mostrou ser bastante seguro. Atuava pelo Juan Aurich até o ano passado e tem sido convocado recentemente para seleção peruana. Também já atuou no futebol inglês, no Burnley que hoje disputa a segunda divisão inglesa. O goleiro ainda tem uma idade boa e pode ser observado nos jogos futuros para ver se é realmente bom.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário