quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Promessas Mundiais - Matija Nastasic



                O mês de fevereiro terá como desfecho um zagueiro que vem se destacando no futebol, em especial na maior liga do mundo. Matija Nastasic, nascido em 28 de março de 1993, em Valjevo (antiga Iugoslávia e hoje a Sérvia), atuando atualmente pelo Manchester City.
                Com apenas 19 anos, o garoto tem 1,87 de altura, canhoto e se destaca por sua seriedade e velocidade nas recuperações de jogadas. Apesar de sua idade, já tem alguma rodagem no futebol profissional. Revelado na base do Partizan Belgrado, não teve oportunidades no time principal e acabou sendo emprestado para Teleoptik, clube da segunda divisão do país. O jovem zagueiro fez 21 partidas e mesmo na segunda divisão da Sérvia, chamou a atenção da Fiorentina.
                A Viola (como é conhecida a Fiorentina) o contratou por cerca de 2,5 milhões de euros e a ideia inicial era para que o atleta treinasse com o time juvenil. Porém, naquela temporada (2011/2012) o clube sofreu em seu setor defensivo com constantes lesões e suspensões e o jogador passou a integrar o plantel principal. Com isso, ele acabou jogando 25 jogos dos 38 do Campeonato Italiano e o que seria apenas um “quebra galho” se tornou um jogador constante e titular.
                Suas belas atuações lhe renderam uma grande valorização e foi comprado pelo Manchester City nesta temporada por 15 milhões de euros. Este ano no Manchester City o jovem zagueiro está se destacando, e tendo diversas oportunidades. Fez 16 partidas no Campeonato Inglês  (das 27 disputadas até agora) e destas o clube só perdeu 2 jogos e empatando 1, tendo a incrível façanha, mesmo que na Premier League, de ter apenas um único cartão amarelo.
                Na seleção de seu país o jogador está começando a ter oportunidades, participando de alguns amistosos e também das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Este ano a Sérvia fez apenas um amistoso contra o Chipre e o zagueiro participou dos 90 minutos de partida. Antes da principal, o jovem participou de quase todas as categorias de base da seleção (sub17, sub19 e sub21) disputando competições oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário