quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Promessas Mundiais - Xherdan Shaqiri



                O primeiro “Promessas Mundiais” de fevereiro trata-se de um meia que joga hoje no futebol alemão. Xherdan Shaqiri nasceu em Gnjilane na região de Kosovo, na época ainda era Iugoslávia, em 10 de outubro de 1991, tendo hoje 21 anos. Ainda na infância mudou-se com sua família para Basileia, uma das grandes cidades da Suíça, onde foi criado. Atualmente joga no Bayern de Munique e pela seleção Suíça, sendo um meia de muita habilidade, com bom drible e finalização, normalmente jogando aberto pelo lado direito e cortando para dentro para finalizações com sua poderosa canhota, mas também consegue jogar mais centralizado e pelo lado esquerdo.
                Na sua juventude Shaqiri jogou pelo SV Augst e pelo Basel, um dos principais clubes da Suiça. Ainda na sua infância, ele foi eleito o melhor jogador da Sub-15 Nike Cup 2007 e já nesta idade começou a chamar a atenção de grandes clubes europeus. Sua permanência no clube suíço foi mantida até o começo do ano passado. Com o Basel foi tri campeão suíço em três anos no clube e se tornando o principal jogador da equipe. Uma partida que certamente marcou o meia foi na Liga dos Campeões da temporada passada (2011/2012) no qual o time eliminou o Manchester United na fase de grupos. Shaqiri foi essencial na partida e infernizou a defesa dos Diabos Vermelhos, além de dar duas assistências na partida.
                Vendido ao Bayern de Munique por mais de 11 milhões de euros e com um contrato de quatro anos, logo em sua estreia oficial pelo clube na DFB Pokal (Copa da Alemanha) entrando mesmo como suplente, marcou um gol e ainda deu duas assistências para os gols de Mandzukic e Pizarro na goleada por 4 a 0 sobre o modesto Jahn Regensburf. Ele é um suplente da poderosa equipe alemã, mas está em campo quase todo o jogo e fazendo diferença na equipe que está voando na Bundesliga.
                Na seleção suíça, Shaqiri é um dos principais jogadores, sendo convocado pela primeira vez em um amistoso contra o Uruguai em 2010 e também já foi incluso no grupo que jogara a Copa do Mundo de 2010. Uma partida memorável na seleção foi contra a Bulgária, na qualificação para Euro de 2012, quando fez um hat-trick e a Suíça venceu de virada por 3 a 1. Poderia ter sido incluso no grupo que disputaria as Olimpíadas em Londres no ano passado, porém preferiu ser dispensado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário