segunda-feira, 1 de abril de 2013

Copa do Brasil 2013



                Chegou a hora de começar a maior Copa do Brasil da história. As regras foram mudadas, mais times foram acrescentados e agora a competição durará o ano todo. É o caminho mais curto para a Libertadores, é um título nacional e a maior chance de um time menor surpreender. Nos últimos anos a competição vem ganhando um pouco mais de importância e com a volta dos times que disputam a Libertadores ela se torna ainda mais difícil.
                Na 25ª edição da Copa, 86 clubes participarão e o São Paulo será o único clube Brasileiro dos grandes a não participar, pois como atual campeão da Copa Sul Americana, tem “obrigação” de participar da competição no ano seguinte e neste primeiro semestre disputa a Copa Libertadores. Eu ainda não concordo completamente com o modo de qualificação para a competição, afinal a classificação sai dos estaduais e muito time que merecia estar não está (como por exemplo, no estado de São Paulo temos Noroeste e São Bernardo qualificados, ambos ano passado disputando a Série A2 do estadual, enquanto o Oeste, que neste ano disputará a Série B do Brasileiro está de fora).
                São 70 clubes definidos nos Campeonatos Estaduais e nas Copas Estaduais (disputada por times menores sem divisões normalmente). 10 clubes são definidos através do ranking da CBF e os outros 6 são os que participam atualmente da Libertadores.
                Havia a expectativa do estado do Espirito Santo ter uma segunda vaga, porém com o novo ranking da CBF isso não aconteceu e o estado já havia organizado uma segunda competição para promover uma nova vaga. Devido a essa confusão, a CBF decidiu que haveria uma disputa “Pré Copa do Brasil”, entre o segundo representante do Espirito Santo (Deportiva) e o segundo representante do Acre (Atlético Acreano).
                Essa partida preliminar aconteceu algumas semanas atrás, também divididas em jogos de ida e de volta. No dia 27 de fevereiro houve empate no Acre, por 1 a 1 e no segundo jogo no dia 13 de março, houve um verdadeiro show de gols e o Deportiva do Espirito Santos venceu a partida por 5 a 4 e conseguindo a classificação. O time capixaba enfrentará o Figueirense pela primeira fase da Copa do Brasil.
                Serão três fases antes dos times que estão na Libertadores entrarem na disputa, portanto para muitos clubes o calendário de verdade começará apenas com o Brasileirão. É difícil apontar favoritos, tendo em vista que os estaduais possuem um nível muito baixo e não servem de grande parâmetro, mas dos clubes que entram de imediato posso destacar alguns, como o Coritiba, Internacional, Ponte Preta, Botafogo, Cruzeiro e apontaria o Náutico se não tivesse perdido os dois jogos que realmente deveria mostrar força até o momento (Sport e Santa Cruz).

Segue o chaveamento dos jogos dessa semana:

03/04/2013

Remo x Flamengo
Ceilândia x Ceará
Rio Branco (AC) x Internacional
Guarani de Juazeiro x Santa Cruz
Veranópolis x Santo André
Vitoria da Conquista x Sport
Noroeste x Criciúma
Nacional (AM) x Águia de Marabá
Resende x Caxias
Cianorte x Barueri
Brasil de pelotas x Atlético Paranaense
Naviraiense x Portuguesa
Bangu x Betim

04/04/2013

CSP x Coritiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário