sábado, 4 de maio de 2013

Ademilson e seu futuro!



                Ademilson é o jovem atacante de 19 anos do São Paulo e tido no clube como uma das grandes promessas. O presidente Juvenal Juvêncio chegou até declarar no ano passado que ele teria tudo para substituir Lucas tanto no futebol, quanto no coração do torcedor, sendo melhor até que o ex-camisa 7 do clube que hoje está no PSG.
                Porém a realidade está sendo bastante diferente do esperado e o jovem ainda não consegue embalar grandes partidas e convencer. Nas categorias de base do clube foi muito bem e inclusive com ótimas passag
ens pelas seleções de base também, ofuscando seu ex-companheiro de clube e hoje pertencente ao Chelsea, Lucas Piazon, outra grande promessa do Tricolor Paulista.
                Foi integrado ao elenco principal desde o ano passado, jogando até agora 46 partidas (muitas vezes como reserva) e marcando 7 gols. Apesar de suplente, se esperava mais, não só em gols, mas também em desempenho em campo.
                Nem todos os jogadores da base sobem direto para o profissional e embalam logo nas primeiras aparições. Isso acontece com poucos, como no caso de Lucas recentemente e de Breno em 2007, no qual até entrou para seleção do Campeonato Brasileiro daquele ano. Alguns precisam de tempo, porém, Ademilson está sendo queimado e temo que ele acabe se tornando um novo Henrique.
                Quais as soluções adotadas nesses casos? Ademilson é um atacante e tanto pela sua posição, quanto pelo seu desempenho nas categorias de base, as exigências são maiores que, por exemplo, Rodrigo Caio que é um volante e está no profissional um pouco mais de tempo e se pode ter paciência para só agora estar mostrando evolução e convencendo a todos.
                Minha sugestão é que o Tricolor precisa emprestá-lo para o inicio do Brasileiro, para um time que ele tenha possibilidade de jogar frequentemente e ter mais responsabilidades. Obviamente ele precisa ter comprometimento e ser menos “marrento”. Vejo-o hoje como boa opção para Criciúma, Goiás, Bahia e até para Ponte Preta que deve sofrer algumas perdas notáveis, ou muitos clubes de Série B que vão brigar para subir: Avaí, Figueirense, Atlético Goianiense, Sport, Ceará, América Mineiro, etc.
                Podemos pegar exemplos recentes de jogadores que passaram por esse processo para serem melhores avaliados. Temos exemplos recentes no clube, como Carleto que foi emprestado para o América Mineiro e Fluminense, teve bom rendimento e hoje, mais experiente vem sendo titular na lateral esquerda. Outro exemplo foi Hernanes, que disputou a Série B pelo Santo André em 2006 e já deu muitas alegrias para os São Paulinos.
                Obvio que também temos exemplos ruins, como no caso de Henrique, que nunca acabou vingando no São Paulo e nem em outro clube, porém, é um processo que serve justamente para isso, para amadurecer o jogador e ver se ele está apto ou não para atuar em um clube ambicioso e que busca títulos. Para mim, Ademilson precisa ser emprestado!

Um comentário: