domingo, 19 de maio de 2013

História dos Clássicos: Galo x Raposa



              Hoje o maior clássico mineiro é o confronto entre Atlético Mineiro e Cruzeiro e este clássico costuma ser dividido historicamente em duas etapas: Antes do Mineirão e Depois do Mineirão. Na primeira metade do século passado (Era Antes Mineirão), o maior clássico do estado era conhecido como Clássico das Multidões, disputado entre América Mineiro e Atlético Mineiro. Inclusive o primeiro título mineiro do Atlético foi em 1915, quando o Cruzeiro ainda nem existia.
                O Cruzeiro surgiu na década de 20, com o nome de Palestra Itália, mas a sua rivalidade com o Atlético só foi tomar destaque a partir da década de 50. Até a inauguração do Mineirão em setembro de 1965, os jogos costumavam acontecer no Independência, e lá a vantagem do Atlético era grande, sendo das 57 partidas disputadas 29 vitórias do Galo, contra apenas 17 da Raposa.
                O Clássico Mineiro causa polemica até mesmo nas estatísticas, afinal, Cruzeiro e Atlético apresentam números diferentes.

Dados gerais:

Segundo o Atlético:

Total de jogos: 477.
Total de Gols: 1271.
Vitórias do Atlético: 193.
Gols do Atlético: 672
Vitórias do Cruzeiro: 159.
Gols do Cruzeiro: 599.
Empates: 125.

Segundo o Cruzeiro:

Total de jogos: 460.
Total de gols: 1246.
Vitórias do Atlético: 180.
Gols do Atlético: 650.
Vitórias do Cruzeiro: 158.
Gols do Cruzeiro: 596.
Empates: 121.

Outras:

Maior público pagante: 129.296 (Atlético Mineiro 0 x 1 Cruzeiro) - 4 de maio de 1969.
Maior artilheiro do clássico: Guará (Atlético Mineiro) – 26 gols (anos 30).

O matador do clássico:

               
Guaracy Januzzi, também conhecido como Guará foi um atacante que jogou no Galo na década de 30 e é o maior artilheiro da história do clássico com 26 gols. Fez quase 200 jogos no Galo marcando 168 gols e sendo hoje o quarto maior artilheiro da história do clube. Chegou ao clube em setembro de 1933, e ganhou o apelido de “Demônio Louro”, cujos passos e dribles mágicos iam parar invariavelmente nas redes.
                O astro do Atlético naquela época foi vitima de uma tragédia. Quis o destino que em um jogo contra o Cruzeiro selasse praticamente sua vida no futebol. Em uma disputa de bola com o zagueiro cruzeirense Caieira, o atacante caiu ao chão imóvel depois de um choque de cabeça. Guará teve traumatismo craniano e apesar de tentar jogar futebol depois de 8 meses, nunca mais foi o mesmo.

Entrou para história:

                A maior goleada do clássico pertence ao Atlético Mineiro, sendo um sonoro 9 a 2 em cima do arquirrival de hoje (que na época não era). O jogo ocorreu em 27 de novembro de 1927, em uma época que o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália e o clube vencedor tinha como destaque o “Trio Maldito”, formado por Jairo, Mário de Castro e Said.
                Uma desculpa muito falada, inclusive pelo ex-jogador Ninão em entrevista para o estado de Minas, é de que os jogadores do clube celeste queriam evitar um novo título do América e não se esforçaram. Caso o Palestra vencesse, o Coelho receberia a taça, que já havia sido Decacampeão (seguidamente).

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Data: 27/11/1927.
Atlético Mineiro 9 x 2 Palestra Itália
Gols: Said (3), Mário de Castro (2) e Jairo (3) e Getúlio; Ninão (2) 
Árbitro: José Avelino
Público: 4 mil
Estádio: Campo do América

Atlético: Perigoso, Chiquinho, Brant, Franco, Ivo, Hugo, Getulinho, Said, Jairo, Mário de Castro e Getúlio

Palestra Itália (Cruzeiro): Geraldo, Rizzo, Para-raio, Porfírio, Osti, Nininho, Piorra, Nani, Ninão, Bengala e Armandinho

Outras curiosidades:

- O clássico já ocorreu fora do Brasil, sendo uma única vez pela disputa da Copa Bimbo, em 2009 no Estádio Centenário no Uruguai, com vitória do Cruzeiro por 4 a 2.
- Os clubes nunca disputaram uma final de competição que não seja nível estadual.
- O Atlético Mineiro é entre os dois times o que mais foi campeão seguidamente do estadual, sendo hexacampeão em 1978 a 1983, tendo inclusive sempre o rival Cruzeiro como vice-campeão.

Um comentário: