segunda-feira, 6 de maio de 2013

Um pouco de Catarinense!



  

        
      Aos poucos o futebol Catarinense vem crescendo e aparecendo cada vez mais no cenário nacional. O estado não tem um time forte no momento e nem muita tradição, mas sempre vem surgindo ao longo dos anos com surpresas, um bom exemplo é o time do Figueirense há dois anos. De maneira equilibrada o futebol do estado caminha para frente, mesmo com todas as dificuldades que sofre.
                A região certamente sofre muito com a falta de incentivo dos próprios moradores, afinal em todo o estado, os primeiros clubes com maior número de torcedores não são de times locais e de certa forma isso atrapalha muito o desenvolvimento do campeonato por causa de falta de incentivos.
                Os títulos mais importantes do estado foram do Criciúma, sendo uma Copa do Brasil (1991) e dois Campeonatos Brasileiros Série B (1986*, 2002). O Tigre neste ano inclusive é o único representante do estado na primeira divisão do nacional. Santa Catarina ainda nesta temporada de 2013 terá quatro representantes na Série B, fazendo curiosamente o estado com o segundo maior número de representantes entre as Séries A e B, atrás apenas do estado de São Paulo.
                Essa inclusive é a primeira vez desde a criação dos pontos corridos que o estado conseguiu esse número de representantes nas duas únicas divisões do país que considero profissionalizadas. Isso pode até parecer pouco para os olhos de alguns, mas mostra uma evolução que quem sabe com o tempo represente em campanhas vitoriosas e de maior impacto.
                O nível do estadual ainda é baixo, assim como todos os outros. Apesar disso, ainda vejo certo equilíbrio e que o torna mais interessante hoje do que o Campeonato Gaúcho, por exemplo. A final do Campeonato Catarinense acontecerá em dois jogos, nos dois próximos finais de semana. Chapecoense e Criciúma decidem mais uma final, nas duas ultimas que foram a decisão (2007 e 2011) deu Chapecoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário