quarta-feira, 3 de julho de 2013

Laterais: Problemas que vem da base!



                Os laterais brasileiros tem sido um grande problema na atualidade. Se pararmos para pensar, existem poucos que realmente tem uma função completa de lateral, sabendo apoiar e marcar, e isso no mundo, quem dirá para os clubes brasileiros. Se observarmos a seleção Brasileira, teremos poucas opções para as posições, tanto lateral esquerdo e principalmente para a lateral direita. Hoje, os titulares são Marcelo e Filipe Luís pela esquerda e Daniel Alves pela direita, e isso que o ultimo por muitas vezes vem sendo criticado devido seu futebol atual.
                Se olharmos para o futebol atual no Brasil, qual lateral esquerdo, por exemplo, seria de grande destaque? Vejo que Carlinhos do Fluminense tem sido o melhor, porém, mesmo ele por diversas vezes comete algumas falhas. Buscando-nos outros clubes do Brasil, quais outros laterais teriam? Fábio Santos no Corinthians? Egídio no Cruzeiro? Júlio César no Botafogo? Carleto no São Paulo? Sinceramente não vejo grandes nomes hoje no Brasil pra posição e até mesmo o Atlético Mineiro que está sendo o melhor time do Brasil joga com Richarlyson na lateral esquerda.
                Na lateral direita vejo ainda um desafio maior. Daniel Alves que vem sendo titular e inquestionável pelos treinadores, no fundo, não está convencendo, principalmente pela parte defensiva. No Brasil, o único lateral direito que podemos destacar é Marcos Rocha, mas que também na parte defensiva vem deixando a desejar, e é justamente esse o maior problema dos laterais brasileiros encontram para crescer e alcançar grandes clubes na Europa.
                A grande deficiência na marcação de nossos laterais tem sido um grande problema e parece que os clubes têm feito pouco por isso, e no futebol europeu a mentalidade do lateral é em primeiro defender e depois atacar. Essa inclusive foi a maior dificuldade que o lateral esquerdo Alex Sandro encontrou quando chegou ao Porto. Em uma entrevista ao Lance, confessou que demorou a se acostumar a essa função de marcar, já que aqui no Brasil tinha bastante liberdade de atacar.
                Lateral que não sabe cruzar não é lateral. Lateral que não apoia não é lateral. E lateral que não sabe marcar não é lateral. Vejo que esses são as premissas no aprendizado de um lateral, talvez uma das posições que mais exige do atleta, principalmente na parte física, mas olhando alguns que temos hoje, encaro como a “posição que sobrou”. Se tiver velocidade e certa “ginga”, mas peca em finalizações, não da pra ser atacante, então vira lateral. Se tiver bom passe ou cruzamento, mas não tem criatividade necessária para virar meia, vira lateral. Os clubes precisam investir mais nessa posição, pois hoje temos pouca qualidade nas opções no mercado e possivelmente para as próximas gerações da seleção brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário