sábado, 27 de julho de 2013

Raio-X: Rafinha x Vitinho

No mês de julho e de férias escolares, os escolhidos para o Raio-X são dois jovens garotos com características parecidas e que atuam em rivais da mesma cidade. A posição mais adorada pela garotada e a que normalmente mais encanta os amantes de futebol: os atacantes. Os comparados da vez são Rafinha e Vitinho, ambas as promessas da base de Flamengo e Botafogo respectivamente.
                Rafael Pereira Lima, também conhecido como Rafinha, nascido em Porto Franco, Maranhão em 1 de abril de 1993, tem 20 anos. Começou sua carreira no CFZ-DF, clube fundado e organizado pelo ex-jogador Zico. Este é uma filial do principal que fica no Rio de Janeiro. Chamando muita atenção, foi levado para cede do Rio, e chegou até disputar jogos pela equipe na 2ª Divisão do carioca. Em 2010 o Flamengo e Zico fizeram um acordo, no qual destaques do CFZ poderiam ser integrados com as categorias de base do clube e foi assim que Rafinha chegou ao Flamengo.
Em 2011 foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal e mais tradicional torneio das categorias de base do país. Foi neste ano também que participou da Copa Libertadores sub-20 e fez boas partidas. O garoto estreou pelo Flamengo este ano e teve estrela marcando seu primeiro gol de modo impressionante e em cima do grande rival, o Vasco.
Victor Vinicius Coelho dos Santos, também conhecido como Vitinho, nascido no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1993, tendo 19 anos. O jogador começou sua carreira nas categorias de base do Audax-RJ, na qual ficou por cerca de três ano. Em 2011 chegou ao Botafogo integrando ainda as categorias de base. Ainda em 2011 chegou a jogar uma única partida pelo Campeonato Carioca e marcou um gol. Na ocasião, o Botafogo perdeu o jogo para o Boavista por 5 a 2 e de virada. Vitinho marcou o segundo gol da equipe alvinegra.
Voltou a atuar no ano seguinte, em uma partida contra o Fluminense no carioca e contra o Vitória, pela Copa do Brasil. Este ano têm aparecido mais vezes e ganhando o status de grande promessa.
Rafinha e Vitinho são velozes e habilidosos. Ambos são reservas em sua equipe neste momento, mas Rafinha no começo do ano era titular e viveu um grande momento, porém tudo acabou sendo precoce demais e o garoto ainda precisa evoluir bastante. Foram 25 partidas ao todo, marcou 3 gols e participou bastante de outros, inclusive servindo os companheiros. Já Vitinho vem aos poucos ganhando seu espaço e com a saída de muitos jogadores tornou-se titular da equipe, jogando 27 partidas e marcando 6 gols.

O Raio-X elege Vitinho como melhor jogador, mas não que isso faça desmerecer o atacante Flamenguista. São dois bons jogadores e com um potencial para serem ainda melhores. Acredito que Rafinha tenha tido um pouco mais de mídia do que realmente merecia e que Vitinho longe dos holofotes vem se destacando mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário