sexta-feira, 18 de outubro de 2013

História dos Clássicos: GreNal

                              O GreNal é o confronto entre duas das maiores equipes do país e um dos clássicos mais importantes de todo o mundo. Esse clássico de Porto Alegre que coloca frente a frente o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport  Club Internacional desde 1909 (mais de 100 anos de clássico) e ao longo de seus quase 400 jogos, muitas histórias já aconteceram.
                A expressão “Gre-Nal” surgiu em 1926 pelo jornalista Ivo dos Santos Martins (gremista) para abreviar os longos nomes dos clubes em seus textos. O Grêmio por ter sido fundado seis anos antes liderou com folga as primeiras estatísticas, inclusive vencendo o primeiro confronto de forma majestosa (10 a 0), tendo cinco gols marcados pelo alemão Edgar Booth, que também foi autor do primeiro gol do clássico na história. O Internacional tomou a frente nas estatísticas na época conhecida como “Rolo Compressor” e desde então nunca mais foi ultrapassado.

Dados gerais:

Total de jogos: 397.
Total de Gols: 1087.
Vitórias do Grêmio: 125.
Gols do Grêmio: 524.
Vitórias do Internacional: 149.
Gols do Internacional: 563.
Empates: 123.
Maior público pagante: 85.072 (Internacional 1 x 1 Grêmio) – 30 de maio de 1971.
Maior artilheiro do clássico: Carlitos (Internacional) – 42 gols.

Grêm10 x 0 Internacional:

                A maior goleada do clássico também é marcada por ser o primeiro confronto entre as duas equipes e o placar foi algo que dificilmente será batido um dia por mais distinta seja a fase dos dois clubes. Dirigentes Colorados procuraram os Gremistas para serem seus primeiros adversários, já que o clube acabara de ser fundado há dois meses. A partida que inicialmente seria disputada o dia 27 de junho foi adiada para o mês seguinte devido a agenda lotada do clube tricolor e da exigência dos colorados em enfrentar o time titular de seu adversário.
                Em 18 de julho de 1909 no Estádio da Baixada (que pertencia ao Grêmio) foi realizada a partida. O Grêmio com seu uniforme dividido verticalmente em branco e azul e com calções pretos, já o Inter com sua camisa listrada vermelha e branca e calções brancos. Os gols não demoraram a sair e o primeiro da história do clássico foi logo aos 10 minutos iniciais, marcado por Edgar Booth.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Data: 18/07/1909.
Grêmio 10 x 0 Internacional.
Local: Estádio da Baixada.
Gols: Grünewald (4), Moreira (1), Booth (5).
Grêmio: Kallfelz; Deppermann e Becker; Karls, Black e Mostardeiro; Brochado, Grünewald, Moreira, Booth e Schröder.
Internacional: Luiz Poppe; Portella e Simoni; Vignoles, Pires e Wetternich; José Poppe, Carvalho, Cezar, Mendonça e Carvalho.

O jogo que virou história:

                
                O Grenal do Século foi assim denominada a segunda partida (após um empate sem gols no Olimpico) entre Grêmio e Internacional válida pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, em 12 de fevereiro de1989. A importância desta partida era realmente extraordinária, já que valia a classificação para a decisão do campeonato brasileiro (contra o vencedor de Bahia x Fluminense) e ainda a vaga na Taça Libertadores da América daquele ano.
                A partida terminou com vitória do Internacional por 2 a 1, de virada e com um jogador a menos em campo, pois o lateral Casemiro fora expulso ainda no primeiro tempo. Marcos Vinícius marcou para o Grêmio aos 25 minutos de jogo. Na segunda etapa, o centroavante Nílson marcou duas vezes para o Internacional, aos 16 e aos 26 minutos. Nilson foi considerado o grande herói do jogo, pois além de ter feito os dois gols, jogou machucado.
                Este foi o Grenal número 297, foi disputado no Estádio Beira-Rio e teve o maior público de Grenais em Campeonatos Brasileiros até hoje: 78.083 pagantes.
O livro "O Segundo tempo", de Michel Laub (Editora Companhia das Letras, São Paulo, 2006), conta uma história fictícia que se passa durante o "Grenal do século".

100 anos de rivalidade:

                O Grenal de número 377 não foi apenas mais um Grenal, afinal o jogo realizado em 19 de julho de 2009 pelo Campeonato Brasileiro representava 100 anos do clássico e de uma rivalidade intensa que só cresceu e cresce ao longo dos anos. Havia muita expectativa para o confronto e muita badalação por parte da mídia. A vitória foi gremista e de virada pra deixar o sabor ainda melhor.

FICHA TÉCICA DA PARTIDA
Data: 19/07/2009.
Grêmio 2 x 1 Internacional.
Local: Estádio Olímpico Monumental.
Gols: Souza, Maxi Lopez (Grêmio). Nilmar (Internacional).
Grêmio: Victor; Mário Fernandes (Makelele), Rafael Marques, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Souza e Tcheco; Herrera (Jonas) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.
Internacional: Lauro; Bolívar (Danilo Silva), Índio, Sorondo e Kléber;  Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Giuliano) e D'Alessandro; Taíson (Alecsandro) e Nilmar. Técnico: Tite.

O Rolo Compressor:

                “Rolo Compressor” foi como ficou conhecido o time do Internacional nas décadas de 40 e 50
por ter como grande característica o seu poder ofensivo. Desse time destaca-se Carlitos (Alberto Zolim Filho), ponta esquerda do time Colorado e maior artilheiro da história do clube com 485 gols em 384.
                Carlitos jogou profissionalmente apenas no Inter e é um dos maiores ídolos do clube, seus 384 jogos entre 1939 e 1951 lhe renderam muitos gols, títulos e uma marca imbatível até hoje: a de maior artilheiro do futebol gaúcho. Faleceu em 2001 aos 79 anos, vitima de insuficiência respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário