segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mercado da Bola 2014 - Dicas: Laterais

A coluna “Mercado da Bola 2014” continua e dessa vez trazemos dicas de outra posição. Depois dos goleiros, chegou à vez dos laterais. Acredito que hoje no Brasil esse seja um dos grandes problemas das equipes, ter mais do que bons laterais. Jogadores diferenciados na posição inclusive fora do Brasil e da nossa nacionalidade é difícil de encontrar. Na nossa própria seleção, temos Marcelo como lateral inquestionável e dúvidas em seu reserva e apesar da mídia dizer que Maxwell está convencendo, acredito que ele não tenha sido realmente testado contra grandes equipes para termos essa total confiança. Na lateral direita o problema é ainda maior, já que nem mesmo Daniel Alves convence a todos e até o momento não temos um reserva, que deve ser escolhido de ultima hora.
No Brasil acredito que poucos clubes têm bons laterais. O Cruzeiro pelo lado direito é um deles, Ceará vem se mostrando regular e desde que chegou é destaque. Mayke, seu reserva, é jovem e entrou muito bem no time, tem muito que aprender, mas demonstra potencial e confiança. Egídio obteve sua redenção neste Campeonato Brasileiro. Bastante questionado no começo do ano, o Cruzeiro até pensou em contratar Bruno Cortez que havia sido “encostado” no São Paulo, porém no nacional vem sendo muito importante ofensivamente e aproveitando seu bom momento.
Outros laterais que estão bem é Marcos Rocha no Atlético Mineiro e a revelação da posição neste ano Alex Telles no Grêmio. Marcos Rocha deixa a desejar defensivamente, porém ofensivamente vem sendo importante nas campanhas do Galo desde o ano passado. No caso de Alex Telles vejo como um jogador diferenciado e que tem tudo para crescer ainda mais. Jogador bastante técnico e bom defensivamente tem sido autor das principais jogadas do time gaúcho e se for bem trabalhado tem tudo para ser um lateral completo.
Vários clubes precisam buscar laterais melhores, no caso de Vasco, São Paulo, Flamengo e Corinthians isso é um pouco evidente. Outros como Fluminense pode pensar em ir atrás de apenas um, que no caso seria para a direita, pois os que possuí no elenco não convencem. Sem mais demoras seguem as dicas:

Mario Fernandes (CSKA Moscou): Iniciou a carreira como zagueiro e ainda no Grêmio começou a ser improvisado na lateral direita por falta de opção. Posição que acabou se saindo melhor do que na original e ganhou destaque para ser convocado para a seleção brasileira na disputa do Superclássico das Américas. Ainda se tratando de seleção, causou a polemica de ter negado uma convocação alegando problemas pessoais. Foi vendido ao CSKA Moscou por 10,5 milhões de euros e foi titular durante toda temporada passada, tendo bastante destaque. Na pausa europeia, realizou uma cirurgia no joelho e desde então não vem atuando pela equipe russa nesta nova temporada. Ainda em recuperação, talvez seja uma boa opção para um empréstimo no começo do ano, até mesmo visando a Copa e sendo que Felipão já disse que o observaria.

Mariano (Bordeaux): Ex-jogador do Fluminense, Mariano está com 27 anos e atuando sua terceira temporada na França. Foi eleito melhor lateral direito do Campeonato Brasileiro de 2010 e faz falta até hoje ao Tricolor Carioca, que o vendeu por apenas 3 milhões de euros. Ele é titular absoluto da posição e não seria um negócio tão fácil e barato, porém a Copa do Mundo de 2014 seria um grande trunfo argumentativo devido o jogador ter perdido sua visibilidade e a existência ainda de uma vaga para a posição.

Fábio (Manchester United): O jovem lateral que pertence ao Manchester United é pouco aproveitado e não teria dificuldades em sair por empréstimo para outro clube e inclusive já declarou interesse em atuar no futebol brasileiro. Aos 23 anos pode ser uma opção para clubes que precisem de lateral esquerdo, já que estão um pouco escassos no mercado. Apesar de atuar pela esquerda desde as categorias de base do Fluminense para não disputar posição com o irmão Rafael, ele é destro e também pode ser uma opção para jogar na direita. Não deve ser um jogador caro, já que ainda precisa provar seu valor.

Gino Peruzzi (Catania): O jovem lateral direito de 21 anos revelado pelo Velez se destacou pelo clube argentino, principalmente na Copa Libertadores do ano passado (2012) e nesta temporada acabou sendo comprado pelo clube italiano por 3,5 milhões de euros. Porém, o garoto não está sendo aproveitado no clube e pode ser uma boa opção para algum clube brasileiro que tenha condições de apostar.


                Ainda existem alguns outros laterais que possam virar opção, aqui ainda no Brasil. O lateral da Lusa, Luís Ricardo é um deles. É hoje o principal jogador da equipe, sempre se doando muito para a defesa e causando transtornos para os adversários quando sobe ao ataque. Outra opção que pode ser uma boa aposta é Victor Ferraz do Coritiba. Apesar do momento ruim da equipe, ele vem mantendo certa regularidade e sempre com bons passes para os finalizadores. Ainda existem opções para times menores, como os laterais do Criciúma Marlon e Sueliton ou do veterano Vicente que atua pelo Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário