terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quem cai?

               
               
               Todos sabem que no futebol os matemáticos costumam errar bastante e neste campeonato a cada rodada eles são obrigados a recalcular, muitas vezes se contradizendo com o que haviam dito na rodada anterior. A briga pelo rebaixamento é intensa e não adianta se apegar aos números, o futebol é imprevisível e existem variáveis que não são quantizáveis.
                O Náutico já está rebaixado e a Ponte Preta que muitos já diziam morta está mais viva do que nunca, então, ainda nos restam três vagas e a meu ver, sete times disputando-as: Criciúma, Vasco, Ponte Preta, Fluminense, Bahia, Portuguesa e até a próxima rodada o Coritiba.

Abaixo temos uma tabela com os próximos jogos e cada time:

Criciúma
Vasco
Ponte Preta
Fluminense
Bahia
Portuguesa
Coritiba
P. Preta (casa)
Coritiba (casa)
Criciúma (fora)
Flamengo (neutro)
Grêmio (fora)
São Paulo (fora)
Vasco (fora)
Náutico (fora)
Santos (casa)
Vitória (casa)
Corinthians (fora)
Atlético MG (casa)
Coritiba (casa)
Portuguesa (fora)
Atlético PR (casa)
Grêmio (fora)
Goiás (fora)
Náutico (casa)
Santos (fora)
Botafogo (fora)
Corinthians (casa)
Coritiba (fora)
Corinthians (fora)
Cruzeiro (fora)
São Paulo (casa)
Náutico (fora)
Atlético MG (casa)
Criciúma (casa)
Vitória (casa)
Cruzeiro (casa)
Grêmio (casa)
Santos (fora)
Portuguesa (casa)
Bahia (fora)
Inter (fora)
São Paulo (casa)
Náutico (casa)
Portuguesa (casa)
Atlético MG (casa)
Cruzeiro (fora)
Ponte Preta (fora)
Botafogo (casa)
Botafogo (fora)
Atlético PR (fora)
Inter (fora)
Bahia (fora)
Fluminense (casa)
Grêmio (casa)
São Paulo (fora)

                Existem diversas variáveis para serem analisadas: confrontos diretos contra os times que também estão brigando para não cair, desempenho em casa e fora de casa, confrontos contra os primeiros times da tabela, contra times que precisam mostrar resultados ou contra times que não possuem mais ambições nenhuma no campeonato, times que disputam competições paralelas e até mesmo mudanças como a recente do Vasco, a de treinador, que podem dar outra cara para a equipe.

Coritiba – Hoje o Coxa tem poucas chances de cair, porém daqui duas rodadas as coisas podem mudar devido a importância das duas próximas partidas. Olhando a tabela acima percebemos que eles irão enfrentar Vasco e Portuguesa fora de casa, dois adversários diretos na briga contra o rebaixamento e dependendo dos resultados pode ser colocado novamente em perigo. O desempenho do time fora de casa também não agrada, em 15 partidas venceu apenas 1 e empatou outras 5, tendo então 9 derrotas. Por outro lado o desempenho em casa é bastante aceitável, vencendo 9 confrontos, empatando 5 e perdendo apenas 2 vezes e na sequencia terá Corinthians e Criciúma em casa, um adversário direto e outro que precisa mostrar futebol apesar de não brigar por nada neste campeonato mais. Acredito que nas duas ultimas partidas do Coritiba, seus adversários já estarão sem pretensões no campeonato, o Botafogo que só disputa o Brasileiro, tentará garantir a vice-liderança do Brasileiro e uma vaga direta na Libertadores, já o São Paulo, não almejará mais nada neste campeonato provavelmente e se ainda estiver na Sul-Americana é capaz de entrar até com o time reserva. Resumindo, as próximas duas rodadas definirá o destino do Coxa.

Portuguesa – A Lusa tem uma tabela complicada, com três confrontos diretos e dois deles fora de casa, sendo que seu desempenho como visitante é ruim, com apenas 2 vitórias e 4 empates em 15 partidas. Sua próxima partida é contra o São Paulo, que apesar de estar distante hoje do rebaixamento e focar mais na competição continental ainda não abrirá mão total do Brasileiro, se empenhando para conquistar esses últimos pontos que o livrariam de vez da queda. Ainda terá Botafogo e Atlético Mineiro, um deles fora e ainda buscando solidificar sua vaga direta na Libertadores, o Galo está com a cabeça no Mundial e como o confronto será em meados de novembro, acredito que Cuca poupará um pouco e os jogadores não estarão mais focados no Brasileiro. Não podemos ignorar que a lusa neste returno está jogando bem, e em 12 partidas conseguiu conquistar 20 pontos, ganhando 6 e empatando 2, assim apesar de ter a ameaça da degola até o fim e com uma tabela equilibrada, acredito que a Portuguesa consiga sobreviver, contanto que vença o Coritiba no confronto da 34ª rodada.

Bahia – O Tricolor de Aço é um dos clubes que estão fora do z4 que eu vejo com grande ameaça de queda. O time não tem uma campanha ótima em casa e o desempenho fora também não agrada e os constantes empates estão fazendo o clube baiano cair aos poucos. O Bahia enfrentará nesses últimos jogos o Náutico, clube que está pensando na Série B do ano que vem já, por outro lado enfrentará um Cruzeiro (provavelmente já campeão) fora de casa. Receberá nas ultimas rodadas (36ª e 38ª) dois adversários diretos pra escapar Portuguesa e Fluminense, só que até lá, tem que fazer mais do que vem fazendo. Na próxima rodada, enfrentará o Grêmio em Porto Alegre, que estará focado na Copa do Brasil, mas depois da derrota deste final de semana para o Coxa, certamente não facilitará as coisas frente a sua torcida, independente do resultado do primeiro confronto contra o Atlético Paranaense.

Fluminense – O Flu pode acabar fazendo algo inédito no Brasileirão, ser o atual campeão e rebaixado, mas para que isso não ocorra a principal mudança tem que ser o futebol. O Tricolor Carioca tem uma das tabelas mais complicadas dos times que brigam contra o descenso, mesmo enfrentando o Náutico e em casa, pois acredito que este seja o único jogo que possa se dizer que o Flu tenha condições de ganhar 3 pontos hoje. O retrospecto recente do Flu não é bom e isso se aliando aos próximos adversários tornam as coisas ainda mais complicadas, está a 7 jogos sem vencer e destes foram 3 empates e 4 derrotas, em outras palavras, nos últimos 21 pontos disputados o Fluminense ganhou míseros 3 e na próxima rodada enfrentará o rival Flamengo que mesmo focado na Copa do Brasil não deve facilitar em nada. Antes de enfrentar o Náutico o Fluminense ainda enfrentará o Corinthians fora, precisando a cada rodada dar uma resposta positiva para a torcida e com uma defesa forte, e nesta situação atual, o Flu não pode se contentar com um empate.

Ponte Preta – Não é atoa que a Ponte está onde está e seu desempenho não agrada nem em casa e nem fora. Quase metade das derrotas que sofreu no Campeonato foram em casa, tendo apenas 6 vitórias e 3 empates em seu próprio domínio. A próxima rodada será crucial para a Ponte Preta, pois enfrentará o Criciúma fora de casa, adversário direto para fugir do z4. A Ponte terá que fazer o que ainda não fez neste Campeonato, vencer um adversário direto fora de casa (venceu apenas o Náutico, mas nenhum dos que disputam hoje com ela). O problema é que a Ponte nos últimos jogos está uma caixinha de surpresas, venceu Botafogo fora de casa, mas perdeu para o rebaixado Náutico em casa. No segundo turno é a 9ª colocada, se destacando bastante dos outros times que brigam com ela para cair. Porém a Ponte certamente terá a tabela mais difícil entre todos. Enfrentará Goiás e Vitória, dois times em ascensão e que ainda sonham com a vaga na Libertadores. O Vitória pelo Campeonato Brasileiro, vai lutar até o fim pelos 3 pontos, já o Goiás também tem a chance de ir pela Copa do Brasil, mas como o confronto será no serra Dourada, mesmo com os reservas a Ponte Preta terá um adversário duríssimo. Ainda restam Cruzeiro e Grêmio, dois adversários fortes e o Inter na ultima rodada, querendo terminar o Brasileiro honrosamente com uma vitória pelo menos.

Vasco – O time grande mais ameaçado e em um buraco difícil de sair. O grande problema do Vasco se resume ao número 1, os goleiros. O time perdeu muitos pontos com falhas de seus goleiros, e não importa qual dos 3 jogue, nenhum conseguirá de fato defender bem. O Vasco no segundo turno tem a terceira pior campanha, com apenas 9 pontos ganhos em 36 disputados, não vencendo a 4 jogos e perdendo jogos importantes como Criciúma e Ponte Preta. O Vasco terá o Náutico na penúltima rodada e do jeito que as coisas estão talvez seja tarde demais, antes enfrentará o líder Cruzeiro e Corinthians e Grêmio fora de casa, duas defesas fortes e com o clube carioca precisando da vitória. O Vasco terá dois jogos em casa, e precisará vencer a qualquer custo, principalmente o Coritiba. Uma variável imprevisível é a mudança de técnico que pode dar um animo a mais ao Cruz-Maltino e fazer o time conseguir feitos que ainda não conseguiu no campeonato.

Criciúma – O Tigre tem na sua tabela 2 confrontos diretos e o Náutico para tentar sair da zona do rebaixamento, porém, dois deles será fora de casa. Fora de casa inclusive o Criciúma tem uma péssima campanha, vencendo apenas 3 jogos, porém estes 3 jogos foram surpreendente, vencendo Vitória, São Paulo e Grêmio, mesmo sendo considerado derrotado antes de o jogo começar. O ultimo jogo contra o Cruzeiro também poderia fazer o resultado ser diferente, já que havia conseguido uma virada fenomenal. Os próximos três confrontos decidirão o futuro do Criciúma, enfrentando Ponte em casa e o Náutico rebaixado fora e um Atlético Paranaense inconstante neste segundo turno e com possibilidade de estar brigando pelo título inédito da copa do Brasil.


                Nessas ultimas sete rodadas que ainda restam muita coisa pode acontecer e o desespero de muitos e relaxamento de outros podem nos trazer resultados inesperados. Sinceramente acho difícil mudar o atual z4 e se acontecer essa mudança, creio que o Vasco terá uma chance de sair (devido à mudança de técnico) e o Fluminense tomar o seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário