quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mercado da Bola 2014 - Dicas: Atacantes

Estamos chegando ao fim da edição do “Mercado da Bola 2014” e após falar de goleiros, zagueiros, laterais, volantes e meias, só nos resta falar de atacantes. Aqueles times que sofreram com falta de gols esse ano sem um matador ou aqueles que sofreram com falta de alguém veloz e driblador que busca abrir a defesa adversária principalmente pelos lados do campo.

Nilmar (Al Rayyan): O atacante brasileiro que teve o inicio da carreira no Internacional de Porto Alegre e jogou muito bem também no Corinthians. É uma boa opção para quem precisa de um atacante versátil. Nilmar é veloz e pode dar qualidade a times que precisam de jogadores para abrir as defesas adversarias. O atleta também sabe jogar dentro da área como um centroavante, sempre se posicionando bem e tendo uma boa finalização. O grande problema atualmente em trazê-lo de volta é a alta pedida salarial. Hoje joga no futebol árabe e está em sua segunda temporada, porém seu futebol não está mais se destacando como na anterior e marcou apenas 2 gols em 10 jogos.

Vágner Love (Shandong Luneng): Aos 29 anos, Love pode ser uma boa aposta para quem precisa de um fazedor de gols na frente e que não seja tão fixo em campo. Teve boas atuações na sua primeira passagem pelo Palmeiras e também atuando pelo Flamengo. Foi destaque durante anos na Rússia atuando pelo CSKA e hoje está atuando no futebol chinês. Acredito que seria um ótimo atacante para muitos clubes no Brasil, ainda podendo render muito e não creio que seria difícil trazê-lo, porém o que pode preocupar é o fator fora de campo: Love tem o costume de ser muito baladeiro.

Ederson (Atlético Paranaense): O artilheiro do Brasileiro de 2013 está mostrando grande potencial e pode vir a ser alvo de clubes grandes. O jogador de 24 anos que começou a carreira no Ceará e teve passagens também pelo ABC vem mostrando ser um grande matador, além de dar alguns passes para seus companheiros marcarem também (cinco assistências no Brasileirão). Certamente briga forte para entrar na seleção do campeonato e não deva ser um jogador caro, apesar de o Atlético dificultar sua saída.

Walter (Porto): O atacante que chamou a atenção do Brasil em suas atuações pelo Goiás e com uma grande contradição de técnica e físico promete ser bastante disputado entre alguns clubes. O “gordinho” pertence ao Porto e é bem provável que o clube português não faça questão de ficar com o mesmo. Com 13 gols e 6 assistências no Campeonato Brasileiro e 29 gols em toda a temporada pode se dar bem em muitos clubes do Brasil, porém seu físico preocupa. Aos 24 anos, a briga com a balança é intensa e isso pode vir atrapalhar seu desempenho em um clube que a cobrança é maior.

Marcelo (Atlético PR): O jovem Marcelo é outro atacante do Furacão que certamente chamou a atenção de muitos neste campeonato. Com apenas 21 anos, ele vem demonstrando um ótimo futebol e muito potencial. Um velocista especialista em puxar contra-ataques e causar grandes transtornos para os zagueiros adversários. Marcelo além de veloz também é alto e essas características incomuns em jogadores da sua posição o tornam diferenciado para mais de uma estratégia. Ele vem melhorando em suas finalizações, fazendo alguns golaços neste ano apesar deste ser o principal fundamento que lhe falta.

Nenê (Al Gharrafa): Tanto pode jogar como atacante, quanto como meia aberto pelos lados do campo. O experiente jogador de 32 anos com boa passagem recentemente pelo futebol francês é um bom negocio para clubes que precisam de jogadores com velocidade, bons passes e cruzamentos e finalização. Começando sua segunda temporada no clube do Qatar, já tentou negociar com o Santos no começo do ano, sem sucesso. Acredito que ainda estaria disposto a voltar para o Brasil, tendo em vista que os jogadores sul-americanos não costumam ficar muito tempo no mundo árabe. Aqui no Brasil teve passagem pelo Paulista, conquistando títulos como a Série C em 2001 e Copa paulista em 1999. Também jogou no Palmeiras e no próprio Santos.

Muriqui (Guangzhou): Aos 27 anos tem se tornado ídolo na China tendo grandes atuações ao lado de outros conhecidos de nós brasileiros (Conca e Elkeson). Uma grande velocista e agora fazedor de gols, sendo o principal jogador e artilheiro da Liga dos Campeões da Ásia. No Brasil foi revelado pelo Madureira e jogou em muitos clubes, como: Vasco, Avaí e Atlético Mineiro. Neste último ficou apenas seis meses conquistando um Campeonato Mineiro e marcando 11 gols em 31 jogos. Vale ressaltar que Muriqui é uma aposta de um jogador que ganhou experiência e vive um momento bom.

                Ainda existem outros jogadores no futebol estrangeiro que podem muito bem jogarem no Brasil e se destacarem. O próprio parceiro de Muriqui, Elkeson que chegou recentemente ao clube. Grafiti que está na sua terceira temporada no Al Ahli e tem 34 anos pode ser uma boa opção para centroavante dependendo do custo salarial. Saindo da Ásia e indo para Europa, encontramos Zé Eduardo que nem no banco do Genoa tem ficado. Robinho que vive em uma eterna novela se sai ou não sai do Milan. O atacante Brandão de 33 anos que está no Saint Étienne da França, Jonas de 29 anos que está em um Valencia em má fase e o brasileiro naturalizado alemão, Cacau, que não vem jogando muito no Stuttgart e tem desejo de jogar no Brasil.

                Aqui no Brasil ainda encontramos algumas outras opções também. O atacante Osvaldo que se destacou no Ceará e hoje está no São Paulo não vive um bom momento e uma mudança de ares pode ser o melhor para o jogador e para o clube, que não deve dificultar tanto sua saída. Ainda temos os destaques do Internacional que talvez não sejam aproveitados pelo clube: Gilberto que está na Portuguesa e Sasha que esta no Goiás, além do reserva da equipe que deve deixar o clube Rafael Moura. O destaque do Vitória no começo do campeonato Maxi Biancucchi e Lins destaque do Criciúma podem surgir como opções. Se deseja investir em promessas, Marlone do Vasco que vem sendo bastante assediado é a melhor no mercado, mas sem esquecer de Bruno Mendes que tem seu contrato com o Botafogo encerrado no fim do ano e ficará livre para um novo empréstimo (já que pertence ao Macaé). Na Série B, o artilheiro Bruno Rangel pode surgir como opção para clubes menores, além de Felipe Azevedo do Sport. 

2 comentários:

  1. Quando vai ter as dicas dos jogadores sulamericanos que jogariam no Brasil?

    ResponderExcluir