terça-feira, 12 de novembro de 2013

Quem vai para Libertadores?



                Mais um desafio que os matemáticos sempre acabam falhando em um Campeonato equilibrado além da vaga de quem será rebaixado é de quem vai para a Libertadores. O que até tempos atrás ninguém achava que seria possível mudar, hoje já temos uma nova briga para acompanhar até o fim do Brasileirão.
                Dos seis primeiros colocados, o único com vaga garantida na Libertadores é o Cruzeiro, virtual campeão. Ainda restam três vagas e depois desta última rodada o Vitória entrou de vez na briga e Botafogo e Grêmio correm sérios riscos de perder a vaga.

Abaixo temos a tabela dos próximos jogos de cada time:

Atlético PR
Grêmio
Botafogo
Goiás
Vitória
Criciúma (fora)
Vasco (casa)
Portuguesa (casa)
Ponte Preta (casa)
Cruzeiro (casa)
Botafogo (fora)
Flamengo (casa)
Atlético PR (casa)
Inter (casa)
Santos (casa)
Náutico (casa)
Ponte Preta (fora)
São Paulo (fora)
Atlético MG (fora)
Criciúma (fora)
Santos (fora)
Goiás (casa)
Coritiba (fora)
Grêmio (fora)
Flamengo (casa)
Vasco (casa)
Portuguesa (fora)
Criciúma (casa)
Santos (casa)
Atlético MG (fora)

                Existem diversas variáveis: confrontos diretos de times que brigam pela vaga na Libertadores, confrontos com os clubes que estão desesperadamente tentado sair da degola, desempenho dentro e fora de casa e confronto com clubes que estão disputando outras competições paralelamente.

Atlético PR: O mais próximo de garantir a vaga na Libertadores, com 58 pontos está a cinco pontos do Goiás (primeiro fora do g4) e pelo futebol que vem apresentando dificilmente perderá essa vaga. O clube disputa paralelamente a Copa do Brasil, mas isso não tem interferindo tanto nos resultados. Os próximos dois confrontos podem ser bastante perigosos e talvez tirarem essa tranquilidade do Furacão dependendo do resultado de seus adversários. Irá enfrentar o ameaçado Criciúma que lutará com todas as forças contra a degola fora de casa e depois encarará o Botafogo também fora. Como visitante o confronto do Atlético não é tão animador, venceu apenas 5 em 16 partidas, e perdeu todas contra os clubes que brigam com ele pelo G4 fora de casa, portanto, essa partida contra o Botafogo no RJ pode ser bastante perigosa. Contanto que tenha foco no Brasileiro, eu não creio que Náutico, Santos e Vasco sejam grandes adversários, principalmente se não vencer o Flamengo na final da Copa do Brasil.

Grêmio: A vaga do Imortal está em seus próprios pés e talvez esse seja o maior adversário que o clube enfrentará nessas ultimas rodadas do Brasileirão. As próximas três rodadas precisará vencer. Terá um Flamengo, provavelmente misto com foco na Copa do Brasil e uma Ponte Preta praticamente sem esperanças de sair da degola. O Vasco ainda respira e após sair do Z4 ganhou um folego, porém, o time é limitado e com um desempenho sofrível fora de casa. Recebe o Goiás em casa, no jogo que provavelmente selará sua vaga na competição. O problema do Grêmio é o atual momento do time e isso pode atrapalhar o desempenho em campo, como já vem atrapalhando. O time não vence a sete jogos (contando com os jogos da Copa do Brasil) e marcou apenas dois gols nesse período, tornando a si próprio seu maior oponente.

Botafogo: O Botafogo é o ultimo no G4 e tem vivido um momento conturbado. Nos últimos cinco jogos perdeu três vezes e ganhou apenas uma, sendo dois contra Goiás e Vitória, concorrentes direto pela vaga. Outro fator que pode mexer muito com o emocional de time é a sina de sempre decepcionar na hora H, e isso já vem mexendo inclusive com o animo da torcida. Terá três jogos em casa e dois fora, porém um deles será contra o São Paulo que já cogita entrar no Brasileiro com time misto devido o foco passar a ser na Sul-Americana. Os cariocas precisam melhorar o atual futebol, que preocupa e fazer seu dever de casa, contra dois clubes que brigam para não cair.

Goiás: Com foco total no Brasileiro, acho que o Goiás é o que melhor vinha se apresentando entre os concorrentes para conseguir a vaga. Vinha de 6 vitórias seguidas e “tropeçou” apenas contra o Flamengo no Rio de Janeiro e com um homem a menos. O clube ainda espera o retorno do jogador Walter. Os Esmeraldinos terão dois jogos em casa na sequencia e deve conseguir a vitória contra Ponte Preta e Internacional que não estão apresentando um bom futebol. Enfrentará o Atlético fora de casa, mas com o pensamento já no Mundial. O jogo contra o Grêmio fora, será o único desafio de fato para o Goiás, mas por ser confronto direto, um resultado positivo encaminhará sem dúvidas a vaga.

Vitória: O clube baiano também não tem uma tabela complicada. Enfrentará um Cruzeiro em casa, que já comemorou até o título (que ainda não foi conquistado matematicamente) e um Santos que já não tem nenhum objetivo no Campeonato. O jogo mais complicado deve ser o Criciúma fora, que briga desesperadamente para fugir do rebaixamento e conta com o retrospecto ruim do clube baiano fora de casa, tendo 9 derrotas em 17 jogos. Ainda enfrentará o Flamengo que jogará de acordo com o resultado da Copa do Brasil e sem mais nenhum interesse no Brasileiro. O ultimo jogo ainda irá até Belo Horizonte enfrentará o Atlético Mineiro que provavelmente deverá ter time reserva e de garotos.


                Não podemos nos esquecer de que tudo pode mudar de acordo com os vencedores das competições que estão acontecendo paralelamente ao Brasileiro. Em caso de vitória do Atlético Paranaense na Copa do Brasil, o G4 viraria um G5, porém, ainda temos Ponte Preta e São Paulo vivos na Sul-Americana, podendo fazer o G4 se transformar em G3 e o quarto colocado perder a vaga na competição ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário