quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Raio-X: Tite x Abel Braga

O último Raio-X do ano fechará com chave de ouro, colocando frente a frente dois técnicos que vivem um bom momento na carreira e que são vencedores. O carioca Abel Braga que recentemente treinou o Fluminense e acertou seu retorno ao Internacional e o gaúcho Tite, que deixou o Corinthians após o fim do Campeonato Brasileiro e por enquanto está sem clube.
                Abel Carlos da Silva Braga nasceu no dia 1 de setembro de 1952 no Rio de Janeiro e começou a sua carreira como jogador, antes de virar treinador. Foi zagueiro e teve inicio nas categorias de base do Fluminense, passando por clubes como Figueirense, Vasco, Cruzeiro e Botafogo, além de jogar no exterior pelo PSG. Como treinador começou sua carreira em 1985 no Goytacaz, clube em que se aposentou como jogador. Teve diversas passagens por diversos clubes, incluindo alguns Portugueses, ganhando seu primeiro título em 1987 com o Santa Cruz. Depois deste, só foi vencer novamente quase 10 anos depois em uma sequencia de estaduais com o Atlético Paranaense e Coritiba, em 1998 e 1999 respectivamente.
                Título expressivo e o deslanche para sua carreira como treinador veio apenas em 2006 com o Internacional, quando venceu os dois maiores títulos de sua carreira: Libertadores e o Mundial de Clubes. Ficou no Internacional até 2008 após vencer o Campeonato Gaúcho e indo treinar o Al-Jazira nos Emirados Árabes, sendo substituído exatamente por Tite. Em seu retorno ao Brasil, Abel treinou o Fluminense e conquistou um título que tanto ansiava, o de Campeão Brasileiro.
                Também é conhecido pelo seu temperamento explosivo e não medir as palavras, entrando em atrito muitas vezes com jogadores e dirigentes. No Internacional, em 2006, foi suspenso por 30 dias por ofender o árbitro Vágner Tardelli e depois duas vezes julgados por comparecer no vestiário do time durante cumprimento da pena. Recentemente treinando o Fluminense foi flagrado respondendo a torcida após a queda na Libertadores com gestos obscenos.
                Adeno Leonardo Bachi, ou apenas Tite, nasceu em Caxias do Sul no dia 25 de maio de 1961 e assim como Abel, além de treinador já foi jogador, só que na posição de volante. Iniciou sua carreira no clube de sua cidade, o Caxias, passando também pelo Esportivo, Portuguesa e tendo seu grande auge no Guarani, que seria vice-campeão Brasileiro de 89 e da conturbada Copa União de 87, além do Paulista de 89. Teve que encerrar sua carreira prematuramente aos 28 anos devido a sucessivas lesões em seu joelho.
                Como treinador começou sua carreira no Guarany-RS em 1990, passando por vários clubes no Rio Grande do Sul e ganhando destaque nacional no Grêmio em 2001, quando se consagrou campeão do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil daquele ano. Depois do Grêmio o treinador chegou a comandar o São Caetano, Corinthians, Atlético Mineiro, Palmeiras e indo para o Al- Ain dos Emirados Árabes sem conseguir conquistar nenhum título.
                Foi o seu retorno ao Internacional substituindo exatamente o técnico Abel Braga que alavancou sua carreira novamente, vencendo a Copa Sul-Americana de 2008, a Suruga de 2009 e o Campeonato Gaúcho de 2009. Voltou aos Emirados Árabes e em menos de 1 ano retornou ao Brasil para substituir Mano Menezes no Corinthians, onde entrou para a galeria de melhores técnicos do clube, isso se não for o melhor, conquistando a tão sonhada Libertadores de 2012 e o Mundial de Clubes do mesmo ano, além de antes ter ganho o Brasileiro de 2011. Antes de deixar o Corinthians neste ano, ainda conquistou um Campeonato Paulista de 2013 e a Recopa de 2013.
                Comparando os dois técnicos em questões de títulos, ambos são bastante parecidos. Os dois são técnicos da “Nova Geração”, se consagrando apenas recentemente no futebol Brasileiro. Abel até mesmo por começar antes, se destacou antes, conquistando mais títulos por onde passou, nem que seja apenas estadual. Por outro lado, Tite, pode ser considerado hoje um técnico campeão de tudo, afinal, conquistou todos os títulos que um clube hoje pode conquistar (Estadual, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana, Libertadores, Recopa, Suruga e Mundial de Clubes).
                Atualmente Tite é mais valorizado, porém creio eu que agora vem a parte mais difícil, manter essa valorização e continuar conquistando como técnico. Melhor taticamente, demonstrou algo que falta um pouco para os técnicos brasileiros em relação a planejamento tático e estratégia. Apesar de conseguir isso de maneira eficiente defensivamente, precisa melhorar em jogadas ofensivas. Abel, eu vejo como um dos melhores técnicos do Brasil, destacando-se mais na parte motivacional da equipe do que necessariamente taticamente. O Fluminense foi um exemplo disso, pois apesar do titulo Brasileiro de 2012, certas atuações eram bastante questionáveis.

                Pelo momento atual, O geral FC considera Tite como um melhor treinador, mas obviamente sem deixar de destacar a qualidade de Abel Braga. Entretanto, acredito que ambos os treinadores precisarão mostrar coisas novas nessa nova etapa de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário