quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Campeonato Carioca 2014

                
O Campeonato Carioca é um torneio que a muito tempo perdeu a sua qualidade e competividade entre os clubes grandes e menores, mas é um torneio importante e sempre acaba revelando algum bom jogador para ser aproveitado pelos clubes grande do Rio de janeiro. Para a edição de 2014 ocorreram mudanças na forma de disputa, que deixou de ser dividido entre dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio) e passou a ter um único turno (somente Taça Guanabara).
                Os 16 clubes da primeira divisão disputaram jogos em turno único e em grupo único (diferente também das edições anteriores em que se disputava em dois grupos), com os quatro primeiros se classificando para a fase seguinte, onde teremos semifinais e posteriormente finais. O torneio ficou muito parecido com o antigo Campeonato Paulista. Outra particularidade desse novo sistema de disputa é que teremos dois “campeonatos” paralelos e implicitamente ocorrendo junto com a Taça Guanabara.
                O Torneio Super Clássicos contará com uma tabela “imaginaria” que terão apenas os quatro clubes grandes do Rio (Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense) e nesta tabela serão computados apenas os pontos desses quatro clubes, considerando apenas os confrontos diretos entre eles dentro da competição (não contando com as fases sequenciais de semifinais e finais). Ou seja, cada clube terá três jogos computados e no final o que ocupar a primeira colocação será o Campeão dos Super Clássicos. O segundo torneio considerará apenas os demais clubes (os doze “pequenos”) e será a Taça Rio. Assim como o torneio dos clubes grandes, contará apenas os jogos em que os pequenos jogarem entre si (desconsiderando um Bangu x Flamengo, por exemplo). Então cada clube terá onze jogos disputados e o que ocupar a melhor posição será o Campeão da taça rio de 2014.
                O atual campeão Botafogo estará este ano na Libertadores e certamente deixará para segundo plano o estadual e a maior novidade em termos de mercado foi a aposentadoria de Seedorf, que inclusive deve se tornar técnico do Milan. O clube ainda deve perder o jovem Hyuri e talvez até o atacante Rafael Marques (ironicamente quando ele finalmente desencantou). Algumas contratações foram feitas, como: Helton Leite, goleiro que estava no Criciúma, os volantes Rodrigo Souto (Figueirense) e Airton e Bolatti que estavam no Internacional, além do veterano Jorge Wagner que estava no Japão e do atacante do Olimpia, Juan Ferreyra.
                O Flamengo também vem se reforçando razoavelmente bem. O time venceu a Copa do Brasil quando ninguém dava nada e está na Libertadores, porém acho que ainda é preciso manter os pés no chão. O lateral direito Léo e o meia Everton que estavam no Atlético Paranaense são bons reforços e certamente qualificam ainda mais a equipe rubro-negra. Elano que foi emprestado pelo Grêmio é uma incógnita, afinal, não vem jogando bem, mas uma mudança de ambiente pode dar uma nova alavancada com o jogador, assim como ocorreu com o próprio Grêmio, na mudança do Santos.
                O Fluminense trouxe até o momento dois reforços, o primeiro indiscutivelmente o melhor reforço carioca até o momento, o argentino que já teve passagem pelo clube das Laranjeiras, Conca. O segundo é a “moda” atual, o atacante Walter. É um bom jogador, mas creio que chamou mais a atenção no Campeonato Brasileiro passado por causa de seu excesso de peso. Foi um pouco nítido que ele não consegue aguentar uma temporada, precisando ser poupado as vezes e caindo de rendimento no fim do ano. Para ser reserva de Fred, é um bom reforço. Ainda trouxeram Chiquinho que atuou na Ponte Preta e pertencia ao Corinthians, mas sinceramente não é esperado muito desse jogador. Ainda existem especulações, mas de concreto, além disso, nada.
                O Vasco mudará bastante depois de um ano decepcionante. Martin Silva goleiro que estava no Olimpia certamente foi a contratação mais comemorada, não por ser um grande jogador, mas por pelo menos dar uma esperança a mais a posição que foi a mais desastrosa de 2013. Do clube paraguaio ainda chegou o meio campista Eduardo Aranda. A reformulação continuou com as chegadas dos laterais: Marlon que jogou no Criciúma, André Rocha que atuou pelo Figueirense e Diego Renan do Cruzeiro. O zagueiro Rodrigo que jogou muito bem pelo Goiás na ultima temporada também chegou com a missão de arrumar o segundo pior setor do time.

                O Campeonato Carioca terá metade dos times grandes focados, sendo que Vasco e Fluminense terão que mostrar muito serviço nessa competição para garantirem um melhor segundo semestre. Entre os dois, o Vasco deve estar mais bem preparado devido às mudanças que vem fazendo. Conca sozinho não vai resolver a situação do Fluminense. A disputa melhorará caso Botafogo e Flamengo resolvam levar mais a sério a competição, apesar de ser pouco provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário