sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Campeonato Gaúcho 2014

O Campeonato Gaúcho de 2014 assim como diversos estaduais terá uma forma diferente do que está acostumado neste ano de Copa do Mundo. Ao invés de um dois turnos como de costume, teremos um turno único no qual as equipes enfrentaram todos os outros adversários. Apesar de ser um turno único, os times ainda permanecem divididos em dois grupos com oito clubes cada. As equipes primeiramente enfrentarão os adversários de seu grupo oposto e em seguida começarão os confrontos com as equipes do mesmo grupo. As quatro primeiras equipes de cada grupo se classificarão para a fase seguinte de mata-mata.
                Parece confuso e realmente é um pouco, afinal teremos um turno único, mas ainda sim dois grupos. Os clubes que avançarem as fases eliminatórias disputarão uma partida única, sendo o mandante aquele que tiver a melhor campanha. Somente na final, teremos duas partidas, sendo a última delas no mando de campo da equipe com melhor campanha.
                O Campeonato Gaúcho vem perdendo um pouco do atrativo e até o torcedor mais fanático e conservador precisa admitir isso. Inclusive, essa situação é refletida e muito na media de público do campeonato. Em um levantamento feito pela Pluri, no ano passado tiveram apenas 2.219 pagantes em média, ficando apenas em 10º colocado se compararmos com outros estaduais (atrás inclusive de paranaense e catarinense, sendo o pior da região sul).
                Para tirar ainda mais a graça da competição, o Grêmio jogará com um time B, formado apenas com jogadores da base ou que ainda buscam espaço na equipe principal. O time principal por sua vez estará totalmente focado na Copa Libertadores, pelo menos por enquanto. Será a chance de esses jovens mostrarem que merecem uma continuidade na equipe após o termino da competição e o começo do Brasileiro e Copa do Brasil. Da equipe do Gauchão se destacam Moisés, Matheus Biteco e Yuri Mamute, que inclusive já tiveram algumas partidas pelo profissional.
                O Internacional, assim como ano passado, estará jogando apenas o Campeonato Gaúcho neste inicio de ano e também começará apenas com um time B, enquanto a equipe principal aprimora a parte física e tática em uma pré-temporada estendida. Os destaques dessa equipe sub-23 do Inter e que certamente serão observados pelo técnico Abel Braga devem ser: Alisson e Claudio Winck.

                Um dos maiores atrativos do Gauchão de 2014 será a volta do tradicional Brasil de Pelotas a elite após quatro anos na divisão de acesso. Certamente sua torcida que não é muito grande comparada com a dos grandes do estado, mas é apaixonada estará presente em seus jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário