sábado, 25 de janeiro de 2014

História dos Clássicos: Derby do Cerrado

               
 O Maior do Centro-Oeste ou Derby Goiano ou ainda Derby do Cerrado, é o apelido dado ao confronto entre as duas principais equipes da região centro-oeste do país e com uma grande rivalidade tanto dentro do gramado quanto na arquibancada. O clássico que coloca frente a frente Goiás e Vila Nova têm mais 280 partidas e com um desequilíbrio fora do normal a favor do Goiás, porém, nada que reduza a rivalidade desses dois clubes.
                O Vila Nova apesar de ser tradicional e ter uma torcida fanática em sua região, não tem tido bons resultados e a ultima vez que disputou uma Série A de Brasileiro foi em 1985. Desde então amargou frustrações para “quase acessos”, como em 1999, ano que o clube chegou mais perto de voltar a elite do futebol, ficando em quarto lugar e perdendo a vaga para o grande rival Goiás. Ou na queda para a Série C recentemente em 2011.
                O que mais tem chamado à atenção no Derby do Cerrado são as brigas entre as torcidas organizadas de ambas as equipes (TEV – Torcida Esquadrão Vilanovense e FJG – Força Jovem Goiás). Brigas que tem transformado a cidade em um palco parecido com uma guerra de gangues muitas vezes, com mortes mesmo fora de dia de jogo.

Dados gerais:

Total de jogos: 283
Total de Gols: 725
Vitórias do Goiás: 143
Gols do Goiás: 432
Vitórias do Vila Nova: 66
Gols do Vila Nova: 293
Empates: 74
Maior Público Pagante: 64.614 (Goiás 0 x 1 Vila Nova) -10 de Junho de 1979

O Ultimo na Série A:

                O Derby do Cerrado só aconteceu em quatros oportunidades na Série A (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro e o ultimo confronto valido por esta competição ocorreu a mais de 30 anos, em 1979, sendo está também a única vitória do Vila Nova em cima do rival na competição.
                O jogo foi válido ainda pela primeira fase do Brasileiro na quinta rodada do Grupo H e foi disputado no Serra Dourada no dia 06 de outubro. Os gols foram marcados por Puruca duas vezes para o Vila Nova e Pastoril para o Goiás.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Data; 06/10/1979
Vila Nova 2 x 1 Goiás
Local: Serra Dorada.
Gols: Puruca (1, 45) e Pastoril (18).
Vila Nova: Serginho; Modesto, Zé Luís, Triel (Valdo), Cândido; Danival, Luís Dário, Paulinho, Puruca (Tulica), Zé Ronaldo, Zé Henrique. Téc: Davi dos Santos.
Goiás: Barbiroto; Gildeone, Adalberto, Gilmar, Nonoca; Pastoril, Alencar; Mílton, Maninho, Marco Antônio, Clóvis.

Copa do Centro-Oeste:

                A Copa do Centro-Oeste foi um regional criado para a região centro-Oeste do Brasil cujo vencedor disputaria a Copa dos Campeões e consequentemente vencendo-a teria uma vaga na Libertadores da América. Seguindo estás regras, houve quatro edições e em uma delas contaram com a participação de alguns clubes mineiro (edição de 1999). Nesta edição o Vila Nova foi vice-campeão para o Cruzeiro.
                Goiás e Vila Nova decidiram a competição em duas oportunidades das quatro edições e em ambas o Goiás se sagrou campeão. No total, os Esmeraldinos possuem três títulos da competição, enquanto o Tigre possuí três vice-campeonatos. Vale destacar a Copa do Centro-Oeste de 2000, que foi a primeira a ser decidida com um clássico entre os dois clubes e o Goiás sobrou nas duas partidas, vencendo a primeira por 3 a 1 e a segunda por 5 a 1. 

2 comentários:

  1. pra ser mais clássico tinha q ser espírito santo x goiás

    vila velha-es x vila nova :P


    piadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaça

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Muito bom!!! hahahahah, e que venham os famosos "moxés" ou "bambis do cerrado" hehehe, VAI, VILA!

    ResponderExcluir