quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Rogai por nós torcedores!

Quem rogará por nós torcedores? Venho reparando a um bom tempo nesse movimento do Bom Senso FC que os jogadores vêm organizando e muitas de suas reivindicações. Alguns clubes inclusive se aproveitaram da iniciativa e propuseram algumas ideias, que obviamente lhes dariam mais regalias, como as de mais uma vez terem as dividas renegociadas. No meio de tudo isso vejo que ninguém de fato briga por direitos aos torcedores, que são muitas vezes citados naquele lema de um futebol melhor para todos.
                Concordo que os jogadores quererem um calendário melhor é válido, afinal aqui no Brasil todos somos lesados por essas datas congestionadas, tendo ano passado inclusive clubes jogando quatro jogos em uma semana. Isso atrapalha na preparação de pré-temporada, nas datas FIFAs que com jogadores convocados os clubes acabam desfalcando-os e até em termos de lesões e rendimento em campo devido aos diversos jogos em sequência, lembrando que o Brasil não é pequeno, como uma Inglaterra, França ou Espanha e a dificuldade de locomoção é muito maior.
                Só que onde está a luta que envolve os direitos dos torcedores? Para inicio e urgentemente necessário, é uma repensada nos valores extremamentes abusivos dos ingressos no Brasil. Os preços dos campeonatos estaduais custam na média R$ 40 à arquibancada simples e inteira, e em se tratando do nível apresentado pelos clubes é algo surreal. Audax Osasco e Portuguesa, jogo realizado neste domingo que se passou é um exemplo, com ingressos custando nessa faixa de valores e em um confronto nos quais um clube que não tem torcedores (caso do Audax Osasco que em sua maioria são torcedores de outros clubes que apoiam o time da cidade) contra outro clube com uma torcida relativamente pequena era esperado que o público fosse minúsculo, e foi!
                Isso foi um exemplo no Campeonato Paulista, que tem um futebol mais competitivo e sempre aparecem clubes surpreendendo e em divisões inferiores do Brasileirão, mas imagina como é ver jogos do Campeonato Gaúcho, Goiano ou Catarinense com ingressos com valores semelhantes? Nós falamos dos preços da Copa do Mundo, que não será uma Copa para os Brasileiros e etc, mas esquecemos de que o nosso futebol vem sendo elitizado, pelo menos nos valores cobrados já que dentro de campo continua “pobre” e continuamos achando na maioria das vezes normal. Essa questão foi levantada pelo Filipe Maciel em um grupo de Facebook e achei interessante em compartilhar.
Quer um exemplo mais absurdo? O clássico Fla-Flu que será realizado no próximo sábado no Maracanã tem como ingresso mais barato o valor de R$ 100. Está certo que é um clássico, mas cobrar esse valor em um jogo que é válido por um campeonato estadual? Que os clubes se enfrentam todo ano e simplesmente não tem nada “a mais”, como uma disputa de título ou até mesmo de mata-mata? É difícil de acreditar que terá gente com coragem de pagar este valor.

O torcedor é a peça fundamental para o futebol, afinal, diretamente ou não, é ele que sustenta essa máquina de fazer dinheiro que a muito tempo vem deixado o esporte de lado e virando mais um negócio. Está na hora do Bom Senso também chegar para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário