sexta-feira, 11 de abril de 2014

Copa do Mundo 2014 - Alemanha x Portugal



População: 81,7 milhões.
Área: 357 051 km².
Moeda: Euro.
Capital: Berlim.
Idiomas: Alemão.

                A Alemanha está localizada na Europa Central, próximo a Dinamarca, República Tcheca, Suíça, Áustria e Polônia, sendo o maior país em população na União Europeia e o terceiro maior de migrantes internacionais de todo mundo.
                O país tem uma grande importância histórica em diversas civilizações. É um dos locais da cultura Nórdica ou também conhecida como Germânica e também uma importante ocupação territorial do Império Romano. A Alemanha sempre foi um país dividido, sendo unificada definitivamente apenas na Guerra Franco-prussiana, quando envolveu o Reino da Prússia, o Império Frances, a Confederação da Alemanha do Norte e os estados do Baden, Wurttemberg e Baviera.
                Os conflitos da Primeira e Segunda Guerra Mundial também envolverem a Alemanha e houve mais uma divisão, separando-a em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental até 1990 quando foi novamente unificada.

FUTEBOL:

                A Seleção Alemã é uma das grandes potencias do mundo, vencendo três Copas do Mundo (1954, 1974 e 1990), sendo outras quatro vezes vice-campeã (1966, 1982, 1986 e 2002). Também é tricampeã da Eurocopa (1972, 1980 e 1996), segundo torneio mais importante para as seleções europeias e outros três vice-campeonatos da mesma (1976, 1992 e 2008). Em termos de títulos, ao lado da seleção Brasileira e da Italiana é uma das mais vitoriosas da história.
                Não é só de títulos que vive a seleção alemã, também é um país que está sempre revelando grandes craques como: Franz Beckenbauer, tido como um dos cinco maiores jogadores de toda a história; Gerd Muller o segundo maior artilheiros em Copas do Mundo juntamente com outro alemão, Miroslav Klose e o maior artilheiro da seleção alemã; Lothar Matthaus, um gênio do futebol e o primeiro ganhador do prêmio de Melhor do Mundo da FIFA (que viraria Bola de Ouro da FIFA posteriormente).

PRINCIPAL JOGADOR:

                A Alemanha atual é um verdadeiro esquadrão de craques e certamente apontar apenas um jogador como “principal” não foi uma tarefa fácil, mas devido ao momento o escolhido foi Manuel Neuer do Bayern de Munique, que é tido hoje como o Melhor Goleiro do Mundo. O goleiro começou nas categorias de base do Schalke 04, passando mais de 10 anos antes de assinar seu primeiro contrato profissional. No time principal, Nauer ficou cinco anos atuando em um grande nível e chamando atenção do Gigante da Baviera, Bayern.
                No Bayern desde 2011, Neuer em sua primeira temporada superou o recorde que pertencia a Oliver Kahn, ficando 1018 minutos sem sofrer gols na Bundesliga. É um jogador extremamente vitorioso, ganhando títulos por onde passou e prêmios individuais. É um goleiro completo, tanto em saídas de bola aérea, quanto defendendo de baixo dos três paus, além de ser um bom pegador de pênaltis.



População: 10,5 milhões.
Área: 92 090 km².
Moeda: Euro.
Capital: Lisboa.
Idiomas: Português.

                Portugal fica localizado na zona ocidental da península ibérica, limitando-se pela Espanha ao norte e leste e o Oceano Atlântico ao sul e oeste. O território dentro das fronteiras atuais da República Portuguesa tem sido continuamente povoado desde os tempos pré-históricos: ocupado por celtas, como os galaicos e os lusitanos, foi integrado na República Romana e mais tarde colonizado por povos germânicos, como os suevos e os visigodos. No século VIII as terras foram conquistadas pelos mouros. Durante a Reconquista cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Com o estabelecimento do Reino de Portugal em 1139, cuja independência foi reconhecida em 1143.
                Portugal é um país desenvolvido, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado como muito elevado. O país foi classificado na 19.ª posição em qualidade de vida e tem um dos melhores sistemas de saúde do planeta e é também uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo.

FUTEBOL:

                A Seleção de Portugal fez a sua estreia no futebol no dia 18 de novembro de 1921, em um amistoso contra a Espanha, sendo derrotada pelo placar de 2 a 1. Sua estreia em Copas do Mundo foi em 1966, ano também em que obteve a sua melhor campanha na história, ficando em 3º lugar. Neste ano, brilhou a estrela do craque Eusébio, tido como o maior jogador de futebol do país, sendo artilheiro da competição. Portugal estava no grupo do Brasil e inclusive venceu a nossa seleção, nos eliminando da competição. Caiu nas semifinais para os anfitriões e futuros campeões, a Inglaterra.
                Desde ano em diante, a seleção portuguesa passou por diversas dificuldades, voltando a se classificar para uma Copa do Mundo apenas em 1986. Foram mais três Copas ausentes, até que retornaram em 2002 e o futebol do país começou a crescer, se classificando para todas as seguintes. Em Eurocopas a história não se difere muito, já que sua primeira participação foi apenas na edição de 1984, chegando as semifinais. Sua melhor qualificação na competição foi um frustrante vice-campeonato, perdido dentro do próprio país para a modesta Grécia, em 2004.

PRINCIPAL JOGADOR:


                Cristiano Ronaldo é obviamente o principal jogador do país e não há o que dizer de novidade para aqueles que acompanham futebol. Aos 29 anos, o camisa 7 do Real Madrid foi eleito o Melhor do Mundo em 2013 pela segunda vez em sua carreira. Ambidestro, atuando tanto como meia quanto atacante, é um jogador de extrema técnica, habilidade e força, nas arrancadas, chutes e impulsões que desafiam a lei da gravidade. É o maior artilheiro da história da Seleção Portuguesa e se espera muito dele nesta Copa, principalmente por causa da última, em que preferiu o “marketing” pessoal a jogar bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário