quinta-feira, 3 de abril de 2014

Copa do Mundo 2014 - Rússia x Coréia do Sul



População: 142,9 milhões.
Área: 17 124 442 km².
Moeda: Rublo.
Capital: Moscou.
Idiomas: Russo.

                A Rússia é o maior país do mundo em território, ocupando mais de 1/9 de área terrestre de todo o mundo. Também é o nono país mais populoso do mundo e ocupa dois continentes, o Europeu e o Asiático. É uma das maiores potências do mundo em PIB e PPC , sendo um dos cinco estados reconhecidos com armas nucleares do mundo e o país com o maior arsenal de armas de destruição em massa existentes.
A história russa inicia-se com os eslavos do leste, que surgiram como um grupo reconhecido na Europa entre os séculos III e VIII. Fundada e dirigida por uma classe nobre de guerreiros vikings e pelos seus descendentes, o primeiro Estado eslavo, a Rússia Kievana, surgiu no século IX e adotou o cristianismo ortodoxo do Império Bizantino em 988, dando início à síntese das culturas bizantina e eslava que definiriam a cultura russa. A Rússia Kievana finalmente se desintegrou e suas terras foram divididas em vários pequenos Estados feudais. O Estado sucessor de Kiev foi a Moscóvia, que serviu como a principal força no processo de reunificação da Rússia e na luta de independência contra a Horda de Ouro. A Moscóvia gradualmente reunificou os principados russos e passou a dominar o legado cultural e político da Rússia Kievana. Por volta do século XVIII, o país teve grande expansão através da conquista, anexação e exploração de territórios, tornando-se o Império Russo, que foi o terceiro maior império da história, se estendendo da Polônia, na Europa, até o Alasca, na América do Norte.

FUTEBOL:

                A história no futebol da Rússia, propriamente, sem os demais países que formavam a União Soviética é recente, tendo a sua primeira participação em Copas do Mundo apenas na de 1994 (ironicamente nos Estados Unidos, seu grande rival nos tempos de Guerra Fria). A Copa de 2014 será então a terceira participação da Rússia tendo além de 1994 jogado em 2002. Sabe-se também que ela já estará automaticamente classificada para a Copa de 2018, tendo em vista que será em seu território.
                Na época de União Soviética, a Rússia contribuía com muitos bons jogadores. Um de seus maiores destaques foi Lev Yashin, o goleiro bastante conhecido aqui no Brasil como Aranha Negra. Yashin nasceu em Moscou e atuou no Dínamo por toda sua carreira e foi convocado para quatro Copas do Mundo (1958, 1962, 1966 e 1970). Em 1966 foi um dos destaques da campanha que levou sua seleção ao quarto lugar, a melhor colocação da história. Já em 1970, apesar de convocado, foi apenas suplente, já que estava com quase 40 anos.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Igor Akinfeev não é um Yashin, mas pode ser considerado um dos principais jogadores desse time russo que busca a ter as mesmas glórias que a antiga União Soviética. O jogador de 27 anos atua no CSKA Moscou desde a sua infância e é titular da equipe há 10 anos. Os comparativos com o antigo goleiro é normal, possui 6 Lev Yashin Prize (prêmio de melhor goleiro russo). Em 2008 também foi eleito como o Melhor Goleiro Jovem da Europa.






População: 48,6 milhões.
Área: 97 720 km².
Moeda: Won.
Capital: Seul.
Idiomas: Coreano.

É um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. Sua única fronteira terrestre é com a Coreia do Norte, com a qual formou apenas um país até 1945. Faz fronteira a leste com o Mar do Japão, a sul com o Estreito da Coreia, que o separa do Japão, e a oeste com o Mar Amarelo. Seu território compreende a metade sul da península coreana, englobando cerca de três mil ilhas que a rodeiam, dentre as quais se destacam Jeju, Ulleungdo e os Rochedos de Liancourt. Aproximadamente metade de sua população vive na capital, Seul, ou em sua área metropolitana, que é uma das maiores do mundo (algumas fontes indicam que é a segunda, atrás apenas da área metropolitana de Tóquio, no Japão).
A Coréia é tida como uma das civilizações mais antigas e ao longo de sua história sofreu com inúmeros conflitos, incluindo invasões chinesas e japonesas. A Guerra da Coreia, é a mais recente página manchada por conflitos bélicos que separou a península em duas metades, a Coréia do Sul sendo capitalista e apoiada pelos Estados Unidos e a Coréia do Norte, comunista e apoiada pela antiga União Soviética. Apesar de ser oficialmente uma democracia, isso só se tornou de fato em 1987, quando foram feitas as primeiras eleições diretas e justas.

FUTEBOL:

                A Seleção Sul-Coreana de futebol é a equipe asiática que mais longe já chegou em uma Copa do Mundo. Participou de oito Copas e está no Brasil será a sua nona, tendo como a melhor campanha em 2002, aonde jogou em seu próprio país e no Japão, chegando à quarta colocação. Foi no ano de sua melhor campanha em Copas do Mundo, que a Coréia do Sul era comandada pelo técnico holandês Guus Hiddink e contou com a estrela em ascensão do futebol asiático, Park Ji-Sung que se destacava no PSV da Holanda, eliminando grandes seleções como a Itália e a Espanha.
Também possui duas Copas da Ásia, vencendo as duas primeiras edições em 1956 e 1960, de lá para cá, sempre fez boas campanhas, mas o máximo que conseguiu foram três vices em 1972, 1980 e 1988. Em 2012 conseguiu o inédito bronze Olímpico.

PRINCIPAL JOGADOR:


                Son Heung-min é a nova promessa para o futebol sul-coreano. O atacante tem apenas 21 anos e já vem ganhando espaço em um bom time da Europa, o Bayer Leverkusen. O jovem vem demonstrando bastante potencial, sendo um jogador versátil que chuta com as duas pernas, podendo jogar pelos dois lados do campo, além de não deixar a desejar em suas finalizações. É o vice artilheiro do time na temporada e peça chave no esquema do clube alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário