quarta-feira, 16 de abril de 2014

História dos Clássicos: Clássico dos Clássicos

               

               O Clássico dos Clássicos é o apelido dado ao confronto que coloca frente a frente Clube Náutico Capibaribe e Sport Club do Recife, sendo o terceiro clássico mais antigo do país, atrás apenas do Clássico Vovô (Rio de Janeiro) e do Grenal (Porto Alegre). Também é o confronto com mais números de jogos em Pernambuco.
                A rivalidade entre os dois clubes vem desde as suas origens, uma vez que o Sport foi fundado por Guilherme de Aquino após dirigentes do Náutico recusarem sua oferta de introduzirem o futebol no clube. Realizado pela primeira vez em 1909, com vitória do Náutico, o confronto era conhecido inicialmente como "Fla-Flu pernambucano", e recebeu o nome atual num anúncio do Jornal Pequeno de 18 de agosto de 1945.

Dados Gerais:

Vitórias do Sport: 206.
Vitórias do Náutico: 184.
Empates: 154.
Gols do Sport: 713.
Gols do Náutico: 668.
Total de Jogos: 544.
Total de gols: 1381.
Maior público pagante: 80 203 (Náutico 0 x 2 Sport) – 1998.
Maior artilheiro do clássico: Fernando Carvalheira (Náutico) – 26 gols.

As Origens:

Em 1905, o estudante pernambucano Guilherme de Aquino, em viagem à Inglaterra, se encantou com o futebol e, na volta ao Recife, trouxe equipamento necessário para a formação de duas equipes. Procurando um clube para iniciar a prática da modalidade, solicitou inicialmente ao Clube Náutico Capibaribe, fundado quatro anos antes e voltado à prática de remo, um espaço para o esporte. Com a não aceitação do Náutico, Guilherme de Aquino decidiu fundar um novo clube, o Sport Club do Recife. Quatro anos depois, com a popularização do futebol no Recife, o Náutico decidiu aderir à modalidade e fez um desafio à equipe do Sport.
O jogo ocorreu no dia 25 de julho de 1909 e foi vencido pelo Náutico pelo placar de 3 a 1. O Náutico usava um uniforme branco, com o escudo bordado, enquanto o Sport usava a sua tradicional camisa com listras horizontais vermelhas e pretas. Rolland Maunsell fez os dois primeiros gols do Náutico e Thomas completou. Chalmers descontou pelo Sport. O jogo aconteceu no antigo British Club, onde hoje fica o Museu do estado de Pernambuco.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Data: 25/07/1909
Náutico 3 x 1 Sport.
Local: British Club.
Gols: Maunsell (2), Thomas – Náutico; e Chalmers – Sport.
Náutico: H King; E Montagne Smith e H A R Avila; R Ramage, F M Ivatt e Jonh Cook; A Silva, H Grant, Anderson, R Maunsell, D Thomas e João Maia.
Sport: L Latham; N D T Oliver e W H Muller; Frank Fellows, W Pickwood e Willie Robinson; Alberto Amorim, S T Marsh, L Grifith, C Chalmers e J Amorim Jr.

Sul Americana:

                No ano passado (2013) pela Copa Sul Americana, Náutico e Sport se enfrentaram pela primeira vez em mais de 100 anos de clássico por uma competição internacional. Obviamente esse era um motivo a mais para apimentar o clássico. Os jogos ocorreram em ida e volta, pela segunda fase da competição, aonde os clubes brasileiros se enfrentavam. O primeiro jogo foi 2 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro, com gols de Felipe Azevedo e Patric.
                No jogo de volta, o Náutico que não vivia uma fase boa, conseguiu igualar o placar da primeira partida, vencendo por 2 a 0 e levando o jogo para a decisão de penalidades. Os gols foram marcados por Elicarlos e Oliveira. Nas cobranças de pênaltis brilhou a estrela do goleiro Magrão do Sport, que defendeu três penalidades e garantiu o avanço de fase da sua equipe.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Data: 28/08/2013
Náutico 2 x 0 Sport.
Local: Arena Pernambuco.
Gols: Elicarlos e Oliveira.
Náutico: Ricardo Berna; Oziel (Derley), João Filipe (William Alves), Leandro Amaro, Bruno Colaço; Elicarlos, Martinez, Diego Morales (Belusso), Tiago Real; Oliveira e Rogério.
Sport: Magrão; Patric, Gabriel Santos, Tobi, Peri; Anderson Pedra, Rithely, Lucas Lima (M Cordeiro), Camilo (Patrick Silva); Felipe Azevedo e Roger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário