quarta-feira, 9 de abril de 2014

Poderiam ser zebras...

             A Copa do Brasil possui uma regra bastante peculiar nas suas duas primeiras fases. Se o clube visitante vencer por dois ou mais gols de diferença ele elimina automaticamente o jogo de volta. Normalmente os confrontos dessa fase são definidos de acordo com o ranking e acabamos por muitas vezes tendo um time grande do cenário nacional enfrentando um time “desconhecido” ou sem muita expressão no futebol, com uma estrutura bem inferior e uma folha salarial também bem abaixo.
                Nesta Copa do Brasil, o Fluminense enfrentou o Horizonte e perdeu pelo placar de 3 a 1. Se fosse ao contrário o clube carioca teria eliminado o jogo de volta. E se essa regra valesse também para o clube mandante? O Horizonte também teria eliminado o Fluminense, algo que seria uma das principais zebras do ano certamente. O Geral FC fez uma rápida pesquisa e destacou alguns confrontos de edições anteriores da Copa do Brasil em que se esta regra também valesse para o mandante nas duas primeiras fases em que ela está em vigor, não haveria o jogo de volta e um grande seria eliminado e entrando para a galeria de “zebras” do futebol brasileiro.
OS: Foram selecionados jogos em que o clube grande conseguiu reverter o placar no jogo de volta, assim evitando a possível zebra. Jogos em que o grande foi eliminado estão descartados dessa pesquisa.

Juventude-MT 4 x 1 Fluminense

                E não foi a primeira vez em que o Fluminense teve esse tipo de problema. Em 11 de abril de 2001 o time sofreu uma derrota ainda pior em Cuiabá no Mato Grosso para o modesto Juventude da cidade de Primavera do Leste. O clube estava sem cinco dos seus titulares, mas mesmo assim a desigualdade vista não foi somente no placar. O clube mato grossense venceu com extrema facilidade. No jogo de volta o Fluminense venceu por 3 a 0 e por ter feito um gol fora avançou de fase.

São Raimundo-AM 2 x 0 São Paulo
               
                Que a Copa do Brasil não é a preferida dos são paulinos, mas em 19 de fevereiro de 2003 no Vivaldão o clube Paulista sofreu uma derrota por 2 a 0, placar mínimo suficiente para eliminar o jogo de volta caso essa regra também valesse para o mandante. Na ocasião o time contava com Ricardinho, Kaká, Luís Fabiano, Rogério Ceni, Gustavo Nery e Léo Moura. No jogo de volta o passeio foi tricolor e em especial de Luis Fabiano, que fez cinco gols na vitória por 6 a 0 em cima do clube amazonense.

Catuense-BA 4 x 2 Atlético Mineiro

                O clube hoje que conta com o craque Ronaldinho Gaúcho poderia ter sofrido uma zebra daquelas a 10 anos atrás. Em 18 de fevereiro de 2004 o Galo sofreu uma derrota pesada de 4 a 2 para o desconhecido Catuense da Bahia. No jogo de volta, o clube mineiro mostrou a sua força e venceu o jogo por 5 a 1, evitando um grande vexame.

Cianorte 3 x 0 Corinthians

                Em  9 de março de 2005 o “galáctico” time do Corinthians com a parceria MSI sofreu uma derrota que demoraria para os torcedores esquecerem caso a regra da eliminação no primeiro jogo também valesse para o mandante. O clube paranaense derrotou o Timão por 3 a 0 e com direito a um lindo gol de bicicleta do atacante Márcio. O clube contava com jogadores como: Tevez, Gil, Carlos Alberto, Roger, Fabrício e mesmo assim não pode evitar o desastre. No jogo de volta com o placar de 5 a 1, o time que mais tarde seria campeão de forma polemica do Brasileiro daquele ano avançou de fase.



Um comentário:

  1. Torcii muito pela Catuense e Cianorte, mas que pena que nao consigam manter o resultado na partida de volta.

    ResponderExcluir