terça-feira, 29 de abril de 2014

Raio-X: Del Bosque x Felipão

               

               Em abril o Raio-X especial de Copa do Mundo saí um pouco das quatro linhas de um campo e fala sobre aqueles que ficam do lado de fora, sentados no banco. O embate da vez são dois técnicos consagrados e vencedores em suas carreiras. O Primeiro é Vicente Del Bosque, espanhol e técnico da Espanha. O segundo é Felipão, brasileiro e técnico da Seleção do Brasil.
                Del Bosque nasceu em Salamanca em 23 de Dezembro de 1950, tendo hoje 63 anos. Antes de se tornar técnico, foi um bom zagueiro que atuava com a camisa do Real Madrid na década de 70 e começo da de 80, atuando mais de 300 jogos e conquistando diversos títulos com os merengues (Cinco Campeonatos Espanhóis e quatro Copas da Espanha).
Como treinador a sua carreira também começou no Real Madrid Castilla, assim como jogador, e de lá assumiu o time principal dos merengues. Como treinador sua carreira também é muito respeitável, vencendo duas Ligas dos Campeões (1999-2000/2001-2002), dois Campeonatos Espanhóis (2000-2001/2001-2002) e um Mundial Interclubes em 2002. Também foi treinador do Besiktas por uma temporada, aonde não venceu.
Em 2008 assumiu o comando da Seleção Espanhola e está a frente da mesma até os dias atuais. Nestes 6 anos, promoveu uma verdadeira revolução na equipe, adotando um esquema parecido com o do Barcelona, de posse bola, passes precisos e paciência. O esquema tático funcionou e o inédito título da Copa do Mundo foi conquistado em 2010. Além deste, venceu a Eurocopa de 2012 com um grande domínio na final.
Luís Felipe Scolari nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul em 9 de novembro de 1948, tendo hoje 65 anos e assim como Del Bosque também foi jogador e também foi zagueiro. Diferente do rival em questão, Felipão como jogador não teve uma carreira de destaque, passando por clubes pequenos apenas.
Como técnico, a carreira de Felipão é recheada de experiência e conquistas, diferente do rival, rodou muitos clubes e por muitos onde passou, deixou seu nome na história. O CSA foi sua primeira experiência como treinador onde ganhou seus primeiros títulos (dois Campeonatos Alagoanos). Dos diversos clubes que passou, destacam-se as campanhas com o Criciúma vencedor da Copa do Brasil de 1991, a do Grêmio entre 1993 e 1996 onde conquistou a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995, e a Recopa e o Brasileiro de 1996 e a do Palmeiras vencendo a Copa do Brasil de 1998 e a Libertadores de 1999.
Assumiu a seleção Brasileira em 2001 e conquistou o Penta em 2002, deixando o cargo logo em seguida. Felipão deixou saudades na seleção, que teve alguns outros nomes depois, mas que não conseguiram vencer. O técnico assumiu a Seleção Portuguesa e revolucionou o futebol no país, fazendo que a mesma voltasse a ser uma seleção forte. Talvez uma das maiores decepções de sua carreira tenha sido a Eurocopa de 2004, com a Seleção Portuguesa atuando em casa e sendo derrotada na final para a modesta Grécia. Outra grande decepção de Felipão foi o fracasso precoce no comando do Chelsea. O treinador é um dos poucos brasileiros que teria chance de treinar um clube europeu nos dias de hoje e se fosse bem sucedido poderia ter aberto as portas para os demais.
São dois excelentes treinadores e acima de tudo vencedores. Devido a experiência e rotatividade de Felipão, podemos dizer que ele conquistou mais, porém Del Bosque quebrou tabus, principalmente com a Espanha. No primeiro confronto entre os dois dentro de campo, deu Felipão, vencendo a Copa das Confederações, agora na Copa do Mundo é esperado um possível encontro novamente. Pra você quem é o melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário