segunda-feira, 28 de abril de 2014

Salto com Cravo: A Mulher no Futebol!

               
           
                O futebol sempre foi conhecido como um esporte machista e culturalmente sempre visto como uma eterna briga de homem querer ver futebol e a mulher a novela. Entretanto as coisas têm mudado e vemos um grande número de mulheres se tornando adeptas do futebol. Hoje não podemos mais dizer que o futebol é um esporte machista, pelo menos não nas arquibancadas.
                Apesar deste crescente número de torcedoras, ainda existe um pouco de preconceito por parte de outros torcedores ou da sociedade de maneira geral. Em um rápido questionamento para algumas torcedoras, pode se destacar o relato de Rayana Dias, 22 anos: “Como em outros setores sociais, no futebol a mulher ainda é muito discriminada. Um homem tirar foto com o ídolo do seu time, é normal, já a mulher que faz isso, é maria-chuteira. Sofri, sofro e tenho certeza que ainda sofrerei muito preconceito por ser mulher e gostar de futebol, e não só aos olhos do torcedor masculino, mas aos olhos da própria sociedade. Isso acontece porque convencionalmente futebol é “esporte de homem”, e para alguns a mulher entender ou saber opinar certamente sobre o assunto, chega a ser uma ofensa. Definitivamente as pessoas tem que entender que ter um ovário não faz você ser incapaz de saber regras, conhecer histórias e entender tudo que se passa numa partida de futebol.”
                Algo que pode servir para romper esse preconceito é a aceitação que ocorre em um elemento importante das torcidas no Brasil, As Torcidas Organizadas. Hoje existe um grande número de mulheres virando associadas de Torcidas e isso está funcionando como uma inclusão no esporte. O Geral FC também conversou com algumas dessas mulheres e percebemos que as coisas estão mudando. Segundo Caroline dos Santos, integrante da Gaviões Alvinegros: “Antes tinha muito machismo, cheio de regras tolas, como não ter nenhum tipo de relacionamento com homens de torcidas rivais. Agora melhorou, eles escutam a gente, conversam e aceitam a ajuda”.
                O aspecto negativo que ocorre com essas novas mulheres que ingressam no futebol é o “modismo”. Hoje o futebol é febre, muito mais do que era antes, principalmente devido a Copa do Mundo e redes sociais e muitas mulheres (homens também) acabam entrando no embalo de torcer. Conversando com algumas torcedoras que já provaram seu fanatismo de diversas maneiras, é unanime que esse modismo existe. “Muitas querem chamar atenção, na maioria das vezes não sabem nem escalar o time, mas colocam a camisa tiram uma foto quando o clube está em boa fase e se sente um grande torcedor.” – Giullya Franco, 19 anos, torcedora do Goiás.

                O fato é que as mulheres cada vez mais vêm entrando no universo do futebol e isso tem sido cada vez mais interessante em diversos aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário